sexta-feira, 4 de maio de 2012

2013 É "ANO DECISIVO" PARA AS TERMAS DE ÁGUAS


A afirmação feita pelo presidente da câmara de Penamacor durante a reunião temática da assembleia municipal dedicada ao termalismo e que decorreu naquela freguesia do concelho.
Domingos Torrão sublinha que "neste momento está a ser feito para a construção do novo balneário, porque não nos podemos esquecer que a estrutura que ali está é provisória, e temos de entregar esse projecto à tutela até ao próximo mês de Setembro; depois disso temos que arranjar financiamento apra concretizar este projecto mas eu continuo convicto de que vamos arranjar uma solução porque este projecto pode ser estrutural para um concelho como o nosso".
Embora no distrito já existam estâncias termais em Unhais da Serra e Monfortinho, o médico Santos Silva garante que "as propriedades do balneário de Águas são terapêuticas nos sistemas respiratório e circulatório" e por isso "este projecto pode trazer benefícios se acima de tudo estar vocacionado para as comunidades locais".
Para além deste balneário, em Penamacor pode surgir um outro balneário termal associado ao hotel que está a ser construido na quinta do cafalado. Ferreira Gomes, um dos investigadores que está a colaborar com os dois projectos, acredita que "no futuro eles podem funcionar de forma complementar embora ainda exista um longo caminho a percorrer porque em Águas temos já um processo a decorrer com mais de uma década enquanto que, no casodo hotel, estamos agora a dar os primeiros passos".

Autor: Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: