segunda-feira, 18 de julho de 2016

PENAMACOR: MAIS DE 26 MIL VÃO À BIBLIOTECA

Rádio Cova da Beira
Nos últimos 10 anos visitaram a biblioteca municipal de Penamacor cerca de 26 mil e 400 pessoas, entre requisitantes, leitores presentes e visitas a exposições. O número avançado pela directora da biblioteca, no dia em que o novo edifício comemorou uma década.

Há 10 anos a biblioteca dispunha de 3 mil títulos, actualmente são 19 mil os livros registados na base de dados. Ilda Lopes faz assim um balanço positivo da última década em que a biblioteca funcionou no novo edifício “porque foram feitas inúmeras actividades, este balanço é positivo não só pelo número de empréstimos e de utilizadores mas também porque marcamos a presença na comunidade”.
Segundo Ilda Lopes a biblioteca municipal de Penamacor é frequentada por pessoas de todas as idades “inicialmente eram mais as crianças e as pessoas mais velhas para lerem o jornal e neste momento há utilizadores de todas as idades”.
Nesta década foram feitos 11.900 empréstimos na biblioteca (sete mil por mulheres, 4.500 por homens), mas há um nicho de leitores estrangeiros que tem vindo a aumentar nos últimos anos (96 empréstimos em 2015 e 84 anos nesta data) “quase todos dominam a língua inglesa apesar de nem todos serem de nacionalidade britânica, nós temos uma muito boa biblioteca de língua estrangeira porque eu sou uma pedinchona e eles são bons a dar, inicialmente era uma pequena biblioteca minha que trouxe para cá porque senti essa necessidade e hoje é uma grande biblioteca”.
A título de curiosidade, o livro mais requisitado da biblioteca de Penamacor é “O Amanhecer” e o DVD “como treinar o teu dragão”. Um livro de Ribeiro Sanches e outros assinados por Abel Salazar são as “relíquias” da biblioteca que já teve ofertas de algum espólio de ilustres penamacorenses como Martins Cruz ou António José Seguro.

c/ Luís Seguro

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: