sexta-feira, 26 de junho de 2009

Idosos em convívio primaveril

Uma romaria diferente à Sr.ª da Póvoa

Missa, arraial e lanche reforçado. Tudo com a bênção de Nossa Senhora da Póvoa. Foi assim a tarde de sábado, dia 20, num dos santuários mais conhecidos de Penamacor.
Os protagonistas da festa foram cerca de 600 idosos do concelho, que participaram no primeiro Convívio Primaveril de Idosos. A iniciativa da Câmara Municipal de Penamacor “surge de uma vontade expressa pelos nossos idosos de virem à Sr.ª da Póvoa”, refere Ilídia Cruchinho, vereadora da autarquia penamacorense. Algo difícil de cumprir no inverno, devido ao tempo instável.
Este encontro primaveril não implica o fim da reunião de Outubro, até porque esse é o mês do idoso.
Vindos do lar e centros de dia de todo o concelho, os convidados foram ocupando as sombras junto à igreja da Sr.ª da Póvoa, num dia em que o termómetro voltou a ultrapassar os 30 graus. A missa foi celebrada pelos padres Manuel Toscano e César Nascimento.
Depois houve animação, com o Rancho Folclórico de Pedrógão de S. Pedro e lanche partilhado.
A organização de convívios entre os idosos é uma das iniciativas promovidas pela autarquia, que tem ainda programas para apoio à compra de medicamentos e recuperação de habitações degradadas. Neste último a dificuldade passa pelo facto de algumas pessoas não terem possibilidade de financiar parte das obras, já que o apoio camarário é de 50 por cento.
“No entanto temos apoiado várias pessoas a nível de pequenas reparações”, garante a autarca.

Autor: José Furtado in jornal A Reconquista

Sem comentários: