sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Só no distrito da Guarda são mais de 30 mil as pessoas com 65 ou mais anos que vivem sozinhas ou na companhia de outros idosos

Solidão afeta 65 por cento dos idosos da região

No distrito da Guarda, Cova da Beira e Penamacor residem 71.383 idosos, dos quais 47.480 vivem em alojamentos familiares sem outras pessoas, segundo dados pré-definitivos dos Censos 2011, revelados na passada semana pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Significa isto que 65 por cento da população idosa da região enfrenta diariamente o drama da solidão.

A percentagem mais elevada de seniores a viver no isolamento encontra-se no concelho de Penamacor, com 78,4 por cento. Neste município, 1.951 dos 2.488 com 65 ou mais anos vivem sozinhos ou com outros idosos (ver quadro). A percentagem de população idosa registada na região, a viver só ou em companhia exclusiva de pessoas também idosas, é um pouco superior à realidade nacional, que o INE situa nos 60 por cento.

Em todo país foram identificados 1,2 milhões nessas condições, sendo que desses 400 mil enfrentam o quotidiano sem companhia. Estes dados representam um aumento de 29 por cento do número de idosos isolados na última década. Já o número de pessoas com 65 ou mais anos vivendo exclusivamente com pessoas do mesmo grupo etário aumentou 28 por cento no mesmo período temporal.

O INE compilou ainda uma lista dos 15 municípios com a maior percentagem de alojamentos familiares habitados por uma pessoa idosa a viver sozinha. Aqui, Penamacor volta a estar em destaque pela negativa, com o segundo maior valor a nível nacional (24,2 por cento). Neste concelho, 636 alojamentos de um total de 2.633 são habitados apenas por um idoso. Os concelhos do Sabugal (21,9 por cento) e da Mêda (19,6 por cento) também fazem parte da lista. Ainda de acordo com os dados do INE, o número de idosos na região aumentou na última década (em 2001 tinham sido contabilizados 67.776), em consonância com os registos nacionais, que mostram um crescimento da população idosa residente em Portugal em cerca de 19 por cento.

Segundo o último recenseamento populacional, há no país 2,023 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, ou seja, cerca de 19 por cento da população total. Estes dados surgem numa altura em que volta a estar na ordem do dia o debate sobre o isolamento dos mais velhos, depois da divulgação de novos casos de idosos que morreram sozinhos em casa. Na Guarda, onde o INE diz haver mais de cinco mil idosos a residir em alojamentos familiares sem outras pessoas, a nova presidente da delegação local da Cruz Vermelha Portuguesa, Maria do Carmo Borges, adiantou a O INTERIOR estar a «planear um levantamento do número de idosos que vivem isolados, em colaboração com a autarquia e a PSP», para providenciar um maior acompanhamento e assim minimizar os impactos de uma existência solitária.

Autor: Fábio Gomes in jornal "O Interior"

Sem comentários: