quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

REFORMA ADMINISTRATIVA EM DISCUSSÃO

Em Penamacor, o executivo discutiu a reforma da administração local. Com o objectivo de elaborar um documento para enviar ao governo, maioria e oposição pronunciaram-se sobre uma reforma que pode colocar em causa três freguesias no concelho.

António Cabanas que presidiu à reunião, introduziu o tema “eu penso que vai ser difícil segurar Meimão e Aldeia de João Pires, quanto Meimão e Vale da Senhora da Póvoa depende se o critério da distância for por estrada ou por raio como diz o documento, depois há ainda Águas com 299 habitantes”.

Para o vice presidente da câmara de Penamacor, há alguns critérios que devem ser acrescentados ao documento, é o caso do passado histórico das aldeias em causa “não podemos tratar da mesma maneira uma freguesia criada há uns anos e uma freguesia quase milenar como é o caso da Bemposta que até já foi sede de concelho”.

Para Jorge Corucho, da Coligação Todos por Penamacor, há outros critérios importantes que não são contemplados no livro verde e que no caso de Penamacor fazem toda a diferença “no concelho mais envelhecido do país” o índice de envelhecimento da população e a mobilidade devem ser argumentos a utilizar.

A grande preocupação de Vítor Gabriel vai para o desconhecimento sobre o futuro das freguesias que vão ser extintas “o que me preocupa é a falta de alternativas”.

Ilídia Cruchinho, vereadora da maioria socialista na câmara de Penamacor, considera esta reforma um erro “penso que extinguir freguesias, por mais pequenas que sejam, será um erro”.

As várias opiniões sobre a reforma da administração local vão dar origem a um documento que depois de aprovado por todos será enviado ao governo dentro dos prazos previstos para a discussão do livro verde da administração local.


Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

1 comentário:

Zé Morgas disse...

Peca por tardia esta discussão, mas enfim, mais vale tarde que nunca.
E, não digam os responsáveis concelhios que não foram "espicaçados" para o fazer...