quarta-feira, 26 de abril de 2017

ANTIGO EXTERNATO ACOLHE ESCOLA INTERNACIONAL

Rádio Cova da Beira

Em Penamacor, o edifício do antigo externato Nossa Sra. do Incenso vai acolher uma escola internacional a partir do próximo mês de Setembro. O projecto é promovido por uma cooperativa de ensino privado e surge do crescimento da comunidade estrangeira em Penamacor e concelhos limítrofes.

Segundo António Beites já existem pelo menos 30 crianças cujas famílias estão interessada em  iniciar o primeiro ciclo “a candidatura para o ano de arranque contempla apenas o primeiro ciclo, e temos a expectativa de ter 30 crianças do concelho de Penamacor e limítrofes, como Idanha, Fundão e Castelo Branco”.
A escola internacional terá um currículo inglês, como explica o presidente da câmara municipal de Penamacor, “um dos aspectos que eles mencionavam é que sentiam a necessidade da vertente educativa e não queriam integrar a escola portuguesa porque temos uma comunidade estrangeira relativamente jovem, parte deles com a expectativa de regressar aos seus países,  em condições que os seus descendentes tivessem condições de regressar e continuar ali o ensino.”
A câmara de Penamacor prepara-se, assim, para ceder o edifício do antigo externato Nossa Sra. do Incenso adquirido no início do mandato e até à data devoluto “iremos ceder integralmente o primeiro piso do edifício para a escola, temos já em cima da mesa a progressão depois para o segundo ciclo e para isso serão necessários novos espaços. O que iremos fazer agora nas obras de remodelação do imóvel, que não são muitas, uma vez que o imóvel se encontra em muito bom estado, facilmente iremos adaptar o local para num curto espaço de tempo termos o parecer favorável da DEGEST”.
Segundo o autarca, depois de validadas as instalações, a Direcção Geral dos Estabelecimentos Escolares terá ainda que validar o modelo educativo e as habilitações dos docentes. António Beites admite no futuro tirar partido da parceria proporcionando o ensino do inglês às crianças do concelho de Penamacor.
A bancada da oposição saúda o projecto mas recorda que “foram necessários três anos para ser ser encontrada uma funcionalidade ao edifício” que segundo Pedro Folgado foi demasiado dispendioso. Recorde-se que o imóvel foi adquirido pela autarquia em 2014 por 345 mil euros.

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: