quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

FÁBRICA DE PIMENTÃO EM PENAMACOR

Rádio Cova da Beira

A empresa “Borpil” vai investir um milhão e 400 mil euros no concelho de Penamacor para a criação de uma unidade fabril destinada à produção de pimentão. O projecto vai ser desenvolvido na zona industrial daquele concelho e tem como um dos principais objectivos dinamizar a zona de regadio existente no concelho assim como na campina de Idanha. 

Armindo Borges, empresário responsável pela concretização do projecto, acredita que esta ideia pode contribuir de forma significativa para a dinamização do sector agrícola do concelho “o principal objectivo é rentabilizar aquilo que eu penso ser o potencial único que existe em toda a área entre o regadio da Benquerença e a campina de Idanha, aproveitando também a área da parte industrial que já temos disponível e que já há alguns anos se destinava a este projecto; a empresa já existia e o projecto só não andou no passado porque tivemos uma má experiência com o IAPMEI”. 
O projecto vai já arrancar este ano a sua fase de testes, tendo em vista a construção da unidade fabril durante o ano de 2016. A unidade pode criar 40 postos de trabalho directos num prazo de três anos e produzir anualmente 1200 toneladas de pimentão “já estamos em campo para fazer uma experiência durante este ano com os agricultores para verificar se isso é ou não rentável para eles; em 2016, se for rentável, queremos arrancar já com uma sementeira e depois iremos aumentando de forma progressiva até atingir as metas que nos propomos que pretende nessa altura chegar às 1200 toneladas de pimento já desidratado e moído”.
Natural da freguesia de Aranhas, Armindo Borges é também responsável pela empresa “Ibersaco”, que tem uma unidade fabril já a funcionar na zona industrial de Penamacor e que se dedica à produção de telas e embalagens.

Autor: Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: