quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Lince cada vez mais longe da Malcata?

Algarve e Alentejo: Vão ser criadas as condições de habitat do felino

Lince ibérico de regresso

São 1,2 milhões para que o lince ibérico volte ao Alentejo e ao Algarve. O projecto Iberlinx, uma parceria luso-espanhola, vai criar condições de habitat até Dezembro de 2010 nas zonas de Moura e Barrancos (Alentejo), Valencia del Mombuey (Espanha) e serra de Monchique (Algarve).
O objectivo é que a partir de 2011 exemplares do felino, ameaçado de extinção, sejam reintroduzidos nos seus habitats. Os animais serão oriundos de centros espanhóis e do futuro centro português de reprodução em cativeiro, que está a ser construído na Herdade das Santinhas, em Silves.
Segundo explica a Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas de Alqueva, que lidera o projecto Iberlinx, nos territórios que vão ser reabilitados, numa área total de seis mil hectares, serão introduzidos coelhos e criadas zonas de refúgio e pontos de água entre outras medidas.
Está ainda prevista a criação de uma unidade de gestão dos territórios, um sistema de informação geográfica e um portal da internet, com dados sobre a espécie.
O Iberlinx envolve a EDIA, a empresa Águas do Algarve, a Junta da Andaluzia e o município espanhol de Valencia del Mombuey.
Actualmente existe pouco mais de uma centena de linces ibéricos, que habitam duas zonas em Espanha.

NOTAS

EM TODA A EUROPA
Há três mil anos o lince ibérico (lynx pardinus), agora em risco de extinção, ocupava a área entre Portugal e o Cáucaso.

UM METRO E 13 QUILOS
O lince ibérico é um felídeo, tem um comprimento total de 80 a 100 cm e altura de 40 a 55 cm.Os machos pesam 13 quilos e as fêmeas 9,5 quilos.

COELHO É A REFEIÇÃO
A presa principal do lince é o coelho bravo, que pode constituir 70% a 90% da sua dieta. Consome ocasionalmente pequenos roedores, lebres, cervídeos e algumas aves. Acasala entre Janeiro e Março.

Edgar Nascimento com Lusa

in jornal "Correio da Manhã"

Sem comentários: