terça-feira, 28 de julho de 2015

PENAZEITES DESAFIA OLIVICULTORES

Rádio Cova da Beira

Com uma capacidade para produzir o quíntuplo, a Penazeites lança desafio aos produtores do concelho de Penamacor para olharem para a olivicultura não como meio de subsistência mas como actividade rentável. O desafio lançado no colóquio sobre a fileira do azeite organizado pela câmara municipal no âmbito da feira de produtos loca Terras do Lince. 

“Nós estabelecemos como objectivo moer entre 4 a 5 mil toneladas de azeitona em Penamacor e temos tido essa limitação de só conseguirmos obter cerca de mil toneladas no concelho. Por isso o desafio que lançamos quer aos olivicultores quer à câmara municipal é de tentar motivar os produtores a olharem para a olivicultura não apenas como uma actividade de subsistência mas como uma actividade que pode criar valor, pode criar riqueza e pode gerar lucros”. Eduardo Leal, o administrador da Penazeites, traçou como objectivo atingir a sua capacidade máxima de produção, em 2020 “fizemos investimentos avultados no início de 2014, instalámos uma nova linha de produção de azeite, aumentamos a capacidade de armazenamento, e portanto ficamos capacitados para chegar às tais cinco mil toneladas, agora precisamos de matéria-prima e em Portugal, onde ela existe é sobretudo no Alentejo”.
Sediada em Penamacor desde 1996, a Penazeites dedicou-se em exclusivo ao azeite e azeitona de mesa, mas nos últimos dois anos decidiu aproveitar os canais de distribuição e alargar o portfólio de produtos “há dois anos lançámos os azeites aromatizados e as pastas de azeitona, este ano acrescentámos ao catálogo as pastas de tomate, cogumelos e pimentos e as azeitonas de mesa, nas azeitonas de mesa ainda não tenho dados, mas no último ano, todos os produtos que não o azeite, já representaram 20% da nossa facturação”.
Com duas marcas no mercado, a Grão Mestre e a Pérola da Beira, a Penazeites tem como desafio de futuro aumentar a sua capacidade de produção até 2020.

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: