segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

17ª JORNADA DA LIGA PIORNOS


O quarteto para a segunda fase está praticamente encontrado. Alcains, Águias do Moradal, Proença e Pedrógão estão em óptima posição para serem os clubes que deverão discutir o titulo de campeão distrital.

A jornada deste fim de semana teve um jogo grande, entre os dois primeiros da classificação, Águias do Moradal e Alcains e teve um derby concelhio, o Valverde – Fundão, com as equipas que jogaram em casa a imporem-se aos seus adversários.
No Estreito a equipa de António Belo impôs a segunda derrota à formação do Alcains, nesse campeonato. A partida teve uma primeira parte equilibrada e por isso não se registaram golos, mas na segunda parte o Águias veio mais forte e marcou, primeiro por Zé Tó, aos 60’, na sequência de um pontapé de canto, apontado por Pira e finalizado de cabeça, e depois por Ednilson, aos 78’, Antes já o Alcains tinha ficado reduzido a 10, por expulsão de Aildo, Alcains que não desistiu e ainda criou algum suspense, quando aos 86 minutos reduziu por Vieira, na conversão de uma grande penalidade ( pode ler o comentário ao jogo neste site ).
Em Valverde a equipa de Micas venceu por 3-0 um Fundão completamente irreconhecível e que neste jogo terá dito adeus à já fraca possibilidade de poder chegar a um dos quatro lugares que dão passagem à segunda fase. Os fundanenses jogaram mais sobre o meio campo adversário, tiveram mais posse de bola, mas os resultados práticos desta estratégia e desse aparente domínio foi nula. O Valverde, que certamente reconhece maior poderio à Desportiva teve que fazer o jogo que lhe fosse mais favorável. Aos 22’ abriu o activo, por intermédio de Daniel Santos, que fez a recarga a uma defesa incompleta de Tiago, o guardião fundanense. Aumentou a conta aos 40’, através de um remate forte de Pina e o terceiro ocorreu aos 51 minutos, por Ricardo Silva. Este jogo ficou ainda marcado pelas duas expulsões de Daniel Santos e Iago, por ambos se terem desentendido, aos 60 minutos. Está foi, também, a oitava derrota da equipa fundanense. Temos algumas dificuldades em encontrar uma época em que tal situação pudesse acontecer à equipa da Desportiva, que, como todos sabem, joga sempre para os lugares cimeiros dos campeonatos distritais.
O Pedrógão de S. Pedro desenvencilhou-se com relativa facilidade do Escalos de Cima. A equipa de Xana chegou facilmente aos 3-0, com dois golos do estreante Hélder Mário e outro de Fábio Portugal e, depois de ter construído um resultado tranquilo, a equipa do Pedrógão baixou a sua intensidade de jogo e permitiu que os comandados de Paulo Macedo chegasse ao tento de honra.
A equipa do Proença ainda passou por um grande susto, quando deixou que a Lardosa chegasse ao 2-0, resultado que se verificava ao intervalo, mas na segunda parte tudo foi diferente e a equipa de Quim Manuel virou o resultado a seu favor, acabando, inclusive, por golear, marcando neste período cinco golos sem resposta. Pela equipa da Lardosa, Martins marcou os dois golos enquanto que os golos do Proença foram assinados por Nuno Alves, Acácio e Bruno Rodrigues.
Em Cernache do Bom Jardim a equipa de António Joaquim teve todas as condições para somar os três pontos na partida com o Vilarregense, mas quem não consegue converter grandes penalidades está condenada a ficar-se apenas pela conquista de um único ponto. O formação do Sernache marcou aos 33 minutos, por Miguel farinha, mas deixou que a equipa de Vila de Rei chegasse ao empate apenas quatro minutos depois.
Quem também esteve muito bem nesta jornada foi a equipa de José Ramalho. A formação de Oleiros chegou a ter três golos de vantagem, com golos de Bernardo e Quim, mas deixou que o Teixoso, que nunca desistiu da partida, reduzisse para 3-2, com os tentos a serem apontados por Costa, de grande penalidade e Canário. Este acaba por ser o único jogo onde se pode considerar ter existido alguma surpresa, considerando, naturalmente, a carreira que os comandados de Mário Pereira têm vindo a fazer.
Em termos de classificação, o Alcains, mesmo tendo perdido mantém-se tranquilo na frente da tabela, com 41 pontos, seguindo a 2ª posição o Águias do Moradal, com 36 e na 3ª posição seguem Proença e Pedrógão, com 31. Já com 5 pontos de diferença está o Valverde, na 5ª posição e o Fundão com 23, a sete daquela dupla.
No próximo fim de semana, quando a Liga Piornos entra nas cinco últimas jornadas, o jogo de maior destaque vai ser o Fundão – Águias do Moradal, visto que o Alcains deverá ter uma jornada tranquila, perante a Lardosa. A deslocação de Pedrógão a Cernache também se afigura de grande interesse.

Autor: José Joaquim Ribeiro in Rádio Cova da Beira

Sem comentários: