sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Penamacor: Lar com contas equilibradas em 2017

Domingos Torrão renovou o mandato à frente do lar. Foto LS

A direção de Domingos Torrão quer controlar as contas para avançar com novos investimentos naquele que é o maior empregador privado do concelho.

Domingos Torrão foi reconduzido na presidência da direção do Lar Dona Bárbara Tavares da Silva.
O antigo presidente da Câmara Municipal de Penamacor liderou a única lista para os órgãos sociais até 2020, contando com Francisco Ribeiro como vice-presidente, José Aníbal Birra como secretário, Luís Figueira como tesoureiro e Joaquim Capelo como vogal.
O conselho fiscal é presidido por António Gil, atual presidente da Junta de Freguesia de Penamacor, tendo como vogais José Magueijo e Luís Tomé.
A assembleia geral é presidida por Manuel da Cruz Pires, com Luís Seguro e Francisco Barreto como secretários.
Domingos Torrão assume como um dos objetivo do novo mandato o equilíbrio das contas do lar, que até ao final deste ano pretende resolver alguns dos compromissos assumidos com os fornecedores.  
As contas estão controladas “para que continue a fazer um conjunto de investimentos que está a nossa mente para respostas sociais com qualidade”.
O empréstimo contraído para a construção dos cuidados continuados encontra-se em liquidação, informa a instituição.
Em 2017 os gastos são para continuar a reduzir, garante.
O Dona Bárbara tem um orçamento de 2,5 milhões de euros para o ano que vem, com a maior fatia, cerca de 1,3 milhões de euros, a ser utilizada pela valência de lar, que funciona na sede e na Quinta de Nossa Senhora de Incenso.
A unidade de cuidados continuados, inaugurada em dezembro de 2013, assume-se como a segunda valência mais importante em termos de gastos e veio aumentar as responsabilidades da instituição na própria gestão.
“É raro o mês em que não há uma vistoria por parte das entidades ligadas à saúde e estamos classificados como uma unidade de excelência e somos recomendados”, diz o presidente da direção.
Domingos Torrão quer ainda rever a lista de associados, que ronda os mil mas onde há associados que não pagam quotas há vários anos.
Na assembleia geral, que aprovou por unanimidade as contas e o plano de atividades, participaram cerca de 20.
O Lar Dona Bárbara Tavares da Silva assume-se como o maior empregador do concelho, contando com cerca de 130 colaboradores em Penamacor mas também nas aldeias onde funcionam centros de dia, como Bemposta, Pedrógão de São Pedro, Meimão, Águas ou Vale da Senhora da Póvoa.
Ao todo apoia 191 utentes distribuídos pelo lar, centros de dia, apoio domiciliário e cuidados continuados.
O novo ano poderá também trazer novidades na Quinta da Senhora do Incenso, da qual a instituição pretende o direito de superfície para que possa avançar com candidaturas ao programa de financiamento comunitário Portugal 2020.
*Com Luís Seguro
In jornal "A Reconquista"

Sem comentários: