sexta-feira, 15 de abril de 2011

Autarca PS: "Salazar foi melhor que Governos pós-25 de Abril"

Um autarca de Penamacor não tem dúvidas: a falta de medidas de desenvolvimento é mais grave agora que no tempo de Salazar.

O vice-presidente da Câmara de Penamacor, António Cabanas (PS), destacou hoje que "em matéria do interior até Salazar foi melhor que os governos pós-25 de Abril", ao criticar a falta de medidas de desenvolvimento, que ele e outros responsáveis consideram urgentes.

António Cabanas falava na sessão de abertura do seminário Desenvolvimento Regional e a Desertificação Rural no Contexto Transfronteiriço, promovido em Penamacor pela União de Sindicatos do Distrito de Castelo Branco (USCB).

O autarca frisou que condena o regime fascista, "não me interpretem mal", sublinhou, mas traçou a comparação para destacar a gravidade "a que chegou a centralização do Estado".

Salazar pelo menos tinha políticas


Para o autarca, "em matéria do interior, até Salazar foi melhor que os governos do pós-25 de Abril, apesar das vicissitudes e defeitose nem vale a pena falar deles porque foram muitos". Seja como for, "para o mundo rural, Salazar pelo menos tinha políticas, coisa que não temos tido nos últimos anos", destacou.

O vice-presidente de Penamacor teme que as medidas de austeridade agravem o fecho de serviços públicos e defendeu que, em vez disso, se avance com a regionalização "para a região se desenvolver", apontando como bons exemplos "os arquipélagos da Madeira e dos Açores".

Entre 2004 e 2009, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o distrito perdeu oito mil habitantes, destacou Luís Garra, presidente da USCB, que também defendeu a regionalização e pediu "maior coesão na distribuição de fundos comunitários".

Mundo rural está deserto


Do total dos projetos aprovados ao abrigo do sistema de incentivos às empresas, do Quando de Referência Estratégico Nacional (QREN), "o distrito de Castelo Branco tem um peso de 2,4 por cento", referiu, com o meio rural praticamente deserto de população e empresas.

O cenário português contrasta com o da raia espanhola, onde, por exemplo, na região da Extremadura. Aí, "65 por cento da população vive em meio rural, muito acima dos 18 por cento da média espanhola", destacou Ramón Barco, sindicalista das Comisiones Obreras (CCOO) de Espanha.

As grandes empresas "estão mesmo situadas no meio rural", acrescentou. Anabela Diniz, docente da Universidade da Beira Interior (UBI), investigadora na área do desenvolvimento regional, questionou o
encerramento generalizado de escolas em Portugal, defendendo uma análise cuidada de cada caso.

Não se atraem famílias


Sendo certo que "não pode haver estabelecimentos com poucos alunos, também não se atraem famílias para os territórios se o ensino obrigar a percorrer muitos quilómetros diariamente. Há uma proximidade mínima que tem que ser garantida", sublinhou.

A existência de escolas é uma das peças de marketing territorial que Anabela Diniz defende para repovoar as áreas rurais, "mas não se o pode confundir com publicidade: o marketing territorial é a criação de medidas". A investigadora aponta a ligação da região a outras, dentro e fora do país, com laços sociais, culturais e económicos, por forma a criar redes com escala que permitam o desenvolvimento de negócios.

De acordo com Anabela Diniz, "não falta gente que investiga e traça estratégias", mas falta muitas vezes, "atenção de quem governa" para as soluções apontadas: "se não houver mais gente na região e nos territórios rurais, nada feito", concluiu.

In jornal "Expresso"

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Vale da Senhora da Póvoa presta homenagem póstuma a António Pires Carrilho


Já foi feita a placa toponímica que substituirá a existente, no Largo das Festas de S. Tiago. Este painel toponímico foi executado por Maria do Carmo Mugeiro, artesã, natural desta aldeia.

No próximo dia 24 de Abril, Domingo de Páscoa, vai ser prestada homenagem póstuma a António Pires Carrilho, autarca desta freguesia desde 1976 a 2002, conforme decidido pela Assembleia da Freguesia desta localidade, em sessão ordinária do dia 22 de Setembro de 2010, que, dando seguimento à petição apresentada por Joaquim Adelino no sentido de se prestar homenagem ao ex-presidente da Junta de Freguesia, António Pires Carrilho, e que a mesma seja levada a efeito atribuindo o seu nome ao actual Largo das Festas.
António Pires Carrilho cumpriu comissão militar obrigatória na Guerra do Ultramar em Angola. Pertenceu à Companhia de Caçadores 448 e no dia 21 de Fevereiro de 1965, numa emboscada, foi ferido tendo-lhe sido amputada uma perna. Foi condecorado com a Cruz de Guerra de 1ª Classe, conforme descrito na OE 24/III/65.
António Pires Carrilho faleceu em 2005.
Já foi feita a placa toponímica que substituirá a existente, no Largo das Festas de S. Tiago.
Este painel toponímico foi executado por Maria do Carmo Mugeiro, artesã, natural desta aldeia.
A banda de música de Aldeia de João Pires vai estar presente neste domingo de Páscoa, colaborando nos actos religiosos e na festa de homenagem.


Por: Américo Valente in jornal "Cinco Quinas"

Agricultores reivindicam nova “Reforma Agrária”

Emparcelamento da Benquerença ficou a meio e está a promover o abandono do campo. Ninguém sabe de quem é a terra. Os agricultores querem alargar as explorações e não conseguem

O TRACTOR avança lentamente sobre o prado verdejante da Quinta das Morgadas, na Benquerença, concelho de Penamacor. António Farias anda a preparar o pasto para as ovelhas, destruindo as touceiras de juncos que invadiram o prado, durante o Inverno. O depósito com o herbicida está atrelado ao tractor, enquanto um ajudante vai aplicando o produto com o pulverizador.

É Primavera. Os campos parecem rios de flores e o canto dos pássaros ilude o abandono. São cada vez menos os agricultores que resistem. António Farias é um deles. Passou quase metade da vida (vai nos setenta e picos) à espera de melhores dias para a agricultura. Primeiro, à espera do Regadio, que chegou à Benquerença em finais dos anos 80. Depois do emparcelamento. Foram décadas a fio. Muitos dos que partilhavam o sonho, deixaram de acreditar e abandonaram o campo. Outros morreram à espera. António Farias resiste mas também tem vontade de desistir. “Acreditei que a agricultura fosse avante, mas enganei-me”, diz com tristeza, olhando para a terra por cultivar. A estrutura fundiária era um obstáculo ao desenvolvimento e acreditou, (como cerca de 85% dos agricultores da Benquerença), que o emparcelamento ia trazer a desejada mudança. Engano seu!

O Ministério da Agricultura criou o banco de terra, para reorganizar a distribuição dos terrenos, atribuiu alguns lotes, mas abandonou o processo, a meio, deixando muitos hectares ao abandono e muitos imbróglios por resolver. “Após a delimitação da área a emparcelar, que saiu, em Diário da República, quando António Guterres era Primeiro-ministro, deixou de ser possível vender ou comprar na área do emparcelamento”, recorda António Cardoso, que tem uma forte ligação à terra e desejava ampliar a sua exploração.

Cinco anos depois, a transmissão de terrenos, bem como a legalização da posse da terra continuam bloqueadas e há lotes com vários proprietários lá dentro. É uma verdadeira anarquia.

Por: Lúcia Reis in "Jornal do Fundão"

LIGA COVIFIL – 6ª JORNADA FASE FINAL

A jornada seis da liga Covifil ficou marcada por alguns actos de violência, que devia envergonhar quem pratica tais actos e acaba por envergonhar todos os agentes que fazem do futebol uma festa.

Na Atalaia do Campo, foi Cláudio quem protagonizou um acto inadmissível, ao agredir um adversário e, não contente com essa reprovável acção ainda cometeu uma outra bem mais gravosa. Quando já se dirigia para os balneários, depois de ter sido expulso, voltou a atrás e foi agredir o auxiliar do árbitro, João Diogo.

O outro jogo onde também não correram bem as coisas foi na partida que se realizou em Vila de Rei, com um jogador de Escalos de Cima a ter atitudes que não se deviam presenciar nos campos de futebol.

Quando cada vez mais se reclama o fair-play no desporto, alguns protagonistas, por serem demasiado impulsivos, cometem actos que, provavelmente, já se terão arrependido de os ter cometido.

Quanto à Festa, o futebol…

O líder do campeonato jogou em casa e, como seria expectável, venceu. Não se pode dizer que o tenha conseguido com facilidade, não. Por se tratar de um derby concelhio a carga emocional é sempre muito elevada, dai que, quem tiver mais capacidade de controlar essas emoções pode tirar vantagens. Pelo que o resultado indica foi a ADEP quem conseguiu equilibrar o futebol particado com as emoções. A equipa de Penamacor conseguiu ganhar vantagem no marcador à passagem do minuto 8, através de uma grande penalidade, cometida sobre Chiquinho, que Luís Graça, de forma superior converteu no primeiro golo da partida. O mesmo jogador, aos 31 minutos, deu uma vantagem mais expressiva ao marcador com a obtenção do segundo golo da equipa e da sua conta pessoal. A formação de Pedrógão de S. Pedro, que nunca deixou de acreditar que podia surpreender este seu valoroso adversário, reduziu, aos 65’, por Neves, depois de insistência e assistência de Pina. Com esta vitória a ADEP ficou mais próxima de conquistar o título de campeão distrital.

Na Atalaia do Campo a equipa de Trindade entrou de rompante, no jogo com o Proença, pois logo no primeiro minuto do encontro conseguiu chegar ao golo, por intermédio de Ucha. A formação de Quim Manuel, que tem que saber gerir as poucas soluções do seu plantel, via-se a perder sem que o adversário tivesse feito o suficiente para merecer essa vantagem, mas a Atalaia estava disposta a provar que era superior e que o golo marcado no minuto inaugural foi apenas a antecipação daquilo que viria a seguir-se: mais qualidade, mais posse, mais jogo ofensivo. Não se estranhou a obtenção do segundo golo, apontado por Ruben, numa jogada individual deste talentoso jogador. O Proença, na sequência de um pontapé de canto reduziu, por Acácio, aos 18 minutos e, seis minutos depois ocorreram os incidentes já relatados. Importa dizer que no lance que originou a expulsão de Cláudio, também Sousa, do Proença, foi expulso, ficando cada equipa com 10 unidades. Depois dos ânimos se terem acalmado voltou a jogar-se futebol e a Atalaia iria marcar mais dois golos, um por Janilson e outro por Ivan, pelo meio ficou uma grande penalidade que Sérgio Garcia falhou, ao permitir a defesa ao guardião de Proença. Vitória sem contestação.

Em Alcains o Vitória de Sernache esteve muito bem, pois surpreendeu a equipa do CDA, vencendo por 2-0. A equipa de Filipe Avelar marcou o primeiro golo aos 10 minutos, por David, depois de um bom trabalho de Rabâa e marcou o segundo aos 22 por Rui Barrela, num remate fantástico, proporcionado, também, um golo magnífico. Crónica do jogo em separado.

Com seis jogos ultrapassados a ADEP lidera, com 37 pontos, tem mais 6 que a Atalaia do campo, que segue na segunda posição, com 31 e mais 7 que o Sernache, que tem 30 pontos. Para apuramento do finalista da Taça de Honra José Gonçalves Farromba, a ADEP lidera com 12 pontos seguido do Sernache com 11.

Na próxima 4ª feira, pelas 20 horas, finalmente, vão jogar-se os três minutos que faltaram para se concluir o jogo da 17ª jornada da fase regular da Liga Covifil, que teve lugar no dia 16 de Janeiro e que foi interrompido aos 87, por ocorrências no jogo entre Atalaia do Campo e Penamacorense. As duas equipas vão jogar os três minutos em falta e aqueles que o árbitro deverá dar de compensações. É provável que os dois emblemas tenham que subir ao relvado para jogarem 6 a 7 minutos. Recorde-se que o resultado na altura era um empate a zero. Se o jogo terminar com este resultado a ADEP vai aumentar para 7 os pontos de vantagem sobre a Atalaia do Campo.

Na próxima jornada o Sernache vai receber a ADEP, o Pedrógão recebe a Atalaia do campo e o Proença joga em casa com o Alcains.

Apuramento do 7º classificado da Liga Covifil e finalista da Taça de Honra.

O Vilarregense venceu a equipa de Escalos de Cima, por 2-0, com Nuno Alves a marcar o primeiro golo aos 29 minutos e Dos Santos a fixar o resultado em 2-0, com um golo apontado aos 90. A equipa de Escalos de Cima terminou a partida reduzida a 9 unidades.

No outro jogo a equipa de Oleiros só conseguiu desenvencilhar-se da formação de Vila Velha de Ródão nos últimos minutos da partida. Marcou o primeiro golo, por Esteves, aos 89 e já em período de descontos foi Laranjo a apontar o segundo.

Oleiros tem 24 pontos, mais 4 que o segundo, que é o Vilarregense. São as duas equipas que têm possibilidades de chegar à final da Taça.


Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"

sexta-feira, 8 de abril de 2011

ÁRBITROS E JOGOS

O “derby” Penamacorense - Pedrogão S.Pedro, jogo da 6ª jornada da fase de apuramento do campeão da Liga Covifil, vai ter como árbitro, André Nunes. O encontro está marcado para domingo, e realiza-se às 16 horas, no Estádio Municipal de Penamacor. Na 1ª volta, as equipas empataram a um golo.

Para as restantes partidas da ronda, o conselho de arbitragem da Associação de Futebol de Castelo Branco, nomeou, Carlos Silva para o Atalaia do Campo – Proença-à-Nova, e Ricardo Alexandre para o CD Alcains – Vitória de Sernache.

Entretanto, a contar para a fase de apuramento do finalista da Taça de Honra “José Farromba”, os conselheiros escolheram Luís Máximo para dirigir o encontro, Vilarregense – Escalos de Cima, e Ricardo Fontes, para o Oleiros – Vila Velha de Rodão.

Com os jogos marcados para as 16 hores de domingo, folga nesta jornada a equipa do Grupo Desportivo Teixosense.

Relativamente ao campeonato distrital de Juniores “A”, disputam-se este sábado, dois, dos três jogos da jornada.

Às 16 horas, em Castelo Branco, o Bairro Valongo “B” recebe a UD Belmonte, com arbitragem de Nuno Barroso, enquanto que um a hora depois, Helder Pires vai dirigir o encontro, Vitória de Sernache – AD Estação. O jogo, Sporting da Covilhã – Bairro Valongo “A”, foi adiado para o dia 11 de Maio, às 20 horas, no Estádio Municipal “José Santos Pinto”.

No Futsal, começa este sábado, o Play-Off do Campeonato Distrital de Séniores Masculinos, e para as 18 horas, estão agendados os jogos, Casa do Povo do Ferro – Sporting da Covilhã, com arbitragem a cargo de Hélio Rabasquinho, e União Desportiva Cariense – AC Alcaria, com Cláudio Santos.

Para a Taça AFCB de Seniores de Futsal Femininos, os encontros realizam-se também no sábado, e o conselho de arbitragem nomeou o árbitro João Ventura, para dirigir a partir das 17h30, o jogo, AD Estação – Bairro do Cansado, e uma hora depois, em Alcains defrontam-se, a Casa do Benfica local e a Casa do Benfica em Belmonte, com arbitragem a cargo de Rafael Martins.


Autor: Miguel Malaca in "Rádio Cova da Beira"

GOVERNO ANULA INTRODUÇÃO DE PORTAGENS

Está anulada a introdução de portagens nas auto-estradas da Beira Interior, das Beiras Litoral e Alta, Algarve e do Interior Norte, prevista a partir de 15 de Abril. Em comunicado, o Governo refere que a medida tomada por um executivo em gestão seria inconstitucional.

A inconstitucionalidade é confirmada por um parecer emtido pelo centro jurídico da presidência do concelho de ministros (CEJUR). Desta forma fica sem efeito a intenção do Governo de aprovar um decreto-lei destinado a introduzir portagens em várias auto-estradas scut, entre elas a da Beira Interior.

Para a amanhã está prevista a marcha lenta e buzinão, a partir das 17:30H entre Castelo Branco/Covilhã, inserido na acção que a comissão de utentes da A23,24 e 235 vai efectuar.

O movimento de empresários "Pela Subsistência do Interior" vai aderir ao protesto e tem uma audiência pedida ao ministro da economia.


Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"

Escultura de Carlos Nazareth - Localvisão TV

Feira do Livro na Biblioteca - Localvisão TV

Pina Ferraz: JSD quer mais apoios para o instituto

Os sociais democratas querem mais apoios para a instituição por parte da câmara e do Governo.

In jornal "A Reconquista"

Penamacor: Abril com feira do livro na biblioteca

A Biblioteca Municipal de Penamacor organiza ao longo de todo o mês de Abril a sua feira do livro.

In jornal "A Reconquista"

Desertificação e desenvolvimento com debate em Penamacor

O secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, é um dos convidados do seminário sobre o desenvolvimento regional que a União dos Sindicatos de Castelo Branco (USCB) organiza a 14 de Abril em Penamacor.

In j0rnal "A Reconquista"

Penamacor: Linha de crédito não desperta interesse das empresas

A oposição quer uma zona industrial mais dinamizada.

Apenas duas empresas receberam apoios do programa Penamacor Finicia, lançado em 2006. A câmara municipal justifica a fraca procura com a economia local.

In jornal "A Reconquista"

segunda-feira, 4 de abril de 2011

LIGA COVIFIL - FASE FINAL 4ª JORNADA

A ADEP fica mais próximo do titulo depois da jornada deste fim-de-semana. A equipa de Penamacor fez aquilo que os seus adeptos dela esperavam, vencendo o Proença, e beneficiaram da derrota da Atalaia do Campo em Alcains.

Em Penamacor a equipa de Hugo Andriaça aplicou uma derrota à moda antiga à frágil equipa de Proença-a-Nova. A ADEP venceu por 7-1. Abriu o activo com um auto-golo, aos 15 minutos, aos 20 ampliou por intermédio de Esquivas, depois deixou que a equipa de Quim Manuel reduzisse, por Fábio Suisso. Sobre o intervalo, Ricardo Costa fez o terceiro para a equipa de Penamacor. No segunda parte, logo aos 4 minutos, Ricardo Costa, provavelmente o melhor jogador deste distrital, marcou o seu segundo e o 4ª da sua equipa, aos 65 uma grande penalidade permitiu que Manoel marcasse o 5º, Ricardo Costa, aos 81 voltou a facturar, o seu terceiro e a meia dúzia para a ADEP e Manoel, que também esteve muito bem no jogo, apontou o tento final. Com esta vitória e com os resultados dos seus adversários directos, a ADEP já tem 6 pontos de vantagem sobre o segundo A equipa de Proença, que já não tem muitas soluções no seu plantel para o que resta do campeonato viu dois dos seus jogadores serem expulsos nesta partida. Primeiro foi Tomás, aos 87 e na sequência, também Norberto viu o vermelho directo.

Em Alcains a Atalaia do Campo abriu o jogo com uma soberana oportunidade para se colocar em vantagem no marcador. Foi assinalada uma grande penalidade, cometida por André Raposo ?, que Ucha desperdiçou, permitindo a defesa ao guardião do Alcains. Quem não desperdiçou na primeira oportunidade de que dispôs foi Daniel Fernandes. O jogador do Alcains isolou-se e na cara de Valezim não desperdiçou. O mesmo jogador, já na segunda parte marcou o segundo golo e o CDA ficava em excelente posição para somar os três pontos. A Atalaia, apesar de ter assumido as responsabilidades do jogo só conseguiu marcar, aos 87, por intermédio de Bruno Correia, quando a equipa já jogava reduzida a dez unidades, por ter saído Hugo Brito, lesionado, depois de Trindade já ter esgotado as substituições. Com esta derrota vai ser muito difícil à equipa da Atalaia chegar à vitória no campeonato.

No outro jogo da jornada o Sernache derrotou a equipa de Pedrógão de S. Pedro, por 1-0, com o único golo do encontro a ser apontado por Barrela, quando se jogava o minuto 60.

A Liga Covifil tem agora a ADEP com 34 pontos, a Atalaia do Campo tem 28 e o Vitória de Sernache 27, uma distância já significativa entre os três primeiros.

Na próxima jornada o destaque vai para o derby do concelho de Penamacor, entre a ADEP e o Pedrógão S. Pedro. A Atalaia vai receber o Proença e o Alcains joga em sua casa com o Sernache.

Para a qualificação do finalista da Taça de Honra, a ADEP está na frente com 9 pontos seguido de um trio, constituído por Alcains, Atalaia e Sernache, com 8 pontos.

Na fase de Apuramento para 7º lugar e finalista da Taça de Honra, o Oleiros passou a ter uma vantagem de quatro pontos sobre o Vilarregense, que não jogou nesta jornada. A formação liderada por João Paulo Natário foi a Escalos de Cima vencer por 4-2, numa partida em que teve que virar o resultado por duas vezes. A equipa de Escalos abriu o activo aos 9’, por Rui Proença mas o Oleiros empatou, aos 32, por Rodrigo Bogarim. Ainda antes do intervalo a equipa de Escalos de Cima voltou a ficar por cima no jogo, mas na segunda parte a formação de Oleiros iria marcar três golos, primeiro por Esteves, de penalti, aos 75’, depois por Tiago Santos, aos 88 e já em período de descontos, Ricardo Lourenço marcou o 4º tento da sua equipa.

No Teixoso, a equipa da casa, agora orientada por Luís Pedro, que acumula as funções de jogador, venceu o Vila velha de Ródão, por 1-0, com o golo do triunfo dos teixosenses a ser apontado por Ricardo Casteleira, aos 36 minutos de jogo.


Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"

sábado, 2 de abril de 2011

Casa do Marrocos X












AFCB: CONHECIDAS AS NOMEAÇÕES... E

Luís Cruz, árbitro de terceira categoria nacional, foi o juiz escolhido pelo Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Castelo Branco, para dirigir no próximo domingo, às 16 horas, o jogo Alcains - Atalaia do Campo. Trata-se do encontro mais importante da 5ª e última jornada da 1ª volta da Fase de Apuramento do Campeão na Liga Covifil.

Nos restantes desafios, o líder Penamacorense vai receber o Proença-à-Nova, com arbitragem a cargo de Ricardo Fontes, enquanto, Carlos Silva vai estar no Vitória de Sernache – Pedrogão de S. Pedro.

Relativamente à fase de Apuramento do Finalista da Taça de Honra “José Farromba”, foram nomeados os árbitros, Tiago Gonçalves e Ângelo Correia, para os jogos, Escalos de Cima – Oleiros, e Teixosense – Vila Velha de Rodão, respectivamente.

Folga nesta jornada, o Vilarregense.

Para o Campeonato Distrital de Juniores “A”, os encontros estão marcados para este sábado, às 15 horas, e no “derby” AD Estação – Sporting da Covilhã, vai estar o árbitro Filipe Santos.

Quanto aos outros jogos, João Silva vai dirigir o Vitória de Sernache – Bairro Valongo “B”, enquanto que Helder Pires, estará em Castelo Branco para arbitrar a partida, Bairro Valongo “A” – UD Belmonte.

No Futsal Sénior Masculino, realiza-se este fim de semana no Pavilhão Municipal do Fundão, a final four da Taça de Honra “Carlos Ranito Xistra”.

No sábado, e a contar para a 1ª jornada da competição, o jogo Sporting da Covilhã – UD Cariense, começa às 14h30, com arbitragem de Paulo Antunes, enquanto a segunda partida, inicia-se às 16h30, e vai colocar frente a frente, Carvalhal Formoso – AC Alcaria. O árbitro desse desafio será João Abrantes.

Por último, e falando ainda em Futsal, agora no sector feminino, realizam-se este sábado os jogos da 5ª jornada da Taça AFCB na categoria de Séniores.

Às 17h30, jogam, AD Estação – Casa do Benfica em Belmonte, com arbitragem de Tiago Gomes, e uma hora depois, defrontam-se em Castelo Branco, as equipas do Bairro do Cansado e a Casa do Benfica em Alcains.

Foi nomeado para o encontro, o árbitro Ricardo Contente.


Autor: Miguel Malaca in "Rádio Cova da Beira"