terça-feira, 4 de março de 2008

DISTRITAL CONTINUA COM MUITA ANIMAÇÃO


O desfecho da jornada deste fim de semana contribuiu para que o C.D.de Alcains se distanciasse dos seus adversários directos. Venceu , como se esperava , o seu jogo e aproveitou a escorregadela de Fundão no Teixoso e Sernache em Pedrogão de S. Pedro.

O líder do campeonato, que ainda sentiu alguma pressão por parte da equipa do Proença, na primeira parte do desafio, acabou por golear, com a normalidade de quem parte para o jogo com elevado índice de favoritismo. Ricardo Costa abriu o activo, aos 41 minutos, resultado que se verificava ao intervalo. No segundo tempo Manoel elevou a contagem para 2-0, Ricardo Costa voltou a facturar, para fazer o 3-0 e Tabarra fechou a conta.

No Teixoso os fundanenses da Desportiva tinha um jogo que teoricamente seria para ganhar mas o que acabou por acontecer foi um registo sem golos. Não foi por não terem criado oportunidades em número suficiente que a ADF deixou os dois pontos naquela vila do concelho da Covilhã. Foram realmente muitas as oportunidades mas a falta de pontaria dos seus dianteiros resultou no nulo que se registou no final da partida. Este resultado fez com que os fundanenses perdessem dois pontos para o Alcains, ficando agora a três pontos do adversário do próximo fim de semana.

Em Pedrogão de S. Pedro o Vitória de Sernache tinha, já se sabia, uma tarefa muito difícil para ultrapassar e isso veio a verificar-se com o desenrolar da contenda. A equipa de Xana, muito apoiada pelo seu publico, conseguiu um triunfo muito importante para a sua campanha, contribuindo, também, para distanciar ainda mais o Vitória, do líder do campeonato. O único golo da partida foi apontado por Theres, aos 54’, numa recarga a um remate de Gonçalo que esbarrou no poste da baliza de Belmiro. O Sernache, com esta derrota, passou a ter cinco pontos de diferença para o Alcains.

No derby do concelho de Oleiros, a equipa de José Ramalho impôs-se à formação de António Belo, vencendo por 2-0. Este jogo, que normalmente é disputado sob grande tenção, por intervenientes e, principalmente, pelo público afecto às duas equipas, começou muito bem para a equipa de Oleiros, que conseguiu marcar muito cedo, como seria de esperar, a formação do estreito reagiu mas, dessa reacção não conseguiu tirar proveitos efectivo e foi o Oleiros que, já na segunda parte, volta a marcar, conquistando uma vitória merecida e ultrapassando este seu adversário na tabela classificativa.

A equipa da Atalaia do Campo, provavelmente pensando que seriam favas contadas o jogo com os vizinhos da Lardosa, venceu mas o resultado não terá sido aquele que os jogadores e sobretudo a equipa técnica estariam à espera. Não se contestando a justeza da vitória dos comandados de Paulo Serra, resultado foi de 2-3, que revela bem o empenhamento dos homens da Lardosa.

A surpresa da jornada acabou por acontecer em Valverde. A equipa de Micas foi surpreendida pela formação que estava na última posição da tabela classificativa. A Póvoa de Rio de Moinhos foi a primeira a marcar, por intermédio de Cláudio, João Alves conseguiu equilibrar o resultado, fazendo o 1-1, mas Artur acabaria por dar os três pontos à formação comandada por António Morais, resultado que lhe permitiu deixar a última posição da tabela classificativa.

Em Vila de Rei a formação da casa impôs-se à equipa de Paulo Macedo, o Escalos de Cima, por uma bola a zero, um resultado que não deixa de ser aquele que antecipadamente se previa, entre clubes que estão ali muito próximos na tabela classificativa. O factor casa, em determinadas partidas, é condição muito importante para que as equipas joguem com mais arreganho, foi, provavelmente, o que também aconteceu neste jogo.

Em termos de tabela geral, o Alcains é líder com 46 pontos, seguido da Desportiva do Fundão, com 43, depois segue-se um duo constituído por Vitória de Sernache e Atalaia do campo, com 41. O Oleiros, que ocupa a 5ª posição, já está a 10 pontos do primeiro lugar .

No próximo fim de semana joga-se a partida que pode valer o titulo. No Municipal do Fundão vão encontrar-se ADF e CDA. Uma vitória da equipa de João Laia deixa os dois conjuntos igualados na primeira posição, no entanto, se o triunfo sorrir ao clube de Alcains estes quase que podem fazer a festa, pois deixariam este adversário directo a seis pontos. Vai ser, sem duvida, um jogo de grandes emoções e que vai ter honras de relato na RCB – Rádio Cova da Beira.

Autor: José Joaquim Ribeiro in Rádio Cova da Beira

Sem comentários: