quinta-feira, 2 de julho de 2015

LIXO GERA QUEIXAS EM PENAMACOR

Rádio Cova da Beira

Penamacor queixa-se da deficiente recolha de lixo. Na última assembleia municipal António Geraldes, presidente da junta das Aranhas, foi uma das vozes que pediu a intervenção do presidente da autarquia junto da empresa que recolhe o lixo no concelho. 

“Os contentores ficam a abarrotar durante o fim de semana e muitas vezes em dias de festa na nossa freguesia, penso que é um problema extensivo às restantes freguesias, é uma má imagem para o concelho, peço ao senhor presidente que interceda neste assunto”.
Uma queixa reiterada por Hélio Silva, da Coligação Juntos Por Penamacor “só quem não anda nas ruas de Penamacor é que não sente o cheiro nauseabundo que emana dos caixotes, sei também, por experiência própria que na zona industrial por vezes o lixo é apenas recolhido uma vez por semana, porque se o caixote não estiver cheio o camião não recolhe o lixo, penso que é preciso averiguar o que é que se passa”.
Já não é a primeira vez que os vereadores da oposição na câmara municipal fazem chegar este tipo de queixa ao presidente que garantia não ter qualquer conhecimento de queixas formais sobre o assunto. Na última reunião, Vítor Gabriel, chegou mesmo a acusar o autarca de Penamacor de ignorar o problema “recordo que há alguns meses atrás eu próprio reportei alguns problemas que estavam devidamente identificados e o senhor também nessa altura tentou evitá-los, os problemas acontecem e é preciso encontrar soluções, e neste momento o senhor neste, como em outros casos, faz de conta que não existem”.
Na última assembleia municipal, António Beites, perante as várias queixas que ouviu, deixou a garantia que iria falar com a empresa “iremos encaminhar o assunto para a empresa responsável que vai solucionar os problemas rapidamente, recordo que foi feita uma concessão por 10 meses para podermos aferir, no final do Verão, uma renovação ou um concurso público”.
A recolha de lixo no concelho de Penamacor foi concessionada pelo actual executivo a uma empresa desde Janeiro deste ano por um período de 10 meses, findo o qual será avaliada a renovação do contrato.

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: