Presidente da junta de freguesia de Águas está convencido que a sua freguesia não será extinta no âmbito da reforma da administração local em curso. Mas se assim for, será a população a decidir que rumo quer seguir.
Apesar da freguesia de Águas, no concelho de Penamacor, ter nos últimos censos, 299 habitantes, menos um do que os critérios definidos no livro verde, e estar sinalizada para encerrar, o autarca diz que já efectuou todas as diligências necessárias para que isso não aconteça. Sem querer no entanto revelar quais “o segredo é a alma do negócio”.
Se nada resultar e a freguesia tiver que ser agregada, Bemposta e Pedrógão é para o autarca o único caminho “se nos juntarmos a Penamacor perdemos poder de reivindicação”.
Apesar da opinião do autarca ser a de não se juntar a Penamacor, a última palavra será da população que, se for caso disso, vai convocar para fazer uma espécie de referendo “vamos seguir a vontade do povo”.
Francisco Barreto, que reuniu a população no passado domingo no salão da junta de freguesia, deixou a promessa de, se for caso disso, voltar a reunir a população para decidir que rumo segue a freguesia de Águas nesta reorganização.
Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"
Sem comentários:
Enviar um comentário