sexta-feira, 17 de abril de 2009

Torneio 24 Horas da Associação Desportiva Penamacorense


Festa do futsal volta a dar Salvador

A prova organizada pela ADEP é um ponto de encontro para quem regressa a Penamacor no fim-de-semana da Páscoa.

O Salvador venceu o Torneio de Futsal 24 Horas, organizado pela Associação Desportiva Penamacorense (ADEP) no fim-de-semana da Páscoa. A equipa desta aldeia do sul do concelho de Penamacor voltou ao topo da classificação depois de em 2008 ter perdido na final frente à equipa da casa. Desta vez a ADEP ficou-se pelo quarto lugar e no pódio surgem três freguesias da zona sul do concelho: Águas (3.º lugar), Pedrógão de S. Pedro (2.º lugar) e Salvador (1.º lugar). As equipas destas três freguesias também dividem os prémios para os melhores. O melhor guarda-redes é Carlos David, do Salvador. Sérgio Tomé, do Pedrógão, venceu o prémio de melhor marcador, com nove golos. João Paquete, de Águas, foi considerado o melhor jogador.
Participaram ainda as equipas do Terra Lince, Aranhas, Benquerença, Junta de Freguesia de Penamacor, Bombeiros Voluntários de Penamacor, Quintas do Anascer, Aldeia do Bispo e Meimão.
Quanto ao jogo da final, o Salvador dominou, impondo uma vitória por 4-1. Célio Gabriel, José Gabriel, Vasco e João Silvestre marcaram para o Salvador e Manuel para o Pedrógão. Feitas as contas, em sete edições do torneio o Salvador leva seis finais e quatro vitórias.
Resultados à parte, o Torneio 24 Horas da Adep é acima de tudo uma festa. “Muita gente só se vê uma vez por ano e muitas vezes vão encontrar pessoas que há muitos anos não viam”, diz o presidente da ADEP, António Duarte.
O torneio com o qual a associação comemora o dia do clube é o ponto de encontro para muita gente, não só da sede de concelho mas também das freguesias. São estas que mais animam o pavilhão municipal, como se viu na final.
A organização convida 12 equipas para o torneio, tantas quanto o número de freguesias. Nem todas podem estar presentes e por isso avançam outras, como aconteceu com os Bombeiros de Penamacor ou o Clube Terra Lince.
“Já houve interesse de empresas e mesmo de entidades de fora do concelho, mas nós mantemos este formato e penso que é o ideal” diz o presidente da ADEP. A associação também vai a jogo com uma equipa própria, mas António Duarte diz que não há mistura entre uma coisa e a outra. E elogia a prestação dos vencedores, afirmando que o Salvador “tem sido uma equipa extremamente regular e muito forte”.
Nas bancadas reina o bairrismo, mas os ânimos mais ou menos exaltados acabam por se esfumar logo após o apito final. E invariavelmente os adversários vão discutir os lances do jogo em convívio no bar do pavilhão.

Autor: José Furtado in jornal A Reconquista

Sem comentários: