segunda-feira, 3 de outubro de 2016

APROVADA CARTA EUROPEIA DE TURISMO SUSTENTÁVEL “GATA MALCATA – TERRAS DO LINCE”

Rádio Cova da Beira
Após dois anos de trabalho, a candidatura dinamizada pelos municípios de Penamacor, Sabugal e Almeida, foi aprovada pela Federação Europeia de Parques Nacionais e Naturais (EUROPARC).

A “boa notícia” para Penamacor foi anunciada pelo presidente da câmara na última assembleia municipal. Segundo António Beites trata-se de uma nova e importante ferramenta de promoção do turismo no território “Penamacor ganha aqui uma novo potencial turístico para desenvolver uma área muito direccionada ao turismo de natureza”.
A Carta Europeia de Turismo Sustentável tem como objectivo promover a região abrangida ao nível do turismo sustentável em áreas protegidas e segundo o autarca de Penamacor foi aprovada no momento certo “num momento em que Penamacor viu aprovada a adesão, no ano passado, ao parque natural da Naturtejo, ou seja, seremos dos poucos concelhos do país a ter estas duas distinções: fazer parte do maior geoparque da Unesco do país e da segunda carta europeia a nível de Portugal”.
A Territórios do Côa - Associação de Desenvolvimento Regional, com sede em Almeida, será a responsável pela coordenação da carta de que fazem parte vários projectos de diferentes entidades públicas e privadas.
A cerimónia de entrega do certificado será nos dias 5 e 6 de Dezembro no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

Autor: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: