quinta-feira, 6 de setembro de 2012

"Este ano vamos bater recorde de nascimentos”

 
Ilídia Cruchinho, vereadora da Acção Social de Penamacor

Correio da Manhã – Há muitos anos que Penamacor é dos concelhos com uma baixa taxa denatalidade do País. Porquê?
Ilídia Cruchinho – O principal problema do Interior é a falta de postos de trabalho. Sem emprego, os jovens vão embora e criam a sua família onde encontram melhores oportunidades. Mas, em Penamacor, estamos optimistas porque nos últimos tempos conseguimos atrair investimentos para o concelho que vão criar emprego. Nos próximos meses vão instalar-se na região algumas empresas e serviços que vão criar postos de trabalho. É um sinal positivo.
– Ao contrário de outros municípios, Penamacor não atribui subsídios de nascimento. Qual é aestratégia para fixar jovens efomentar a natalidade?
– A autarquia não atribui subsídio porque optou por uma política que passa por um apoio continuado às famílias, sobretudo ao longo do percurso educativo da criança. Por exemplo, a câmara oferece os manuais escolares às crianças do 1º ciclo, além de apoios aos agregados carenciados, na alimentação e no transporte escolar. São incentivos que visam fomentar a fixação de famílias no concelho.
– O encerramento de escolas não desencoraja a natalidade?
– É óbvio que Penamacor sofreu com a política de encerramento de escolas nas aldeias. Mas,ainda assim, a autarquia pro-porciona transporte gratuito para todos os alunos, desde o pré-escolar ao 1º ciclo. Temos um centro escolar novo com as melhores condições de ensinoe aprendizagem. Nesse aspectoos pais podem ficar tranquilos.
– Já se nota alguma alteração positiva na taxa de natalidade?
– Acho que a tendência está a inverter, e já este ano vamos bater o recorde de nascimentos e deixar o grupo de municípios com a mais baixa natalidade do País. Isso deixa-nos satisfeitos. 


Por: Alexandre Salgueiro in "Correio da Manhã"

Sem comentários: