segunda-feira, 28 de março de 2016

ITM: PENAMACOR NO FUNDO DA TABELA

Rádio Cova da Beira

O Município de Penamacor está “no fundo da tabela” no estudo sobre o Índice de Transparência Municipal (ITM) que mede o grau de transparência das Câmaras Municipais através de uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos seus web sites, lamentou Vítor Gabriel na última reunião pública o executivo. 

Segundo o vereador da oposição, da listagem de 308 municípios, Penamacor surge no lugar 278, “diria ainda que relativamente aos resultados obtidos para os vários anos, a posição de Penamacor tem piorado. Esta má posição é resultado da informação facultada aos munícipes no âmbito de planos e relatórios e principalmente em função da dimensão contratação pública”.
Sobre este último tema, Vítor Gabriel aproveitou para solicitar ao presidente da câmara que divulgue toda a informação do concurso que está a decorrer para recrutamento de cinco técnicos superiores, um processo que segundo o autarca se arrasta há demasiado tempo “quando este processo, que já é longo, seja culminado, eu gostaria que também essa informação fosse divulgada através dos meios do município e concretamente através do web site, porque não estamos a falar de questões de género ou ideologia, mas sim de competência técnica”.
António Beites desconhece o ranking sobre o Índice de Transparência Municipal mas garante que não traduz a realidade “os planos, os relatórios, a contratação pública, são divulgados e promovidos nos sítios devidos a 100%, toda a actividade do município, quer no site, quer deliberações de câmara, assembleias municipais, tudo o que é alusivo ao código dos contratos públicos. É garantido que esse estudo não traduz a realidade de Penamacor”.
Relativamente ao concurso para recrutamento de cinco técnicos superiores, e depois de questionado por Pedro Folgado sobre a anulação de dois dos cinco concursos, o autarca penamacorense explica que a anulação se ficou a dever a “incoerências” que serão corrigidas no próximo mês com a publicação de novos avisos.

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: