terça-feira, 6 de setembro de 2011

Penamacor – Visita guiada à vila

No dia 27 de Setembro, Dia Mundial do Turismo, pelas 10 horas, a Câmara Municipal de Penamacor, irá realizar uma visita guiada, de cariz gratuito, ao património monumental e museológico que a vila oferece.

A visita está restrita a dez participantes e as inscrições estão abertas até 20 de Setembro, e podem ser efectuadas através do número 277 394 996, ou pelo email: gab.info@cm-penamacor.pt.

Penamacor, terra com passado histórico, está repleta de monumentos que nos encaminham inevitavelmente ao denominado “Cimo de Vila”. É aí que podemos descobrir a Torre de Menagem e vislumbrar a imensa e magnífica paisagem que surge espontaneamente diante os nossos olhos. Ainda no “Cimo de Vila”, na antiga Casa da Câmara, conserva-se a antiga porta da vila e a imponente Torre do Relógio amuralhada.

Já no exterior das muralhas, sobressai o seu Pelourinho, datado de 1565 e considerado peça única no distrito de Castelo Branco, uma vez que ainda mantém as argolas nos seus ganchos de ferro forjado. As igrejas despertam curiosidade pela sua beleza, de salientar a da Misericórdia, pelo seu belo portal gótico de sabor manuelino, o Convento de Santo António, fundado em 1571 e a igreja de São Tiago, a matriz de Penamacor.

No ex – Quartel militar está situado o Museu, criado em 1949, onde se podem ver diversas colecções, com especial destaque para a arqueologia e etnografia.

A exposição “Quadros da Fauna Local”, presente no Museu, tem sido motivo de interesse para quem visita o concelho de Penamacor, pelo seu conjunto de numerosos espécimes taxidermizados pré-existentes e com uma especial chamada de atenção para o problema da regressão da biodiversidade. Aí são reproduzidos os habitats reais das espécies representadas, com um cenário detalhadamente construído a propósito da exposição.

Por tudo isto e não só, visite e conheça Penamacor, uma terra cheia de história para contar.


In jornal "Cinco Quinas"

Sem comentários: