segunda-feira, 9 de março de 2009

AD FUNDÃO ESTÁ NA SEGUNDA FASE DO DISTRITAL


Com a vitória que esta tarde conquistou em Proença a Desportiva do Fundão garantiu a passagem à segunda fase do campeonato distrital, juntando-se a Alcains e Águias do Moradal. Fica para a última jornada desta primeira fase a decisão de quem se vai juntar a este trio.



O jogo que se realizou no Campo Senhora da Neves em Proença-a-Nova era decisivo para uma ou para outra equipa. O Proença tinha a vantagem de jogar em casa e tinha o mesmo número de pontos dos fundanenses. Este factor não teve efeitos porque a Desportiva entrou muito forte na partida, conseguindo, logo no primeiro minuto, marcar o primeiro golo por intermédio de João Paulo. A equipa de Quim Manuel ainda encetou uma boa reacção, criando perigo junto da baliza fundanenses, mas, aos 25 minutos, com novo golo de João Paulo, a equipa de João Laia praticamente arrumava a questão do vencedor da partida. Até ao intervalo a Desportiva controlava o jogo e não deixava que o adversário chegasse com perigo junto da sua baliza. Na segunda parte, logo a abrir, os fundanenses voltavam a marcar, colocando o resultado em números que praticamente deixavam pouca margem de manobra para que o Proença tivesse possibilidade de o poder alterar. Foi de novo João Paulo, que faz um hat-trick e com ele ajudou a colocar a sua equipa entre aquelas que vão disputar a segunda fase, de atribuição do título de campeão. O Proença ainda marcou o tento de honra, por intermédio de Nuno Alves, aos 56’, mas Óscar Menino, já em período de compensações, fixaria o resultado final em 1-4.
O líder do campeonato recebeu o Pedrógão, outro dos conjuntos que tem como principal ambição seguir para a segunda fase da prova. Sabendo-se que a tarefa dos comandados de Xana não era nada fácil, era necessário lutar para que pelo menos um pontos fosse conquistado no Trigueiros de Aragão, o tal ponto que falta à equipa de Pedrógão para que se junte aos três emblemas que já garantiram a passagem à segunda fase. O Alcains, embora não tenha feito uma grande exibição, acabou por vencer este seu valoroso adversário, por 3-0, um resultado volumoso e que só foi consolidado em período de descontos. Marcou o primeiro golo, à passagem do minuto 12, por Manoel, descansou à sobra deste resultado até aos 90 minutos e, já em período de compensações acabou por ver o resultado aumentado em mais dois golos. Aos 90+1 um penalty cometido sobre Kohnné, Vieira transformou no segundo da partida e aos 90+4 foi Esquiva a fazer o 3-0 final com um forte remate. O Pedrógão terá que resolver a questão da passagem à segunda fase no derradeiro jogo do campeonato ante o Valverde.
Exactamente em Valverde, a equipa de Micas, ao vencer o Teixosense, manteve intactas as suas possibilidades de seguir em frente. Para o conseguir a equipa de Micas terá que vencer em Pedrógão, na última jornada. Reconheça-se que não será tarefa fácil. Neste jogo a equipa de Valverde fez o que tinha que fazer, por que de outro modo ficava desde logo fora da corrida, venceu por 2-0, com golos de Miguel Duarte, aos 67’, na conversão de um livre e por Fábio, arrumou a questão, aos 72. O Teixosense ainda tentou reagir, mas a expulsão de Foito, aos 80, colocou ponto final nas ambições da equipa de Mário Pereira.
No Estreito a equipa que vai no segundo posto da geral, venceu o Vitória de Sernache, por dois a zero, mercê de uma grande penalidade assinalada aos 70 minutos e convertida por Edmilson e de um livre que Pira converteu em golo, aos 87. Era um jogo que tinha a sua importância, fundamentalmente, para o Águias do Moradal, para evitar que na segunda fase o Alcains não ficasse com um diferença pontual excessivamente desmedida. A boa replica dos comandados de António Joaquim, provavelmente, mereciam outro desfecho.
Nos jogos que serviram, praticamente para que se cumprisse calendário, o Escalos de Cima levou a melhor sobre o Oleiros, a quem venceu por 2-1, com golos de Chico, aos 8 minutos e Beirão, aos 40, para a equipa de Paulo Macedo e Ludvico, aos 45, para a equipa de José Ramalho. Na Lardosa a equipa da casa esteve na frente do marcador mas o Vilarregense acabou por dar a volta ao marcador saindo desta localidade do concelho de Castelo Branco com a conquista dos três pontos.
No próximo domingo realiza-se a última jornada deste campeonato e o que é mais triste é ficarem sem competir oito dos 12 clubes que estão a disputar este distrital. É verdade. No próximo domingo termina a competição para os oito clubes que terminarem o campeonato abaixo do quarto posto. Será que é desta forma que se preserva o futebol distrital e a sua componente formativa? Nós, muito sinceramente, achamos que não.
Ainda se podem fazer várias contas para se chegar ao epílogo deste campeonato. Na última jornada os jogos de Pedrógão e Oleiros vão ser decisivos para se encontrar o quarto clube que vai disputar a fase final.



Autor: José Joaquim Ribeiro in Rádio Cova da Beira

Sem comentários: