segunda-feira, 12 de outubro de 2015

CARTA EUROPEIA DE TURISMO SUSTENTÁVEL DA MALCATA ATÉ FINAL DO ANO - See more at: http://www.rcb-radiocovadabeira.pt/pag/29212#sthash.sId3xntI.dpuf

Rádio Cova da Beira

Penamacor, Sabugal e Almeida preparam, em conjunto, a carta europeia de turismo sustentável da Malcata. Penamacor acolheu a terceira reunião do Fórum permanente onde foram apresentadas as principais linhas de actuação desta candidatura que terá o patrocínio do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.

O documento, que anda a ser preparado há um ano, deverá estar pronto no próximo mês de Dezembro “é um processo longo, com várias etapas, em que tentamos reunir informação, parceiros públicos e privados e que sem essa envolvência não terá sucesso. É um processo que está numa fase muito adiantada e que pretendemos que fique concluída até final deste ano para podermos apresentar candidatura, mas acredito que no futuro será um projecto muito bom de atracção turística do território desta zona raiana”, explica António Beites, presidente da câmara municipal de Penamacor.
Segundo o autarca, a carta europeia de turismo sustentável que vai dotar a zona norte do concelho de um importante instrumento de promoção turística, à semelhança do que acontece já a sul com a recente integração no geoparque da Naturtejo “o que se pretende é que se faça uma carta a três municípios envolvendo a reserva natural da Serra da Malcata que temos que vender, e isto insere-se na nossa estratégia de promoção turística”.
As linha de actuação da carta europeia de turismo sustentável da Malcata estão divididas por temáticas e apontam para a criação no território de estradas cénicas e de uma rota de miradouros, no capítulo da mobilidade, um levantamento do património histórico e cultural, identificando o seu estado de conservação e “promovendo a adequada visita turística”. A interpretação da capeia raiana ou do lince ibérico também fazem parte do capítulo dedicado ao património natural, histórico e cultural do território.
A organização de uma oferta de estabelecimentos de restauração e a criação de “Pontos de informação Malcata”, o desenvolvimento do cicloturismo, a resolução dos problemas de sinalética e a utilização e dinamização da marca Malcata são outras das linhas de acção previstas nesta carta europeia.

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: