quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Balneário das Termas de Águas com equipamento moderno


No passado dia 25 de Julho, a CAT – Comissão de Avaliação Técnica do Termalismo, da Direcção Geral de Saúde, visitou o Balneário Termal de Águas, no concelho de Penamacor.

Esta visita realizou-se no âmbito da aprovação das actuais instalações para a realização dos Estudos Médico Hidrológicos, que vão definir com rigor as indicações terapêuticas daquelas águas termais, propriedade da Junta de freguesia local.
Após a assinatura do contrato de concessão entre o Município de Penamacor a Direcção Geral de Energia e Geologia, eram necessárias, para continuidade do processo do exploração das Termas de Águas, instalações condignas para a prática do termalismo durante a realização dos Estudos Médico Hidrológicos.
Este novo balneário encontra-se aberto, pronto a acolher os utentes que queiram experimentar aquelas águas minero-medicinais com um horário de atendimento das 8.00 às 12.00 horas e das 15.00 às 19.00 horas. As pessoas que assim o desejem podem fazer a marcação da consulta médica obrigatória e dos tratamentos.
O Balneário Termal encontra-se apetrechado de equipamento moderno, com banheiras de hidromassagem, duche jacto, duche circular, bertholet à coluna, nebulizadores e irrigadores nasais, entre outros.
A água está classificada como Sulfúrea Bicabornatada sódica, levemente fluoretada, caracterizada pelo seu cheiro sulfídrico, incolor, depósito nulo e aparência límpida, características que a adequam para doenças dos foros reumático, dermatológico e das vias respiratórias.
As Termas de Águas, no concelho de Penamacor, já centenárias, famosas pelos benefícios para a saúde nas referidas patologias, cumprem agora todos os requisitos que a nova legislação determina e constituem uma mais valia, quer para o concelho de Penamacor quer para a região.


In jornal "A Guarda"

Sem comentários: