sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Penamacor: Novo centro escolar, orçado de 1,7 ME, abre na próxima semana - autarquia

O novo centro escolar de Penamacor, que representou um investimento de 1,7 milhões de euros, vai abrir no próximo dia 15, acolhendo crianças do primeiro ciclo e pré-escolar de dez freguesias do concelho, informou hoje a autarquia.

O novo centro escolar resultou da requalificação e ampliação da escola do primeiro ciclo da sede de concelho, construída na década de 1980.

O espaço vai receber 105 crianças do primeiro ciclo e outras 27 no pré-escolar, estando dotado com uma biblioteca, refeitório, ginásio e um auditório.

As obras permitiram ainda a instalação de equipamentos que não existiam, como climatização, elevador ou casas de banho para deficientes.

“Este centro escolar foi pensado para toda a população escolar do concelho, quer em idade de pré-escolar como de primeiro ciclo”, explicou Ilídia Cruchinho, a vereadora com o pelouro da educação.

Fora da sede de concelho a única escola que ficará aberta é a da freguesia de Aldeia do Bispo, que também acolhe os alunos da freguesia vizinha de Aldeia de João Pires.

A ameaça de encerramento levou os pais a apresentarem um abaixo-assinado pela manutenção da escola, um pedido apoiado pela autarquia.

A conclusão das obras do novo centro escolar levou ao encerramento das escolas nas freguesias de Salvador, Águas, Pedrógão de São Pedro e Benquerença, que nos últimos anos funcionavam como salas de estudo.

“Foi a construção deste centro escolar que adiou o encerramento dos espaços escolares”, justifica Ilídia Cruchinho.


Sem comentários: