segunda-feira, 27 de julho de 2015

OBRAS TERMINARAM A TEMPO

Rádio Cova da Beira

As obras no centro da vila de Penamacor ficaram concluídas a tempo da abertura da Feira dos produtos locais “Terras do Lince”. À excepção da segunda empreitada à volta do edifício da câmara municipal que prevê ali a colocação de uma cascata de água, tudo ficou pronto a tempo apesar do pó da obra ainda pairar no ar no dia da abertura do certame. 

“As obras, dentro do que estava previsto, estão concretizadas, as obras no largo do município começaram mais tarde, foi uma outra empreitada e vão estar concluídas no final de Setembro”, garante António Beites, o presidente da câmara municipal de Penamacor.
Este ano o certame destaca o mel como um dos produtos regionais do concelho, “porque temos o melhor mel do mundo”, lançando no certame um pote de mel amovível que vai circular dentro e fora de portas. Na feira promovia bolos, broa, borrachões e cocktails de mel que os convidados degustaram à chegada.
Ana Lourenço aproveitou a feira para lançar a marca do mel que comercializa desde há dois anos em Aldeia de João Pires “estamos a fazer o lançamento da nossa marca – Favo de mel – somos apicultores há dois anos, começamos com uma iniciativa do Proder de jovens agricultores, eu e meu marido, foi uma situação de desemprego que nos levou a esta realidade. Temos vendido o mel a pessoas amigas e este ano decidimos aproveitar a feira para fazer esse lançamento da marca”.
Com uma central meleira certificada com capacidade para receber 50 toneladas de mel, o investimento da Meimoacoop continua no entanto aquém das expectativas. A última cresta ficou-se pelas  20 toneladas, confirma o presidente Domingos Bento que tem uma justificação para a central receber apenas mel de cerca de 20% dos produtores da região controlada “o grande problema que temos é a resistência das pessoas que extraem em casa e fazem a comercialização própria a amigos e vizinhos, a dificuldade está aí, porque a produção de um ano de mel pode atingir as 100 toneladas na nossa zona controlada que é Penamacor, Belmonte, Sabugal e Guarda”.
Mas nem só de mel vive a feira de Penamacor: azeite, queijo, bolos e pão caseiro, artesanato e tasquinhas como a tasca dos fardos, em pleno miradouro, explorada pela associação de jovens da vila como explica Luís Abreu “sendo o nosso concelho um concelho envelhecido, a nossa associação pretende captar jovens à vila, criar animação e dar mais vida ao concelho”.

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: