domingo, 15 de maio de 2011

Penamacor: Centro escotista com interesse público

O projecto para o Meimão foi apresentado em 2009.


O Centro de Actividades Escotistas está previsto para a freguesia de Meimão.

In jornal "A Reconquista"
Link

terça-feira, 10 de maio de 2011

Passeio da Páscoa IV











Passeio da Páscoa III










Passeio da Páscoa II











Como já aqui referimos anteriormente, na passada Páscoa realizou-se o já tradicional passeio de BTT da nossa terra, que contou com uma elevada participação e com um percurso pedestre.
O nosso conterrâneo Lionel Lourenço, a quem agradecemos, fez-nos chegar mais um lote de imagens referentes a este evento e que aqui partilhamos.

CHEGOU AO FIM A LIGA COVIFIL

Depois da ADEP ter conquistado o título de campeão distrital a última jornada tinha como principal finalidade encontrar o outro finalista da Taça de Honra José Gonçalves Farromba. O Sernache, que já tinha vantagem sobre a ADEP, chegando-lhe um empate para atingir os objectivos, não deixou os seus créditos por mãos alheias e venceu em Pedrógão, por 1-0.

A ADEP, a descomprimir da festa de campeões comemorada na semana passada, não resistiu à maior ambição e quiçá, maior motivação, do Proença, tendo perdido por 4-2. A equipa de Hugo Andriaça até foi a primeira equipa a marcar no encontro, por intermédio de Ricardo Costa, logo aos 15 minutos, mas depois adormeceu à sombra do resultado e deixaram que o Proença, por intermédio do jovem Suisso, chegasse ao empate, aos 35 minutos. Galvanizados com este golo a equipa de Quim Manuel virou o resultado, aos 44’, por Filipe. Na segunda parte a toada de jogo manteve-se e Fábio iria aumentar, para 3-1, aos 59. Vasco ainda reduziu, aos 75, mas o mesmo Fábio fechou a conta aos 80. A equipa de Proença terminou com chave de ouro o campeonato e o seu treinador só pode estar satisfeito com excelente trabalho que realizou ao longo da temporada e com o crescimento dos seus meninos. A base para o próximo ano está lançada.

Na Atalaia do Campo o jogo entre a equipa da casa e o Alcains era mesmo para se cumprir calendário, dai que o jogo não tivesse a qualidade que poderia ter se houvesse objectivos a atingir. O jogo terminou empatado a um golo, com Fábio Brito a marcar para a equipa da casa, aos 61 minutos e Mário Pina, para o CDA, aos 88. pode ler a crónica do jogo em separado no nosso site.

Em Pedrógão o Sernache conseguiu os seus objectivos. Necessitava apenas do empate para chegar à final da Taça de Honra mas os comandados de Filipe Avelar foram mais além. Abordaram o jogo de forma a não se deixarem surpreender e, aos 17 minutos chegaram à vantagem no marcador, por intermédio de Rabãa. A equipa de Xana ainda esboçou uma ténue reacção, mas seria a formação forasteira a ter mais duas boas ocasiões de poder ampliar o marcador.

Com este resultado o Vitória de Sernache vai jogar no próximo domingo, no Estádio Municipal de Belmonte, a final da Taça de Honra, José Gonçalves Farromba com o Oleiros o vencedor da Liga Covifil, fase de apuramento para o 7º lugar.

Na última jornada para o apuramento do 7º lugar o Oleiros venceu o Escalos de Cima, por 4-2 e as equipas de Vila Velha de Ródão e Teixosense empataram a dois golos.

Concluídas as duas fases da Liga Covifil a classificação final dos 11 clubes participantes ficou assim ordenada: 1º Penamacorense, 2º V. Sernache, 3º Atalaia do Campo, 4º Alcains, 5º Pedrógão S. Pedro, 6º Proença, 7º Oleiros, 8º Vilarregense, 9º Teixosense, 10º Vila Velha de Ródão e 11º Escalos de Cima.

Numa outra ocasião iremos fazer o balanço desta Liga Covifil, mas o que mais importa é que os clubes comecem desde já a trabalhar para que no próximo ano possam apresentar-se em óptimas condições de disputarem esta prova, de preferência com mais dois ou três clubes.

Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"

sábado, 7 de maio de 2011

21ª Meia Maratona de Lisboa










No passado dia 20 de Março teve lugar a 21ª Meia Maratona de Lisboa que atravessou a ponte 25 de Abril e terminou em Belém.
Pela segunda vez consecutiva, contou com a participação de uma animada comitiva de Pedroguenses e culminou num animado almoço de confraternização.
A nossa conterrânea Andreia Penedo enviou-nos o registo fotográfico deste evento que aqui partilhamos.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Penamacor: Hotel com obras no terreno

As máquinas já chegaram à Quinta do Cafalado

A entrada de um novo sócio foi decisiva no avanço do projecto, que aumenta o número de quartos e ganha um complexo termal.

In jornal "A Reconquista"

Penamacor: Presidente da junta diz que termas de Águas “foram esquecidas”

O presidente da Junta de Freguesia de Águas estranha a rapidez com que a Câmara Municipal de Penamacor está a legalizar as termas para o novo hotel, em contraponto com o processo longo que envolve as termas de Águas.

In jornal "A Reconquista"

Emprego: Penamacor continua ligada à Covilhã

O concelho de Penamacor vai continuar a recorrer ao Centro de Emprego da Covilhã se assim o entender. A garantia foi deixada pelo secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional, Valter Lemos.
A Câmara Municipal de Penamacor recebeu no final de Fevereiro uma carta do Instituto do Emprego e Formação Profissional em que se anunciava a reintegração do concelho na área do Centro de Emprego de Castelo Branco. A mudança foi prontamente contestada pelo presidente da autarquia, Domingos Torrão.
Questionado pelo Reconquista o secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional esclarece que havia uma orientação para os serviços se ajustarem às NUT´s correspondentes, mas tal não é obrigatório.
"A orientação que o Instituto do Emprego teve do meu lado é de que esse ajustamento far-se-ia para os casos em que houvesse concordância das respectivas autarquias", esclareceu o governante.
Em Penamacor a autarquia pretende continuar ligada ao Centro de Emprego da Covilhã "e é isso que vai ser respeitado, não há qualquer diferença em relação aos outros concelhos que estão nessa mesma situação", reforça Valter Lemos.

Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Reconquista de 5 de Maio de 2011

Rancho de Aranhas recupera trajes de antigamente




O Rancho Folclórico de Aranhas está a remexer na memória da aldeia para encontrar a forma de trajar que se perdeu com os anos. O trabalho que tem vindo a ser feito com a colaboração de Lopes Marcelo já começou a dar frutos, com a recuperação da forma de vestir do moleiro ou da ceifeira, entre algumas profissões de outros tempos.

FREGUESIA DE ÁGUAS SENTE-SE PRETERIDA

A Assembleia municipal de Penamacor aprovou por maioria, com a abstenção do presidente da junta de Águas, a constituição da sociedade que vai apostar num complexo termal na quinta do Cafalado, junto ao hotel que começou a ser construído na vila.

Francisco Barreto nada tem contra o hotel mas estranha que a câmara aposte num investimento incerto quando tem um investimento certo nesta área: as termas da Fonte Santa, na freguesia de Águas, que acabam de ser legalizadas "abstenho-me na votaçao referente ao protocolo para a constituição de uma sociedade por esta englobar uma cláusula que obriga o município a fazer investimento em estudos para balneário termal. Uma vez que existe uma concessão para as termas de Águas e nada foi definido ou programado para as mesmas, não se compreende agora este investimento incerto".

Na resposta, Domingos Torrão descansa o presidente da junta de Águas e garante total empenho no investimento das termas da Fonte Santa "o contrato de concessão assinado é para cumprir, os investimentos são para realizar mas sempre com parcerias privadas".

Para já a sociedade que foi constituída vai começar o processo de legalização do complexo termal na quinta do Cafalado onde, segundo o presidente da câmara de Penamacor, já começaram as obras do hotel com um novo parceiro privado. Oposição elogia a nova parceria, recorda as reservas que sempre teve em relação ao anterior e lamenta os 9 anos perdidos "passados estes nove anos afinal onde é que está a Martep? quem é que tinha razão? é preciso ter memória" adianta Francisco Abreu.

Se tudo correr como previsto, o hotel estará pronto dentro dos prazos estipulados no contrato assinado com o Instituto de Turismo de Portugal: Junho do próximo ano. Esta semana a empresa agora constituída vai apresentar uma candidatura para a segunda fase da quinta do Cafadado: o complexo termal.

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

AFCB: ÚLTIMAS NOMEAÇÕES NA LIGA COVIFIL

Para a décima e derradeira jornada da Fase Final da Liga Covifil, e já com o campeão distrital conhecido (ADEP), o conselho de arbitragem da Associação de Futebol de Castelo Branco, nomeou para o jogo Proença-à-Nova – Penamacorense, o árbitro de 3ª categoria nacional, Bruno Nave.

Com os restantes encontros também marcados para domingo, às 16 horas, o juiz Luís Cruz vai estar no Pedrogão de S. Pedro – Vitória de Sernache, enquanto André Nunes dirigirá o jogo Atalaia do Campo – CD Alcains.

Nesta última ronda, o único interesse reside apenas no apuramento do 2º finalista da Taça da Honra “José Farromba”.

Relativamente a essa fase, a equipa do Oleiros, que vai estar na final no próximo dia 15 de Maio, defronta este domingo o Escalos de Cima, e o árbitro nomeado foi Ricardo Alexandre.

Para o encontro Vila Velha de Rodão – GD Teixosense, foi escolhido Ricardo Fontes.

Folga nesta última jornada da fase de apuramento do finalista da Taça de Honra, a equipa do Vilarregense.

Entretanto este sábado, e a contar para o play-off final do campeonato distrital de séniores futsal masculino, o árbitro de 2ª categoria nacional, Izaldo Barata vai dirigir o 2º jogo entre o Sporting da Covilhã e a Associação Cultural de Alcaria.

O encontro realiza-se às 21 horas no pavilhão da UBI, e em caso de vitória, a equipa serrana sagra-se pela primeira vez campeã distrital.

Se houver necessidade de um terceiro jogo, o mesmo disputar-se-à na Covilhã, no domingo, às 17 horas, com arbitragem a cargo do juiz de 1ª categoria nacional, Romeu Afonso.

A contar para a Final da Taça da AFCB de Juvenis de Futsal masculino, o conselho regional de arbitragem, nomeou o árbitro de 3ª categoria nacional, Rui Vitório Pedro, para dirigir a partida, Casa do Benfica em Alcains – AR Boa Esperança.

O encontro está marcado para este sábado, às 17 horas, no pavilhão da Escola Secundária de Alcains.

No que diz respeito ao campeonato distrital de Juniores “A”, os jogos realizam-se este sábado, e às 16 horas, jogam na Covilhã, AD Estação – UD Belmonte, com arbitragem de Nelson Araújo, enquanto que às 17 horas, defrontam-se, Bairro Valongo “A” – Bairro Valongo “B”, e Vitória de Sernache – Sporting da Covilhã.

O conselho de arbitragem presidido por Jorge Nunes, nomeou para estes encontros, os árbitros, Gonçalo Tomás e João Silva, respectivamente.


Autor: Miguel Malaca in "Rádio Cova da Beira"

terça-feira, 3 de maio de 2011

PENAMACORENSE É CAMPEÃO DISTRITAL


Penamacor está em festa. A equipa mais representativa do concelho conquistou esta tarde, a uma jornada do fim do campeonato, a Liga Covifil e apurou-se para disputar o campeonato nacional da 3ª divisão na próxima temporada.

Este era o principal objectivo do clube. Quer os dirigentes quer o técnico, Hugo Andriaça, sempre se assumiram como favoritos à vitória no campeonato. O treinador teve o desplante de dizer, ainda antes de se iniciar o campeonato, que a sua equipa era a melhor, que ele era o melhor e que por isso, acontecesse o que acontecesse, a sua equipa iria ser campeã distrital. Na altura estas declarações foram consideradas arrogantes por muitos agentes ligados a este fenómeno, o que é um facto é que a ADEP venceu a fase regular com relativa facilidade, conseguiu amealhar os pontos necessários para que na fase final não fosse surpreendida.

Nesta carreira triunfal a equipa comandada por Hugo Andriaça realizou 29 jogos, 20 na fase regular e 9 na fase final, nestes vinte e nove jogos venceu 22, empatou 5 e só perdeu dois encontros, um na fase regular, em Oleiros, por 2-0 e outro na fase final, em Cernache, por 5-1. Marcou 70 golos e sofreu 19. Na fase regular marcou uma média de 2,7 golos por jogo, na fase final apontou uma média, mais baixa, de 1,78 golos por jogo.

Os números apresentados não deixam margem para duvidas, a ADEP foi a melhor equipa da Liga Covifil e por isso mereceu fazer a festa.

No jogo desta tarde a equipa de Penamacor não esteve ao nível de outros jogos, muito por culpa da boa actuação da equipa da Atalaia do Campo. A equipa do concelho do Fundão deslocou-se a Penamacor com apenas 11 jogadores e foram estes que criaram muitas dificuldades aos novos campeões distritais. A Atalaia do Campo, sem alternativas, bateu-se muito bem durante toda a partida e foi inclusive a primeira equipa a criar perigo, por Ivan Torres. A ADEP ganhou vantagem no marcador aos 49’, por Manoel, concluindo de cabeça um ataque da sua equipa. Este jogador seria excluído da partida aos 65’, por ter visto segunda cartolina amarela, pouco tempo antes Ivan Torres voltou a estar perto de marcar mas o remate saiu na direcção dos ferros da baliza de Oleh. A Atalaia do Campo também iria acabar o jogo com menos uma unidade, por expulsão de Janilson, aos 90’, também por duplo cartão amarelo.

Em Cernache do Bom Jardim a equipa do Vitória tinha como principal motivação adiar a festa dos penamacorenses. Os comandados de Filipe Avelar sabiam que a tarefa era difícil, no entanto, só vencendo o seu jogo com o Proença é que podiam adiar a festa da ADEP se eventualmente esta tropeçasse ante a Atalaia. Como se sabe não foi isso que aconteceu mas o Vitória fez o que lhe competia, vencer o seu jogo. Venceu por 2-0 e ainda se deu ao luxo de falhar uma grande penalidade. Aos 42 minutos David Vieira marcou o primeiro golo, resultado com que chegaram ao intervalo. Na segunda parte, aos 60’ Alan Santolini ampliou para 2-0 e o 3-0 só não aconteceu porque Rabãa, ao tentar converter uma grande penalidade rematou por cima da baliza. Com mais este triunfo o Vitória está em muito boa posição para conquistar o direito a disputar a final da Taça de Honra, José Gonçalves Farromba, que se há-de disputar no dia 15 de Maio no Municipal de Belmonte. Para já tem dois pontos de vantagem sobre a ADEP e vantagem sobre esta formação nos confrontos directos.

Em Alcains a equipa do CDA teve o pássaro na mão mas não conseguiu segura-lo. Os comandados de João Laia esteve a vencer por 2-0, mas permitiram que a equipa de Pedrógão chegasse à igualdade. O primeiro golo, obtido aos 45’, resulta de uma grande penalidade cometida por Sousa sobre Fiúza e que Betinho converteu. Na segunda parte e logo aos 6 minutos Tomé fez um chapéu ao guardião contrário e colocava a sua equipa a vencer por 2-0. A reacção da equipa de Xana deu-se aos 70 minutos quando foi assinalada uma grande penalidade que Betinho terá cometido. Caronho reduziu e seis minutos depois foi Ricardo Santos a fixar o resultado num empate a dois. As duas equipa já não têm outros objectivos que não sejam o de honrarem os clubes que representam.

A Liga Covifil, a uma jornada do final, tem a ADEP com 44 pontos, seguido do Sernache com 39, Atalaia 32, Alcains 26, Pedrógão 25 e Proença 21

Com o campeão encontrado a última jornada vai servir apenas para que se defina quem vai jogar a final da Taça de Honra, com o Oleiros. A ADEP joga em Proença e o Sernache desloca-se a Pedrógão. Como já foi salientado o Vitória tem dois pontos de vantagem sobre a ADEP.


Oleiros é o primeiro finalista da Taça de Honra

Na luta pelo 7º lugar da Liga Covifil e finalista da Taça de honra, o Oleiros, com a vitória que alcançou na tarde deste domingo sobre o Vilarregense, por 4-0, assegurou presença em Belmonte, dia 15 deste mês, na final da Taça de Honra José Farromba. A equipa de João Paulo Natário conseguiu no espaço de dois minutos marcar outros tantos golos e, praticamente, arrumar o jogo a seu favor. Esteves marcou o primeiro aos 9 minutos e o segundo aos 11. Na segunda parte a equipa de Oleiros marcou mais dois, o terceiro, por Laranjo, aos 69’ e o 4º foi de novo da autoria de Esteves, sobre o final da partida.

No Teixoso também se marcaram muitos golos, o primeiro foi muito próximo do intervalo, por intermédio de Caniço, para a equipa da casa. Logo no primeiro minuto da segunda parte Tiago Felizardo fez o 2-0 e quatro minutos depois foi Luís Afonso que introduziu a bola na sua própria baliza, fazendo o terceiro para o Teixosense. Aos 58’ Martins ainda reduziu para a equipa de Escalos de Cima, mas Miguel, de grande penalidade, iria fixar o resultado em 4-1 para a equipa da casa.

Neste campeonato também já está tudo definido e a última jornada será mesmo para que se cumpra calendário. Vão jogar Oleiros – Escalos e V. V. Ródão – Teixosense.


Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"

POLÍTICAS GLOBAIS PRECISAM-SE

Os 1.700 milhões de euros de investimento previstos nos 8 programas do QREN que se destinavam ao interior do país, ficaram reduzidos a muito pouco. Apesar disso o presidente da comissão de coordenação e desenvolvimento da regional (CCDR) do Centro considera que se forem concretizadas algumas centenas de milhões já será positivo.

" O número ainda está a ser apurado, mas penso que estão em umas centenas de milhões. A grande questão é saber se estes milhões se realizam e se têm sucesso", refere Alfredo Marques.

Os dados deixados em Penamacor pelo presidente da comissão de coordenação e desenvolvimento regional do Centro, convidado da assembleia municipal para falar de desenvolvimento regional. Um desenvolvimento condicionado pelo esvaziamento do interior do país. Para Alfredo Marques a desertificação do interior não é uma fatalidade, mas para isso são necessárias políticas globais que até agora têm sido inexistentes

"Em primeiro lugar não são só os fundos estruturais que podem resolver este problema, têm que ser políticas globais, nomeadamente para o Interior onde os problemas são mais agudos. Se estamos à espera que sejam os fundos estruturais a resolver o problema não vamos lá, e até agora não têm existido essas políticas globais", explica o presidente da CCDRC.

Para Alfredo Marques o calcanhar de Aquiles dos fundos comunitários para o desenvolvimento regional tem sido o investimento privado. Segundo aquele responsável, desde que Portugal aderiu à União Europeia, em 1986, e o início do actual quadro comunitário, em todos os programas de apoio ao mundo rural, 80% do investimento foi público e apenas 20% privado

" A componente privada foi o grande problema. Estou de acordo com o que disse o vice-presidente da câmara municipal de Penamacor quando disse que as AIBT´s foram insuficientes para resolver os problemas da região. As acções integradas de base territorial (AIBT) não tinham capacidade para ir muito longe porque eram políticas isoladas", defendeu aquele responsável.

Por isso no actual quadro comunitário privilegia-se o investimento privado. No caso de Penamacor, existem 10 investimentos privados candidatados ao programa Beira Baixa Terras de Excelência que representam 7 milhões de euros. Um pacote onde não está incluído o hotel da quinta do Calafado.


Autores: Paulo Pinheiro e Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"