quarta-feira, 2 de julho de 2014

PENAMACOR: CÂMARA COMPRA ANTIGO COLÉGIO

 
 
A câmara municipal de Penamacor adquire o antigo Externato de Nossa Senhora do Incenso, no valor de 345 mil euros. A autarquia pretende ali criar um centro de estágios para jovens.

A intenção da compra o antigo externato foi comunicada pelo presidente da câmara na última sessão da assembleia municipal, embora o ponto na ordem de trabalho fosse "Autorização prévia para assunção de compromisso plurianual". António Luís Beites explicou que o processo negocial está em curso estando a sua conclusão prevista para "os próximos dias".
O autarca justificou que a decisão se insere na estratégia definida pelo actual executivo de atrair pessoas para o concelho, tendo já estabelecido parcerias com entidades espanholas para a realização de intercâmbios "mas para isso é necessário ter instalações", afirma o chefe do executivo.
A prioridade do negócio é total "até porque há situações que se não avançarmos podem-se perder", afirma António Beites, que rejeita a ideia de concorrência ao hotel de Penamacor
"Bem pelo contrário. Ainda este fim-de-semana estiveram na vila várias dezenas de jovens espanhóis que vieram acompanhados das respectivas famílias e efecturam 40 reservas na unidade hoteleira, o que é um exemplo do fluxo económico que o centro de estágios pode trazer ao concelho", sustenha o edil.
Para o presidente da câmara municipal de Penamacor, este pode ser "um projecto âncora" para a mudança que o executivo preconiza para o concelho esperando que o mesmo se articule com os equipamentos (praias fluviais, piscina, estádio de futebol) já existentes.
"Pode ser claramente um espaço multifunções, no qual podemos desenvolver projetos noutras vertentes, como por exemplo o do ninho de empresas", apontou.
Perante as muitas dúvidas que a questão levantou junto dos deputados municipais - aos quais foi apresentada a proposta para a realização do pagamento do edifício em três anos, o autarca garantiu que os projetos que ali forem desenvolvidos devem ser candidatos a fundos comunitários.
Segundo o autarca, "apesar das dificuldades financeiras", o município tem forma de fazer face à compra, a qual "não colocará em causa outros projetos delineados para o concelho", disse.
Esclareceu ainda que a negociação começou com valores superiores (500 mil euros), mas que a autarquia estabeleceu como limite máximo os 345 mil euros, até para evitar a necessidade do visto do Tribunal de Contas.
Os membros das diferentes bancadas partidárias colocaram muitas dúvidas sobre a "pressa" do processo e as garantias que o município tem dos parceiros espanhóis.
Francisco Abreu, do PS, apesar de votar favoravelmente, espera que não aconteça com este projecto o q mesmo que se registou com o solar de Marrocos, com o a anterior executivo a ter a mesma argumentação que o actual coloca para o externato.
Manuel Robalo, da coligação Todos por Penamacor, classificou a proposta de "polémica e inopinada" e sem garantias para i futuro.
Também Sandra Vicentes, PS, que votou contra a proposta, deixou muitas questões ao executivo: existe projecto?; protocolo?; alguma acta comas instituições espanholas?
João Frazão, CDS/PP; entende que o processo foi feito "um bocadinho á pressa e devia ser mais ponderado".
"A questão não é pacífica", disse José Aníbal Birra, "mas quando as justificações são certas o assunto passa a não levantar problemas, declarou o autarca.
Hélio Silva, da coligação, tem muitas dúvidas sobre o dossier: "Se existissem garantias reais era favorável, neste momento..."
Para Jorge Segura, presidente da assembleia municipal de Penamacor, o executivo anda bem ao comprar edifícios para poder responder afirmativamente a solicitações que lhe sejam efectuadas por empresas, escolas ou outras.
A proposta da autarquia foi aprovada pro maioria com um voto contra e sete abstenções.
 

Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: