segunda-feira, 16 de março de 2009

LIGA PIORNOS – PEDRÓGÃO VAI À 2ª FASE


Com o empate que o Pedrógão alcançou em casa, perante o Valverde, na última jornada da primeira fase de Liga Piornos, a equipa do concelho de Penamacor vai juntar-se a Alcains, Águias do Moradal e A.D.Fundão, para entre os quatro clubes se encontrar o campeão distrital.


Os quatro emblemas apurados vão partir com metade dos pontos conquistados nesta fase, com Alcains e Moradal em melhor posição para poderem discutir o titulo de campeão, ou seja: Alcains parte com 27, Águias do Moradal 24, A. D. Fundão 19 e Pedrógão 18 pontos.
O jogo que se realizou em Pedrógão de S. Pedro foi disputado até ao último segundo, Foi emotivo com o que se passava dentro das quatro linhas e contribuiu para alguma agitação no exterior. A equipa da casa necessitava apenas do empate para conseguir o apuramento, enquanto que ao Valverde só a vitória lhe poderia dar a presença na fase final. A equipa do concelho do Fundão foi a primeira a marcar, por Ricardo Silva, à passagem do minuto 31, na sequência de um livre e só muito próximo do final é que a turma de Xana conseguiu chegar à igualdade, com um golo de Caronho. Foi com este tento que Pedrógão de S. Pedro garantiu a presença na fase final da prova ( crónica do jogo à parte neste site )
No Fundão as emoções também foram grandes, quer dentro quer fora do relvado. Os fundanenses venceram por duas bolas a zero o líder do campeonato, Alcains, num jogo que voltou a ter em João Paulo o homem da partida, por terem sido da sua autoria os dois remates certeiros que estiveram na origem dos dois golos com que venceram o encontro. As duas equipa vão disputar a fase final do campeonato ( crónica do jogo à parte neste site )
O Proença tinha ainda uma palavra a dizer com relação ao quarto lugar da tabela classificativa. Para que os homens de Quim Manuel tivessem possibilidades de chegar ao apuramento tinham, necessariamente que vencer em Oleiros e tinha que ficar à espera que Valverde vencesse em Pedrógão. Ora, como se sabe, não foi nada disso que aconteceu. O Proença perdeu em Oleiros, por 3-1 e o Valverde não foi além do empate em Pedrógão. Era uma tarefa que já se adivinhava complicada, como acabou por acontecer.
O segundo classificado ainda passou por momentos de apuro no Teixoso mas depois lá conseguiu impor-se com um triunfo por 2-3. A equipa do Estreito foi a primeira a marcar, deixou que o Teixosense desse a volta ao marcador mas depois voltou a ter o discernimento para marcar mais dois golos que lhe permitiu somar o 15º triunfo da época e ficar a três pontos do Alcains, quando se iniciar a segunda fase do campeonato.
Sem dificuldades o Vilarregense desenvencilhou-se da equipa de Escalos de Cima, com um triunfo por 4-0, despedindo-se do campeonato em grande estilo, mas muito aquém daquilo que se esperava desta equipa de Vila de Rei. Para quem tanto prometia, a formação de Pedro Sampaio ficou-se apenas pelo 10º lugar com apenas seis vitórias conquistadas.
O que se disse para o Vilarregense também se aplica ao Vitória de Sernache. A equipa de António Joaquim também se despediu em grande estilo do campeonato, mas também ficou muito aquém da classificação que todos esperavam que a turma de Cernache do Bom Jardim viesse a alcançar. O Vitória venceu a Lardosa por claros 5-0, mas em termos de classificação ficou-se pela 7ª. Posição, averbando apenas 8 triunfos nos 22 jogos realizados. Para uma equipa que já passou, com grande sucesso, pela 3ª divisão, e que contou com o apoio incondicionalmente da população, achamos que está na hora de todos quantos trabalham no Vitória, o clube mais representativo da vila, passarem a ter mais e melhores apoios para que de futuro a localidade possa, também, ter uma equipa que lute pelos melhores lugares do campeonato.
Perante o actual quadro competitivo, ficam sem competir oito dos doze clubes que disputaram esta liga piornos. Valverde, Proença, Sernache, Teixosense, Oleiros, Vilarregense, Escalos de Cima e Lardosa. Vão ser mais de cinco meses que os atletas destes clubes vão ficar sem competir. Algo que tem que ser revisto num futuro próximo.


Autor: José Joaquim Ribeiro in Rádio Cova da Beira

Sem comentários: