terça-feira, 22 de março de 2011

Casa do Marrocos IV











Continuando a perpetuar na memória o património da nossa terra, aqui deixamos mais um lote de imagens da "Casa do Marrocos".

segunda-feira, 21 de março de 2011

LIGA COVIFIL – 3ª JORNADA FASE FINAL

Está viva e disputada a Liga Covifil. Penamacorense e Atalaia do Campo, os dois clubes que seguem na frente do campeonato, perderam pontos mas continuam a ser os mais sérios candidatos à vitória final.

A Atalaia do Campo teve o pássaro na mão mas em período de descontos deixou-o fugir. A equipa do concelho do Fundão esteve a vencer em Cernache do Bom Jardim, por 2-0, mas a equipa da casa, que jogava com menos uma unidade, por expulsão de Rodrigo, aos 47 minutos, ainda teve a força anímica suficiente para chegar à igualdade. Na primeira parte não houve golos para ninguém e a segunda começou praticamente com a expulsão de Rodrigo e com o primeiro golo da Atalaia. Foi na sequência de um pontapé de canto que Janilson deu vantagem à equipa de Trindade, aos 50’, passados cinco minutos Ruben marca o segundo da Atalaia, aproveitando uma defesa incompleta de Pepe. A equipa da casa nunca deixou de acreditar que podia dar a volta ao jogo. Teve um primeiro lance de golo que seria anulado, por eventual irregularidade de Rabâa. Na sequência deste lance João Gaspar seria expulso por ter reclamado da decisão, ele que procedia ao aquecimento junto da linha lateral. Mas os homens de Filipe Avelar forçaram o andamento, aproveitaram a apatia da equipa da Atalaia e reduziu para 1-2, por Rabâa, aos 89’. Dois minutos depois o mesmo jogador conseguia o tento da igualdade. Foi um final muito emocionante aquele que se viveu no Campo Nuno Álvares, entre Vitória de Sernache e Atalaia do Campo.

Em Alcains o jogo foi bom, com as duas equipas muito empenhadas em mostrar serviço, mas no final manteve-se o zero zero, um resultado que pode penalizar mais a equipa de Penamacor ( crónica do joga à parte )

Em Pedrógão de S. Pedro a equipa da casa venceu por 3-0, mas o jogo foi pobre e valeu mais pelos golos. A partida começou praticamente com o primeiro golo do Pedrógão. Foi Neves que aos 4’ minutos deu a melhor direcção a uma boa movimentação ofensiva da sua equipa. O Proença não reagiu ao golo e por isso o resultado só viria a tomar uma outra dimensão quando David Marques, que hoje só foi utilizado na segunda parte, marcou os restantes dois golos. Aos 80 fez o 2-0 e aos 86 o 3-0 final. Uma vitória que não merece contestação.

Com estes resultado a Liga Covifil tem a classificação ordenada do seguinte modo: ADEP 30 pontos, Atalaia 27, Sernache 23, Pedrógão 22, Alcains 18 e Proença 17. Para efeitos de apuramento para a final da Taça de Honra, o Pedrógão lidera com 7 pontos seguido da ADEP com 5.

No apuramento para o 7º lugar e finalista da Taça de Honra o destaque vai para a vitória do Vilarregense no Teixoso e que originou a chicotada psicológica na equipa da casa. Paulo Serra bateu com a porta depois de mais um desaire e certamente, depois de ter ficado, uma vez mais com a sua equipa reduzida a 10, por mais uma vez Hélder Morais ter tido um comportamento que não se justifica, ao agredir um adversário. A equipa de Vila de Rei marcou o primeiro golo aos 16 por Nuno Alves, o treinador e presidente do clube voltou a fazer o gosto ao pé e marcou o segundo, aos 23. O Vilarregense estava com uma eficácia muito boa e Joca, aos 30’ colocou o resultado em 0-3. Ainda antes do intervalo, Semedo marcou o 4º da equipa de Vila de Rei e Ângelo reduziu para 1-4. Na segunda parte deu-se a expulsão de Hélder Morais e Luís Pedro marcou o segundo para o Teixosense na conversão de uma grande penalidade. Nuno Alves, que tinha marcado os dois primeiros golos, sofreu uma entrada muito dura de Canário que o obrigou a ser evacuado para o Hospital da Covilhã onde recebeu tratamento. Conversamos com Nuno Alves, já depois de ter deixado o CHCB, para sabermos do seu estado e ficamos a saber que sente muitas dores nas costas, que fez um RX que não indica nada de grave.

No outro jogo desta fase os Escalos foram vencer a Vila Velha de Ródão por 1-0.

Na Liga Covifil de apuramento para o 7º lugar, o Oleiros, que não jogou nesta jornada, lidera com 18 pontos seguido do Vilarregense com 14.


Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"

domingo, 20 de março de 2011

TERMAS DE ÁGUAS: ASSINADO CONTRATO DE CONCESSÃO

Foi assinado no passado dia 16 o contrato de concessão e exploração das termas de Águas, no concelho de Penamacor. A assinatura do documento entre o município e a Direcção Geral de Geologia e Energia é o culminar de um longo processo de legalização e obtenção do alvará que permite a partir de agora a exploração da estância termal.

A partir da data de assinatura do contrato a câmara de Penamacor tem prazos para cumprir um conjunto de obrigações:

"Uma nova captação no prazo de 24 meses, o estudo médico e hidrológico, no prazo de 36 meses, elaboração de um projecto de construção de um novo estabelecimento termal, de acordo com as normas estabelecidas. São estas três obrigações que estão em cima da mesa, e ainda um encargo com a exploração: o pagamento de 20 cêntimos por metro cúbico de água a pagar à direcção geral, dos diversos caudais", explicou o presidente da CMP.

Segundo Domingos Torrão o actual caudal tem a capacidade de um litro de água por segundo. Para além deste conjunto de obrigações, a autarquia tem que depositar 10 mil euros de garantia bancária a favor da Direcção Geral de Geologia e Energia. A notícia da assinatura do contrato agrada a Vítor Gabriel. O vereador da oposição lamenta no entanto as exigências que são impostas a esta autarquia.

"Satisfação por aquilo que se conseguiu, mas quero mostrar também o meu desagrado perante as exigências que são impostas a esta autarquia. É mais uma vez um sinal de que estas políticas estão a matar a solução. Não deixará de ser um importante elemento de apoio a Penamacor, que provavelmente só será resolvido se for despoletado o interesse de um parceiro privado com capacidade financeira", refere o autarca.

O contrato de concessão das termas de Águas é por um período de 50 anos, renovável por mais 20 e não impede o município de concessionar a exploração a terceiros.


Autores: Paulo Pinheiro e Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

sexta-feira, 18 de março de 2011

Exposição de Burel - Localvisão TV

Terra de Linces - Localvisão TV

AFCB: NOMEAÇÕES DIVULGADAS

Carlos Silva, foi o árbitro escolhido pelo Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Castelo Branco, para dirigir no próximo domingo, o jogo em destaque da terceira jornada da Fase de Apuramento de Campeão da Liga Covifil. Trata-se do CD Alcains – Penamacorense, cujo encontro está marcado para as 15 horas, no “António Trigueiros de Aragão”.

Relativamente às restantes partidas da ronda, agendadas também para a mesma hora, o orgão associativo nomeou o juiz Bruno Nave para o Pedrogão de S. Pedro – Proença-à-Nova, enquanto Ricardo Fernandes vai estar no Vitória de Sernache – Atalaia do Campo.

A contar para a Fase de Apuramento do Finalista da Taça de Honra “José Farromba”, os árbitros Nuno Barroso e Luís Cruz, vão dirigir a partir das 15 horas, respectivamente, os encontros Vila Velha de Rodão – Escalos de Cima e GD Teixosense – Vilarregense. Folga nesta terceira jornada a equipa do Oleiros.

Quanto às nomeações relativas ao campeonato distrital de séniores de futsal masculino, o árbitro de 1ª categoria nacional, Romeu Afonso vai estar este sábado às 16 horas, no Pavilhão Municipal de Belmonte, para dirigir o jogo Carvalhal Formoso – Casa do Povo do Ferro. À mesma hora, a Associação Cultural de Alcaria recebe a Casa do Benfica em Belmonte, com arbitragem a cargo de David Veríssimo.

A partir das 18 horas, realizam-se as restantes partidas. Casa do Benfica em Oleiros – Sporting da Covilhã, com Paulo Antunes, e UD Cariense – Vitória de Sernache, com João Abrantes.

Para a Taça AFCB de séniores de futsal feminino, os jogos disputam-se também no sábado, e às 16 horas, o árbitro Rafael Martins vai dirigir o encontro, Bairro do Cansado – AD Estação, enquanto duas horas depois, Jorge Aguilar vai arbitrar o jogo Casa do Benfica em Belmonte - Casa do Benfica em Alcains.


Autor: Miguel Malaca in "Rádio Cova da Beira"

Penamacor: Padre Agostinho Castro morre aos 90 anos



O Padre Agostinho Geraldes de Castro faleceu aos 90 anos, depois de 70 anos dedicados à vida sacerdotal. Agostinho Castro nasceu em Aldeia de João Pires, no concelho de Penamacor, tendo frequentado o Seminário do Fundão e da Guarda. Foi ordenado sacerdote em 1943, ocupando desde então funções de pároco nos concelhos de Penamacor e do Fundão, nomeadamente em Aldeia de Joanes e Alcongosta (1943), Bogas de Baixo e Janeiro de Cima (1947), Coadjutor de Penamacor (1952), Salgueiro e Escarigo (1961), Salvador e Aranhas (1976), Meimoa (1987) e Meimão (1988), onde foi administrador paroquial. Em 2005 torna-se cooperador pastoral das paróquias do Padre Manuel Ribeiro Toscano, em Penamacor.
O funeral realizou-se no dia 4 para o cemitério de Aldeia de João Pires.

In jornal "A Reconquista"

quinta-feira, 17 de março de 2011

Semana da Leitura - Localvisão TV



Thomas Bakk conta histórias às crianças.

segunda-feira, 14 de março de 2011

LIGA COVIFIL – 2ª JORNADA FASE FINAL

Pedrógão de S. Pedro está em grande nesta fase final. Depois do empate com a ADEP, vitória na Atalaia, contribuindo, deste modo, para voltar a isolar no topo da classificação a formação de Penamacor.

O jogo na Atalaia do Campo revestia-se de grande importância para a equipa da casa, que tinha conseguido colar-se à formação da ADEP depois da primeira jornada desta 2ª fase. A expectativa era grande e por isso era fundamental, para as ambições do clube, que no jogo com o Pedrógão não houvesse escorregadela. Pois bem, o jogo, que foi totalmente dominado pela equipa da casa, que teve muito mais tempo a bola em seu poder, foi resolvido pela equipa do Pedrógão que soube ser pragmática e letal. A equipa de Xana jogou no erro do adversário e em várias ocasiões podia ter marcado. Enquanto isso a equipa de Trindade jogava bonito, de pé para pé mas rematar à baliza não foi a opção da equipa e, como se sabe, sem se rematar à baliza adversária torna-se difícil fazer golos. A formação do Pedrógão adiantou-se no marcador aos 35’ na sequência de um pontapé de canto. A bola foi disputada nas alturas pelo Neves e pelo defesa Gonçalo, acabando este por a introduzir na sua própria baliza. Na segunda parte Caronho isolou Filipe, este ficou na cara de Valezim e não perdoou. Com esta derrota a tarefa da Atalaia passa a ser mais complicada, visto ter deixado fugir o adversário directo, a ADEP, que poderá ampliar em pelo menos mais um ponto o seu pecúlio quando as duas equipas jogarem os três minutos que faltaram ao jogo da 17ª jornada da 1ª fase. Bastará que nesses três minutos nenhuma das equipas marque golos para que seja contabilizado mais um ponto a cada equipa. Esse ponto não interfere com a classificação da Atalaia mas vai aumentar o pecúlio da ADEP.

No jogo em Penamacor, entre a ADEP e o Sernache o resultado acaba por ser muito feliz para a equipa de Hugo Andriaça. O jogo foi muito equilibrado, com a ADEP a ter mais posse e a praticar um futebol mais elaborado, mas a equipa do Vitória foi aquela que jogou com maior sentido na baliza adversária. A formação teve três ou quatro situações para marcar, em oportunidades que o único adversário que tinham pela frente era o guardião Oleh, mas foi a equipa de Penamacor a marcar, quando se jogava o último minuto do encontro. Manoel isolou-se e frente ao guardião do Sernache fez o que Rabãa, Santolini e mesmo Barrela não conseguiram fazer na baliza contrária. Foi uma vitória que soube bem à equipa da ADEP mas foi penalizadora para o que fizeram os homens de Filipe Avelar.

Em Alcains a equipa do CDA acabou por ter uma tarde tranquila perante um Proença que foi para o jogo fragilizado e mais fragilizado ficou quando se viu reduzido a 9 unidades, por expulsão, primeiro de Acácio, aos 41’ e depois Toni, aos 54. O Alcains ganhou vantagem no marcador logo aos 6´na sequência de uma grande penalidade que Nuno Carvalheiro converteu. Aos 20’ o placard passou a assinalar 2-0, com um golo de Daniel Fernandes. Na segunda parte o Proença ainda reduziu, por Fábio Martins, aos 53’, mas no minuto seguinte, uma vez mais de grande penalidade, Nuno Carvalheiro voltou a colocar o resultado com dois golos de vantagem. Na sequência deste lance o Proença fica a jogar com 9 unidades e dois minutos depois Daniel Fernandes aumenta para 4-1. O resultado final foi obtido aos 77, por intermédio de Miguel.

Com os resultados desta segunda jornada da Liga Covifil, Fase Final, a ADEP passou a ter 29 pontos, a Atalaia do campo 26, Sernache 22, Pedrógão 19 e Alcains e Proença 17.

Os jogos da próxima são: Sernache – Atalaia do campo, Pedrógão – Proença e Alcains – Penamacorense.

No apuramento para o 7º lugar o Oleiros está muito bem lançado para ser o finalista da Taça de Honra. Após a jornada deste domingo passou a ter uma vantagem de 7 pontos, que os deixam em posição muito confortável.

No jogo que se realizou esta tarde em Oleiros a equipa do Teixoso teve tudo para trazer de lá os três pontos, contudo, o acreditar da equipa de João Paulo Natário fez com que nos últimos dois minutos dos 5 que o árbitro deu de compensações tivesse marcado dois golos e virasse um resultado que lhe era desfavorável. O Teixosense marcou o primeiro golo por João Canário, aos 15 minutos, na segunda parte ampliou para 2-0, aos 71, por Miguel Marques. O Oleiros reduziu, aos 79, resultado que se manteve até aos 90+3, quando Theres fez o empate, na jogada imediatamente a seguir, foi João André fez o terceiro da sua equipa, dando a volta ao marcador e a conquista dos três pontos.

Em Vila de Rei a equipa de Vila Velha de Ródão venceu por 1-0, tendo passado a ocupar o 9º posto da geral, com 9 pontos.

Confira aqui a classificação da Liga Covifil de apuramento para o 7º lugar.


Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"

sexta-feira, 11 de março de 2011

Homenagem aos Combatentes do Ultramar


Através do blogue "Salvador Barquinha d'Oiro", temos conhecimento da homenagem que vai ser feita no próximo dia 1 de Junho aos Combatentes do Ultramar do nosso Concelho.
É uma homenagem mais do que justa e, por isso mesmo, aqui a divulgamos.

AFCB: ÁRBITROS DIVULGADOS

André Nunes é o árbitro nomeado para dirigir no próximo domingo o jogo da 2ª jornada da Fase Final da Liga Covifil, Atalaia do Campo – Pedrogão de S. Pedro. O conselho de arbitragem da Associação de Futebol de Castelo Branco nomeou ainda Ricardo Alexandre para o Penamacorense – Vitória de Sernache, e Hélio Tavares para o CD Alcains – Proença-a-Nova.

Relativamente ao Apuramento do Finalista da Taça da Honra “José Farromba”, Ricardo Fontes dirige o Oleiros – Teixosense, enquanto Luís Máximo vai estar no jogo Vilarregense – Vila Velha de Rodão. Folga nesta 2ª jornada a equipa do Escalos de Cima.

Todos os encontros estão marcados para as 15 horas de domingo, com excepção da partida de Vila de Rei, que começa uma hora depois.

Quanto ao campeonato distrital de Juniores “A”, realiza-se este sábado a 4ª jornada, e o líder Sporting da Covilhã recebe às 15 horas a UD Belmonte, no “Santos Pinto” com arbitragem a cargo de Carlos Silva. Nos restantes jogos, também às 15 horas, Gonçalo Tomás dirigirá o Vitória de Sernache – Bairro Valongo “B”, enquanto que o árbitro Luís Ribeiro vai estar às 17 horas em Castelo Branco para o jogo Bairro Valongo – AD Estação.

No Futsal, regressa este sábado o campeonato distrital de séniores masculinos e as nomeações foram as seguintes:

Hélio Rabasquinho(Casa do Povo do Ferro – Sporting da Covilhã), Sérgio Mendes(AC Alcaria – Casa do Benfica em Oleiros), e Tiago Figueiredo, no encontro Casa do Benfica em Belmonte – UD Cariense.

Todos estes jogos realizam-se às 18 horas, com excepção do jogo Vitória de Sernache – Carvalhal Formoso, que começa uma hora mais tarde com arbitragem a cargo de Bruno Duarte.

A contar para a Taça AFCB de futsal séniores femininos, o jogo Casa do Benfica em Belmonte – AD Estação, disputa-se no sábado às 16 horas com arbitragem de Vera Batista, enquanto que no domingo às 17h15, o árbitro David Veríssimo, estará em Alcains para o jogo entre a Casa do Benfica e o Bairro do Cansado.

Ainda no Futsal, realiza-se este domingo a última jornada do campeonato distrital de Juniores “A” masculino. O conselho de arbitragem da AFCB nomeou o árbitro de 3ª categoria nacional, Rui Vitório Pedro vai dirigir o jogo do título entre o Ladoeiro e a Associação Desportiva do Fundão. O encontro está marcado para as 17 horas.


Autor: Miguel Malaca in "Rádio Cova da Beira"

Dérbi: Vizinhos, vizinhos futebol à parte!



Se o Pedrógão jogasse sempre como o fez no último domingo com o Penamacor, para a ronda de abertura da fase final do campeonato distrital de futebol, seguramente estaria mais colado às principais decisões da prova. A formação liderada tecnicamente por Alexandre Gaspar constituiu um adversário à altura da qualidade do 1º classificado e no deve e haver das ocasiões passíveis de resultarem em golo até pode reclamar o maior número.
O seu técnico lamenta a perdularidade no dérbi, como também "as condições adversas com que nos temos confrontado nesta época", entre as quais um campo que, por enlameado na maioria dos jogos, tem sido um empecilho à capacidade futebolística do Pedrógão. Só na fase regular, a equipa de Chana perdeu aí cinquenta por cento dos pontos em jogo.
A ADEP encontrou, desta vez, um pelado em excelentes condições e o técnico Hugo Andriaça até elogiou esse aspecto. Não obstante ver o Atalaia mais próximo, o treinador dos raianos nem considerou um mau resultado o empate. Isto porque "tivemos pela frente verdadeiros tigres e se tiverem este comportamento com os outros adversários, dificilmente alguém passará aqui. Mas jogar com o Penamacor motiva sempre mais...", atirou Andriaça.
Houve ocasiões soberanas para os dois lados. Logo ao terceiro minuto, Brígida falhou uma de forma escandalosa, após defesa incompleta de Oleh a um dos vários livres perigosos batidos por Caronho.
No primeiro tempo o Penamacor controlou melhor as incidências do jogo e marcou num lance feliz de Manoel. A troca operada ao intervalo no Pedrógão, Brígida por Toni, mexeu com a estratégia da equipa da casa, que passou, muitas vezes, a evoluir num arrojado 4.2.4. Na melhor combinação do encontro, entre Hélder Correia e João Sousa, nasceu o tento do empate.
Depois, a vitória andou próxima de ambos os conjuntos e na retina fica uma "bomba" de Graça ao ferro da baliza de Tiago e um golo cantado desperdiçado por João Sousa. "Queríamos muito ganhar esta partida, para encurtar distâncias e ver o que dão três pontos que andam por aí a voar", referiu Alexandre Gaspar, numa alusão às questões disciplinares que estão emperradas no CD da Associação de Futebol. Já Andriaça tranquiliza as suas hostes: "o Penamacor é a equipa que trabalha mais e melhor e vai ser recompensada por isso. No terreno de jogo!", também numa indirecta às questiúnculas que ameaçam marcar este campeonato.



FICHA DO JOGO

Pedrógão 1 Penamacor 1
Campo Manuel Morais, Pedrógão S. Pedro.

Pedrógão
Tiago
Hélder
Roque
P. Ferreira
Valter
(Felipe, 76)
Rui Reis
Caronho
David
João Sousa
Neves
Brígida
(Toni, 45)
Treinador: Alexandre Gaspar

Penamacor
Oleh
Cristophe
(Dani, 88)
Sérgio
Gelson
Esquivas
Chiquinho
(Vasco, 73)
P. Silveiro
Bernardo
(Patriarca, 42)
Graça
Ricardo Costa
Manoel
Treinador: Hugo Andriaça

Árbitro: Luís Cruz, assistido por Diogo Venâncio e Jorge Andrade.
Marcadores: 0-1 Manoel (36), 1-1 João Sousa (55).
Disciplina: amarelo a David (16), R. Costa (74), Manoel (84), P. Silveiro (90+2).


Autor: Artur Jorge in jornal "A Reconquista"

Penamacor: Caminhos fechados geram polémica


Em Penamacor há traçados de caminhos públicos que foram alterados e impedem a passagem de animais e o livre acesso dos proprietários aos seus terrenos. Quem o diz é António Bento, que fez a denúncia na Assembleia Municipal de Penamacor, onde é deputado.
O eleito da Coligação Todos por Penamacor (PSD, CDS-PP, Partido da Terra) questionou a câmara municipal e a Junta de Freguesia de Penamacor sobre esta situação, que classifica de "pouca vergonha". António Bento diz que tem recebido várias denúncias sobre este tema, afirmando que há caminhos "que se encontram fechados com portões, impedindo a passagem de pessoas e bens".
O presidente da Câmara Municipal de Penamacor diz que a gestão dos caminhos rurais "são da competência da junta de freguesia" e desafiou António Bento a apresentar uma lista dos caminhos que se encontram nesta situação "porque era a forma de nós actuarmos".
Domingos Torrão disponibilizou-se a deslocar equipas da autarquia aos caminhos para averiguar as situações descritas.
António Bento questionou ainda a autarquia sobre o ponto de situação da estrada agrícola que liga a zona da Senhora do Incenso à freguesia de Pedrógão de São Pedro. O deputado diz que as obras estão paradas e nalguns troços "está bem pior do que estava antes do inicio das obras".
Domingos Torrão garante que a obra está efectivamente concluída, estando a ser preparada uma candidatura para o asfaltamento do caminho.

Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Bemposta: Daniel Lopes responde a acusações

De certo modo, não me senti espantado pela resposta dada pelo Senhor Presidente da junta de freguesia da Bemposta. Pois, o que este senhor escreveu ultrapassa os limites da democracia. Portanto, nada que não conhecêssemos. O exercício democrático é por si só um movimento de cidadania e participação activa na sociedade. Os interesses privados não devem sobrepor-se aos princípios legais que nos regem democraticamente. Não se pode acusar de forma gratuita uma pessoa que luta pelos interesses da Bemposta, em vez dos interesses particulares. Tais infâmias ferem a dignidade e o respeito por quem, de forma honesta e verdadeira, revela as imperfeições de um executivo, que já se esqueceu do verdadeiro sentido do que é prestar um bom serviço público.
Relativamente às acusações que me proferem, onde dizem que em 2008 tentei agredir o secretário da junta de freguesia, porque não participaram tal ocorrência às autoridades competentes? Infelizmente, os papéis inverteram-se, porque fui eu que senti a minha integridade física e moral ameaçada, quando na última assembleia o senhor tesoureiro aproveitou o facto da minha colega de bancada estar ausente, me insultou e ameaçou, dentro e fora da junta de freguesia, acto este que participei à GNR, e do qual aguardo a avaliação do Tribunal de Penamacor.
Pois V. Excelências já não se lembram que tanta coincidência existiu na marcação das Assembleias de Freguesia, que por mero "acaso" coincidiram com as da Assembleia Municipal? Para além disso, o mesmo atestado de residência, que apresentei na Assembleia Municipal, e que comprova a minha morada em Castelo Branco, tem servido de justificação para que me sejam retribuídas as despesas de deslocação, foi o mesmo que apresentei na Assembleia de Freguesia.
Quanto ao Senhor Presidente da Assembleia de Freguesia, é muito fácil falar em falta de respeito nos jornais, mas torna-se bem mais difícil quando a demagogia e a falta de frontalidade imperam nas funções que o senhor desempenha como presidente da assembleia. Aproveito este momento para convidar toda a população a assistir às Assembleias de Freguesia, de modo a tomarem conhecimento do funcionamento deste órgão autárquico.
A única coisa que me interessa é que a minha terra saia do marasmo em que se encontra. Eu proponho projectos nas áreas da cultura, do planeamento e da acção social, com o objectivo de contribuir para a revitalização da nossa terra, mas também a execução de um plano de intervenção, que atraia e fixe jovens, e que seja capaz de motivar investidores que queiram apostar na nossa terra, dando a possibilidade de potenciar actividades tradicionais, como por exemplo o aproveitamento das tradições e dos saberes ancestrais das nossas gentes, que se vão perdendo, e são eles um património vivo que está a terminar. De entre essas acções, cabe a requalificação das típicas casas de granito, a criação de infra-estruturas de lazer, requalificação de espaços e monumentos, dinamização cultural, tudo isto com o propósito de viabilizar novas funções, designadamente turísticas, para sectores ligados às microempresas a operar nas áreas do comércio, restauração, alojamento e artesanato. Hoje, estamos perante um novo tipo de aldeias "Aldeias históricas, aldeias do granito", criadas para um novo tipo de habitante e no contexto de uma nova ruralidade. Cada vez é mais comum no nosso país e na nossa região, no âmbito de políticas de desenvolvimento regional, nas quais emerge a ideia de revitalização destes espaços para fins de pendor turístico.
A freguesia de Bemposta, como qualquer outra, deve ambicionar mais, de modo a que o desenvolvimento aconteça, e ali cresçam obras e projectos que contribuam para o seu engrandecimento.

Autor: Daniel Lopes- Deputado de Freguesia da Bemposta


In jornal "A Reconquista"

quinta-feira, 10 de março de 2011

Espanhóis fazem 120 quilómetros por semana para que os filhos pratiquem natação


A piscina coberta de Penamacor está a ser cada vez mais procurada por espanhóis. Fazem 120 quilómetros por semana para que os filhos pratiquem natação, porque do outro lado da fronteira falta este tipo de equipamento.

In RTP