quinta-feira, 13 de março de 2014

COOPERAÇÃO TRANSFRONTEIRIÇA É UMA DAS PRIORIDADES

RCB

O presidente da câmara municipal de Penamacor pretende, nos próximos quatro anos, aprofundar os laços de cooperação com os municípios espanhóis. 

Quarta, 12 de Março de 2014 por Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"

Para António Beites, nos últimos anos faltou o aprofundamento desta relação transfronteiriça que a verificar-se é positiva para ambos os lados 
“Se nós estamos despovoados, do lado Espanhol o cenário é idêntico. Se em Portugal a situação é de crise económica também os espanhóis a sentem, ou seja, a raia espanhola acaba por ser o Interior daquele país, isto apesar de já terem feito a regionalização. Há um potencial que não foi aproveitado nos últimos anos e que pode ser uma mais valia, nos próximos tempos para toda esta região transfronteiriça”, argumenta o edil.
Apesar de do trabalho efectuado entre a Malcata e a Sierra da Gata, a cooperação estava algo adormecida “é preciso reactivá-la o quanto antes”, defende António Beites.
“Neste momento a nossa relação com o município do Sabugal é fantástica , com os nossos vizinhos espanhóis de Valverde del Fresno também há enormes potencialidades que podemos explorar e aproveitar em conjunto e queremos claramente apostar nesta cooperação transfronteiriça para que possamos potenciar as nossas infra-estruturas , desportivas e de lazer que os nossos vizinhos de Espanha não têm, por exemplo, com intercâmbios de jovens que queremos seja um sinal futuro nesta relação que desejamos aprofundar “, assegura o presidente da câmara de Penamacor.
A vila recebe no próximo Verão várias dezenas de jovens de Cabrerizos (Salamanca) que vão poder desfrutar das belezas naturais de Penamacor e serem promotores do concelho no país de origem
 “Já lá estivemos na entrega dos prémios Vicente Del Bosque, onde estivemos representados com a nossa escola de música que deram um extraordinário concerto no ayuntamiento de Cabrerizos e que iremos ter uma cooperação muito ampla já no próximo Verão com a realização de um acampamento , com várias centenas de jovens espanhóis, que vão passar vários dias em Penamacor desfrutando do nosso território e da nossos esquipamentos, e que infelizmente temos pouca gente para as utilizar  e rentabilizar”, explica o autarca.

Sem comentários: