sexta-feira, 22 de maio de 2015

Penamacor: Serra da Malcata prepara candidatura à Carta Europeia de Turismo Sustentável

Penamacor: Serra da Malcata prepara candidatura à Carta Europeia de Turismo Sustentável
O processo de candidatura do território da Serra da Malcata à Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) já foi iniciado e deve ficar concluído no final do ano, disse esta 6ª-Feira fonte ligada ao projeto.
A iniciativa que envolve as Câmaras Municipais do  Penamacor, Sabugal e Almeida, e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, está a ser liderado pela autarquia do Sabugal, presidida por António Robalo.
"Para que a Malcata seja galardoada com a CETS, as Câmaras Municipais, os seus parceiros institucionais e os agentes económicos e sociais ligados ao setor do turismo serão convidados a trabalhar em conjunto para o desenvolvimento dos seus princípios de sustentabilidade", disse o autarca do Sabugal.
Segundo António Robalo, a cidade do Sabugal acolheu este mês a primeira reunião do fórum permanente que está responsável pela dinamização do processo que visa a elaboração de "um plano de dinamização turística, de conservação, sustentabilidade e marketing" da área da Serra da Malcata.
"O objetivo é elaborar um estudo exaustivo sobre as potencialidades turísticas, o uso e a utilização dos nossos recursos de uma forma sustentável", explicou.
António Robalo referiu que foi criada uma equipa técnica de acompanhamento permanente do projeto que envolve várias entidades, desde Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, universidades e politécnicos, que estão a "identificar património, caminhos de preservação e de trabalho".
Os participantes propõem planos de ação, que serão desenvolvidos em cinco anos e que estabelecem "uma carta de compromissos" para ser cumprida entre as partes envolvidas, "tendo em vista o turismo sustentável", indicou.
"O próximo passo é a realização de reuniões técnicas nas três Câmaras [Sabugal, Penamacor e Almeida] para identificar valores e potencialidades" na área abrangida, anunciou.
Segundo António Robalo, no final do ano, os promotores do projeto tencionam entregar toda a documentação relacionada com a candidatura junto da Federação Europeia de Parques Nacionais e Naturais - EUROPARC, esperando que "em abril ou maio de 2016 a Fundação visite o território".
O galardão CETS, outorgado pela EUROPARC aos espaços protegidos ou classificados que se comprometem a desenvolver um turismo de qualidade, promotor da atividade económica, respeitoso e compatível com a conservação do meio ambiente e o bem-estar da população local deverá ser atribuído à Serra da Malcata "no final de 2016", vaticina o autarca do Sabugal.
Após a atribuição, o galardão é renovável a cada cinco anos através da apresentação de uma reavaliação, que inclui a elaboração de uma nova estratégia e do respetivo plano de ação, segundo os promotores.
A candidatura da Malcata integra o território constituído pelos municípios de Almeida, Penamacor e Sabugal, que abrange a Reserva Natural da Serra da Malcata, o Sítio de Interesse Comunitário da Malcata e a Zona de Proteção Especial Serra da Malcata (Rede Natura 2000).


Sem comentários: