quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Divulgação da nossa terra

Os responsáveis pelo blogue “Penamacor Sempre” desafiaram-me para elaborar um pequeno texto de apresentação da nossa terra, para incluir neste novo espaço virtual.
Faz parte de uma rubrica denominada “Roteiro das Aldeias de Penamacor” destinada a divulgar as aldeias do Concelho, e reproduzimo-lo também aqui para conhecimento de todos.
Pedrogão de São Pedro“Bela Terra, Boas Gentes”

Pedrógão de São Pedro é uma das freguesias do Concelho de Penamacor, localizada na zona Sul do mesmo e conta com uma população de 726 habitantes (de acordo com o último recenseamento). À semelhança de quase todas as localidades vizinhas, as actividades principais estão relacionadas com a agricultura, a construção civil, e o pequeno comércio.
A data da sua fundação perde-se na neblina dos tempos, assim como também é desconhecida a origem do nome, sendo apenas apontada a probabilidade de ser uma derivação do latim “Petronius”, à semelhança de outras localidades com o mesmo nome. O autor José Manuel Landeiro, na sua obra “O Concelho de Penamacor na História, na Tradição e na Lenda”, defende que as origens desta freguesia estarão seguramente na antiga freguesia de S. Pedro que juntamente com as freguesias de Santiago e S. Maria constituíam o quadro de divisão administrativa do concelho de Penamacor, no século XVIII. De acordo com Hélder Henriques, autor da obra “Pedrógão de S. Pedro – História, Tradição e Arte”, é possível encontrar vestígios de ocupação romana, o que leva para muitos séculos atrás as suas origens. Seja como for, é uma localidade repleta de história e que usufruiu sempre de uma importância considerável no contexto concelhio.
Do património arquitectónico podemos destacar a Igreja Matriz, as capelas do Santo António, da Senhora da Graça, da Senhora das Dores e do Espírito Santo, o Campanário e o Cruzeiro junto à capela do Santo António, a Casa do Marrocos, a Casa do Teatro, a Fonte da Pia, o Chafariz, as fontes da Prata, do Clero, das Cales e do “Sabarnel”, várias azenhas (moinhos de águas), um lagar medieval, entre outros. Quanto à gastronomia, são referencias a sopa de grão, o ensopado de borrego, o arroz doce, as filhós, os enchidos e os pratos de caça. No artesanato destacam-se as mantas de ourelos e rodilhas, assim como as rendas e bordados e alguns trabalhos em madeira.
Como foi referido no início, uma das principais actividades socio-económicas é a agricultura. Apesar de ser uma actividade maioritariamente de subsistência e, consequentemente, de pequena dimensão, sobressai neste campo a produção de vinho e azeite de boa qualidade.
Tal como o resto do Concelho, Pedrógão sofreu os efeitos do conflito ultramarino, enviando muitos dos seus jovens para o campo de batalha, do surto de emigração dos anos 60, principalmente para França, e hoje em dia sofre com os efeitos do envelhecimento da população e da desertificação do Interior. No entanto, é uma localidade que não se resigna ao fardo da interioridade e a prova disso mesmo é o dinamismo das suas gentes. Ainda hoje se mantêm vivas muitas tradições de tempos antigos (o madeiro, a festa do Verão e o Rancho Folclórico, por exemplo) mas também novas actividades e eventos vão surgindo (desportivas, culturais, recreativas, etc.). A diáspora pedroguense também se mantém viva e activa, voltando às suas origens sempre que possível (principalmente nas épocas festivas) e contribuindo para a divulgação e dinamismos locais.
À semelhança de todo o Concelho, Pedrógão de São Pedro é uma localidade dotada de um potencial turístico a ter em consideração e que poderia ser um dos vectores fundamentais do seu desenvolvimento, quer pelo património histórico que possui quer pelas tradições e actividades culturais que mantém. Esperemos que esse potencial venha a ser aproveitado num futuro próximo.

Sem comentários: