terça-feira, 6 de janeiro de 2015

12 MILHÕES DE EUROS DE ORÇAMENTO

Rádio Cova da Beira

A assembleia municipal de Penamacor aprovou por maioria as grandes opções do plano da autarquia para este ano. 


O documento esteve em cima da mesa na última reunião do órgão e apesar da bancada “Juntos Por Penamacor” ter mostrado concordância em relação à maioria das intervenções acabou por se abster por considerar que o documento poderia ir mais além. Hélio Silva deixou como exemplo a ligação entre a câmara municipal e as instituições particulares de solidariedade social “acho que devia ser criada uma linha de apoio financeiro, por parte da autarquia, no sentido de apoiar as IPSS no sentido de poder apoiar projectos na melhoria da qualidade de valor aos utentes e às próprias valências e que permitisse também criar novos postos de trabalho; penso que seria uma medida muito positiva e que poderia dar um apoio muito importante a estas instituições”. 
Guida Leal saiu em defesa das opções apresentadas pela maioria. Para a líder da bancada do PS “este orçamento foi elaborado com rigor e num cenário nacional marcado ainda pela austeridade e apresenta-se como um documento equilibrado e estruturante para o concelho com base numa estratégia de desenvolvimento consistente e coerente; a continuidade da consolidação das contas municipais e o reforço do investimento em áreas essenciais para fortalecer a centralidade de Penamacor são outros aspectos de realce e que visam apoiar as iniciativas de mérito e interesse público”. 
Já o presidente da câmara de Penamacor destaca como grande prioridade para 2015 a conclusão das empreitadas de requalificação da rede de abastecimento de água lançadas por todo o concelho. Mas para além dessa, António Beites sublinha que vão existir outras intervenções prioritárias “nomeadamente a requalificação de toda a zona histórica de Penamacor, também a requalificação de todo o edifício do antigo externato de Nossa Senhora do Incenso, a ampliação da zona industrial de Penamacor e em termos de projectos tudo vai ficar concluído durante este ano para que depois a câmara possa ir ao quadro comunitário encontrar financiamento para as obras e executá-las”.


Autor: Nuno Miguel in "Rádio cova da Beira"

Sem comentários: