quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

LINCE NUNCA ANTES DE 2016

 
 
A reintrodução do Lince na Malcata nunca será feita antes de 2016, garante o presidente da câmara de Penamacor. Durante o primeiro semestre deste ano serão criados, na área protegida da Serra da Malcata, três parques que vão acolher o projecto de introdução do coelho bravo, a base alimentar do lince, e só dois anos depois será avaliada a situação.
 
Hoje, às 12:10 por Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"
 
"O que está previsto é durante o primeiro semestre do ano começar o processo de criação de três parques no perímetro da RNSM entre Penamacor e Sabugal para a introdução do coelho bravo, Penamacor vai disponibilizar um funcionário para fazer a gestão desses parques". O projecto tem a duração de dois anos, e só em 2016 será feita uma avaliação para saber se estão reunidas as condições para reintroduzir o lince ibérico na Malcata como vai acontecer já este ano no Alentejo que vai receber os primeiros linces criados no centro de reprodução de Silves.
António Beites vai em breve convidar o Ministro do ambiente para visitar a Malcata e conjuntamente com o autarca de Sabugal alertar para as restrições que existem naquela área "o que os dois municípios pretendem é que nos autorizem a ter algum poder de influência nos territórios da Malcata, com a possibilidade da realização de algumas actividades que até agora são difíceis de executar, visando a manutenção do habitat, isso não está em causa, mas queremos potenciar o território da Reserva que neste momento não está a ser potenciado, é tentarmos em termos turísticos, abrir a reserva à comunidade".
Uma velha aspiração que é retomada pelos novos autarcas.
 

Sem comentários: