quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Há ouro perto de Penamacor e da aldeia de Idanha-a-Velha

Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia vai avançar com trabalhos de geofísica para descobrir onde se localiza a fonte primária do ouro identificado na área circundante ao maciço granítico de Penamacor.

HÁ OURO na área envolvente ao maciço granítico de Penamacor, que se estende até à zona de Idanha-a-Velha. Os estudos foram realizados por investigadores do ex-Instituto Geológico e Mineiro (IGM), actual Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação, (INETI), organismo que se prepara para avançar com trabalhos de geofísica para descobrir de onde vem, afinal, o referido metal precioso e quais são as suas características. Os estudos permitirão testar também a hipótese de existência de jazigos de ouro na região e respectiva importância económica.
A sugestão foi feita por Carlos Inverno, investigador principal, com nomeação definitiva, do INETI, no âmbito das Provas de Agregação na Universidade de Lisboa, a que se submeteu, com aprovação. O investigador fez referência ao caso do ouro nesta região fronteiriça, no âmbito da síntese de uma aula para a Licenciatura em Geologia, intitulada “Comparação entre os jazigos de ouro do tipo orogénico (ou mesotermais) e os jazigos de ouro associados a intrusão. Algumas explorações para Portugal”, e que foi parte integrante das referidas Provas de Agregação.
Autora: Lúcia Reis in Jornal do Fundão

Sem comentários: