segunda-feira, 10 de março de 2008

DESPORTIVA DO FUNDÃO É O NOVO LÍDER DO DISTRITAL


O jogo entre Fundanenses e Alcainenses, que terminou com a vitória da equipa do Fundão, ditou que os dois conjuntos passam a partilhar o topo da tabela geral, com vantagem da Desportiva do Fundão, pela diferença no goal-alvarege.

Era sem qualquer dúvida o jogo mais importante desta jornada, aquele que se realizou no Municipal do Fundão. O Alcains chegou ao Fundão com três pontos de vantagem e, pela qualidade do seu plantel, tinha ligeira dose de favoritismo, para este confronto, se bem que, o que aconteceu entre os dois clubes, na primeira volta, deixava antever uma partida muito equilibrada e, certamente, muito táctica.

Foi o que acabou por acontecer. Não se presenciou uma grande partida de futebol e, para surpresa geral, o Alcains acabou por ser uma equipa muito acessível para os fundanenses. Os jogadores da Desportiva foram melhores nos vários capítulos de jogo, foram quem mais oportunidades de golo criou e, para coroar essa sua melhor prestação, marcou um golo, sem resposta do adversário. Rui Paulo, que já jogou em Alcains, foi que finalizou com êxito, aos 20 minutos.

Na Atalaia, o Valverde ainda conseguiu aguentar até ao intervalo a maior pressão da equipa da casa. A formação de Paulo Serra, que dominou o jogo durante os 90 minutos, cresceu, todavia, de forma significativa na segunda parte e, por isso, conseguiu marcar por duas ocasiões. Primeiro aos 48’ e depois aos 75, com ambos os golos a terem a assinatura de David Nogueira. Com este resultado e, beneficiando do empate do Sernache, a Atalaia do Campo subiu ao terceiro posto da geral.

O Sernache começou da melhor maneira o jogo com a equipa de Oleiros, marcando aos 7’, por intermédio de Paulo Lopes, no entanto, talvez por ter acreditado cedo de mais que a vitória já não lhe fugia, descomprimiu e deixou que o Oleiros crescesse nos minutos finais da partida. Aos 85’ Fernando Miguel introduziu a bola na sua própria baliza, colocando o resultado empatado e, dois minutos depois foi Lúdvico a finalizar com êxito, colocando o resultado favorável à equipa de José Ramalho. Valeu que, ainda os homens do Oleiros estavam a festejar o golo, na reposição de bola em jogo o Vitória voltou a marcar, fixando o resultado final no empate a dois golos. Com este resultado o Sernache desceu na classificação e passou a ter quatro pontos dos dois lideres.

No Estreito a equipa do Águias do Moradal tirou a barriga de misérias, no que a golos diz respeito. Marcou oito sem resposta à Lardosa . Valadas, Edmilson, Tomba, David, Jardel e Rui Reis foram os autores dos golos. Uma vitória fácil para os comandados de António Belo.

Em Proença o Pedrogão começou melhor e melhor terminou a partida. Abriu o activo por Roque mas em duas ocasiões deixou que a equipa da casa conseguisse chegar à igualdade, com golos de Esteves. Para a conquista dos três pontos foi fundamental o golo de Fábio Portugal apontado aos 76 minutos. Uma vitória muito suada dos homens comandados por Xana.

Em Escalos de Cima a equipa da casa venceu o Teixosense mercê de um auto-golo de Foito, um lance infeliz que ocorreu logo aos 10 segundos da partida. Apesar de ainda haver 90 minutos para jogar, é como se o jogo tivesse começado com o Escalos a vencer. Qualquer estratégia fica desfeita de imediato ...

Na Póvoa de Rio de Moinhos as coisas não correram nada bem à equipa da Casa. Perdeu por 2-0, com o Vilarregense, golos de Daniel e Amounik, e jogou toda a segunda parte reduzida a 10 unidades por expulsão de Flávio muito próximo do intervalo. Para que o ramalhete ficasse completo, nem António Morais, o treinador, escapou. Foi, também ele, expulso do banco.

Quando faltam cinco jornadas para o termo do campeonato, o que se pode dizer é que já há muitos anos que não havia um campeonato tão intenso e tão disputado. Em boa posição estão quatro clubes para poderem discutir a conquista do titulo: AD Fundão, Alcains, que lideram, Atalaia do Campo, que tem menos dois pontos e Vitória de Sernache, que está a quatro pontos dos comandantes. Oleiros e Águias do Moradal, embora matematicamente ainda tenham hipóteses, já se encontram a nove pontos dos primeiros.

Quais os jogos que faltam aos dois comandantes:
ADFundão: joga em Pedrogão, recebe o Oleiros, desloca-se à Lardosa, recebe o Valverde e finaliza o campeonato em Vila de Rei.
Alcains: recebe o Teixosense, desloca-se aos Escalos e Pedrogão, duas saídas seguidas, recebe o Oleiros e termina o campeonato na Lardosa.

Não se pode dizer que o calendário seja melhor para um do que para outro.

Autor: José Joaquim Ribeiro in Rádio Cova da Beira

Sem comentários: