segunda-feira, 4 de junho de 2012

Reivindicações no dia do concelho de Penamacor


A desertificação do território marcou os discursos da sessão solene do Dia do Concelho de Penamacor. A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional. António Almeida Henriques anunciou para breve o lançamento do programa "Valorizar". Fomentar o empreendedorismo de base local e a promoção de sinergias estão entre os objetivos da iniciativa.

Sem querer adiantar qual a dotação financeira do programa, Almeida Henriques, garantiu que o mesmo terá aplicabilidade além do período de vigência do QREN e que se destina a estimular um quadro “sinergias intermunicipais”. 
O empreendedorismo de base local em territórios de baixa densidade figura entre os objetivos do “Valorizar”. Um programa que permitirá “investir nas pessoas e na fixação de gente”, explicou o membro do Governo. Na cerimónia destaque-se o discurso reivindicativo do autarca local. Domingos Torrão lembrou o projeto de ligação de Penamacor à A23 formulando votos para que “o processo de estudo de impacto ambiental” signifique a concretização do investimento anunciado em 2008 pelo então Secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos. 
Num discurso pautado pela esperança no futuro o autarca eleito pelo PS pediu celeridade à Administração Regional de Saúde do Centro na transferência de verbas para a unidade local de cuidados continuados de saúde e destacou a necessidade de a reprogramação do QREN poder traduzir-se em apoios para o concelho. Domingos Torrão lembrou, então, o projeto de recuperação da Casa Ribeiro Sanches. O dossier encontra-se na CCDR do Centro à espera de financiamento para a dinamização de um centro de interpretação da medicina a “partir da experiência de médicos judeus portugueses”, explicou. 
O dia do concelho de Penamacor ficou marcado por uma visita às obras de construção do hotel da Vila. Um investimento de 10 milhões de euros que se iniciou em maio de 2011 e deverá ficar concluído no final deste mês de junho. O Hotel de 4 estrelas terá 60 quartos e 6 suites e deverá criar perto de 40 postos de trabalho.

Sem comentários: