segunda-feira, 31 de março de 2014

Penamacor financia desfibrilhadores para os bombeiros

 
 
A autarquia de Penamacor, distrito de Castelo Branco, vai financiar a aquisição de dois desfibrilhadores para reforçar a capacidade de resposta dos bombeiros da localidade, onde o Serviço de Atendimento (SAP) do centro de saúde encerra às 20.00h.
Em declarações à Lusa, António Luís Beites, presidente do município, explicou que, em resultado do encerramento do SAP durante a noite e da entrada em funcionamento da nova Unidade de Cuidados Continuados de Penamacor, se tem observado um maior número de solicitações para apoio a doentes.
"Tem havido uma sobrecarga enorme e os bombeiros chegam a ter [simultaneamente] as três ambulâncias na rua", contou o autarca, que considera que ter mais dois desfibrilhadores "pode ser vital em prol da resposta dada".
De acordo com António Luís Beites (PS), "neste momento, apenas a ambulância do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) está equipada com um desfibrilhador e a intenção é equipararem-se as duas ambulâncias mais novas dos bombeiros com esse aparelho".
O autarca salientou ainda que a Associação de Bombeiros Voluntários de Penamacor tem ao dispor elementos com formação para a utilização destes equipamentos.
A compra dos dois desfibrilhadores implica um investimento de cerca de 5.400 euros, que foi aprovado por unanimidade na última reunião do executivo.
Pedro Folgado, vereador eleito pela coligação PSD/MPT, disse à Lusa que "o apoio à aquisição deste equipamento é da mais elementar e evidente justiça", sugerindo que seja igualmente ponderada a possibilidade de adquirir um desfibrilhador para a GNR.
Em sequência das declarações, o presidente da autarquia de Penamacor já se comprometeu a contactar o comando da GNR para apurar se há condições para a concretização da proposta.
 

Sem comentários: