terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Comunidade da Beira Baixa quer falar “a uma só voz”



O ex-presidente da Câmara de Castelo Branco Joaquim Morão, que esta segunda-feira tomou posse como secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), apelou ao consenso na região e pediu aos autarcas para falarem a uma “só voz”.
“Agradeço a confiança que depositaram em mim. O principal objetivo neste momento é consolidar a comunidade e isso passa por todos os presidentes das câmaras municipais que integram a CIMBB. É preciso que falem a uma só voz e que os problemas desta região da Beira Baixa sejam resolvidos”, disse à agência Lusa no final da primeira assembleia intermunicipal, que decorreu em Idanha-a-Nova.
Nesta reunião foram também empossados os restantes órgãos da CIMBB.
Joaquim Morão disse ainda que, para já, a sede da CIMBB vai ficar instalada em Castelo Branco, provisoriamente, no edifício da Assembleia Distrital.
“Depois, logo se verá”, explicou.
O presidente da CIMBB, João Paulo Catarino, referiu que o nome do secretário executivo da CIMBB “deve a todos orgulhar”.
“É uma mais-valia para a comunidade. É um homem com dimensão nacional e a sua nomeação constitui um contributo inestimável para a região. Com a capacidade e os conhecimentos de Joaquim Morão temos todas as condições para sermos um exemplo a nível nacional”.
João Paulo Catarino disse ainda que as principais prioridades passam pelo turismo, “com a divulgação da região a nível nacional e internacional e depois também consolidar os serviços públicos”.
“Temos que falar a uma só voz para que, no fundo, o interlocutor junto do Estado seja um só”.
O presidente da CIMBB sublinhou ainda que o plano estratégico está a ser feito e que será fundamental para decidir as áreas onde futuramente se irá intervir.
A CIMBB está formalmente constituída e inclui os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.
 
 

Sem comentários: