quinta-feira, 30 de abril de 2015

Penamacor: Transportes e livros gratuitos para todos

A medida vai beneficiar os alunos do Agrupamento Ribeiro Sanches. Arquivo Reconquista


As medidas estão previstas no novo regulamento municipal e dependem da apresentação de candidaturas.


In jornal "A Reconquista"

Penamacor: Dívida caiu três milhões de euros



A Câmara Municipal de Penamacor reduziu para 7,5 milhões de euros a dívida que vinha do anterior executivo.


In jornal "A Reconquista"

Penamacor: Marcha ajuda escola em Moçambique



Dia da Europa, a 9 de maio, vai ser assinalado em Penamacor com uma marcha noturna, para ajudar na construção de uma escola em Moçambique. A iniciativa é organizada pelo Centro de Informação Europe Direct Beira Interior Sul e a associação Adraces, numa parceria com a Câmara Municipal de Penamacor e a Fundação Instituto Social Cristão Pina Ferraz.
A marcha parte às 20H00 do terreiro de Santo António, onde também irá terminar. Os participantes contam com dois percursos, de dois e sete quilómetros. As inscrições terminam esta sexta-feira, dia 1, pelo telefone 272 347 126 ou o sítio www.europedirect-bis.pt/marchanoturnasolidaria. Depois da marcha acontece a atuação do grupo de percussão "Toc & Ródão" e um concerto solidário com os músicos Tom Hamilton e Jerónimo e os Cromagnon. 
O evento "reveste-se de elevado interesse neste ano de 2015, de celebração do Ano Europeu do Desenvolvimento, para sensibilizar e envolver a comunidade local e a população em geral para a importância de uma cidadania ativa e contribuir para o crescente sentido de responsabilidade e solidariedade dos cidadãos europeus relativamente à cooperação quer numa perspetiva local como global", diz a organização.



In jornal "A Reconquista"

Penamacor: Água sem cobrança no hotel?


O Palace Hotel & Spa Termas de S. Tiago estará a utilizar água da rede pública sem passagem pelo contador. A denúncia chegou ao Reconquista acompanhada de fotografias, que mostram uma tubagem vinda do exterior, através do muro junto ao portão dos cedros. As imagens sugerem que a água estará a ser utilizada para rega.
O hotel respondeu que "a Câmara Municipal de Penamacor também é proprietária do hotel e essa situação poderá ter acontecido aquando da abertura do mesmo". O hotel entrou em funcionamento em 2012 mas as fotografias são recentes, facto confirmado no local. Sem resposta ficaram as questões relativamente à origem da água (rede pública ou privada) e se há passagem pelo contador.



Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

quarta-feira, 29 de abril de 2015

HOTEL: CMP QUER SITUAÇÃO REGULARIZADA

Rádio Cova da Beira

A Câmara municipal de Penamacor (CMP) vai, esta semana, enviar ofícios às empresas Malcatur e Grupo de Desenvolvimento das Termas de Portugal (GDTP), onde detém parte do capital social, pedindo esclarecimentos sobre os investimentos feitos pela autarquia na construção do hotel.

A ausência das demonstrações financeiras das duas empresas são “documentos relevantes em falta” no relatório e contas de gestão da autarquia, considerou o Revisor Oficial de Contas, o que levou a bancada da oposição a abster-se na votação dos documentos na última assembleia municipal “há um milhão de euros gastos no hotel que, à partida, não foram reconhecidos no balanço da sociedade, não é culpa deste executivo mas alguma coisa vai ter que ser feita”, considerou Hélio Silva da bancada “Juntos por Penamacor”. O presidente da autarquia não confirma esse montante, limitando-se a dizer que foram “centenas de milhares de euros” que agora é preciso reflectir no património da autarquia “a câmara fez os investimentos de forma legal e eles foram integrados na contabilidade, o que não foi integrado foi o valor patrimonial desses investimentos e isso inflecte directamente na capacidade de endividamento do município”.
Com o parecer do Reviso Oficial de Contas estão agora reunidas as condições para se resolver definitivamente o problema “temos a partir de agora um documento de carácter legal, devidamente certificado, com a descrição pormenorizada dos investimentos e participações financeiras para que possamos questionar ambas as sociedades, para serem inscritas nas demonstrações financeiras das duas entidades, para que nós possamos integrá-las patrimonialmente na nossa contabilidade, senão isto vai andar aqui eternamente sem solução”.
A câmara de Penamacor detém 24% do capital social da Malcatur, a empresa criada para construir o hotel da vila, e 15% do capital do Grupo de Desenvolvimento das Termas de Portugal, criada para construir o SPA e desenvolver o projecto de legalização das águas termais.

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

segunda-feira, 27 de abril de 2015

TARDE DESPORTIVA

Rádio Cova da Beira

O Sporting da Covilhã venceu em Braga e sobe ao 3º posto da 2ª liga, mas mantém-se a dois pontos do 2º, Chaves e continua na luta pela subida. O Benfica e C.Branco empatou com o Casa Pia e está em 4º, mas agora a 5 pontos dos dois primeiros. O Sernache, que foi goleado em casa desce para a zona de despromoção. O Sertanense está estável na 2ª posição. Moradal fez a festa com uma vitória por 10-0.


Sp.Braga B 1-2 Sp. Covilhã
18' 0-1 Edgar. Livre cobrado por Zé Tiago, o capitão serranos mais lesto antecipou-se a tudo e todos e abriu o activo. 
67' 0-2 Traquina. Grande penalidade cometida por Vuckecevic sobre Kizito, Traquina na marca dos 11 metros não falhou e ampliou para 2-0.
76' Djikiné cometeu grande penalidade, viu o segundo cartão amarelo e foi excluído do encontro, Fábio Martins tentou o golo mas Taborda defendeu o remate do jogador do Braga B. 
80' 1-2  Fábio Martins. O jogador do Braga B redimiu-se do penalti que falhou.

O Sporting da Covilhã dominou o jogo durante quase todo o encontro e por isso a vitória é o corolário desse domínio.  Com este triunfo os serranos sobem ao 3º lugar da geral, ainda que mantenha os dois pontos de diferença para o 2º, Chaves. Os últimos cinco jogos vão ser de grande expectativa e também de algum nervoso miudinho. Para já seguem-se dois jogos seguidos em casa, com Feirense já no próximo domingo, às 11h15 e Oriental, depois segue-se a visita ao União da Madeira, recebem o Sp.Farense na penúltima jornada e para terminar o campeonato a deslocação aos Açores para jogarem com o Santa Clara. Três jogos em casa e dois fora é o que falta ao Sporting da Covilhã.




Casa Pia 0-0 Benfica e Castelo Branco
72' foi assinalada uma grande penalidade contra o Benfica por derrube de Hidalgo a um adversário, Gilson Varela foi chamado a converter, mas a bola esbarrou na barra e saiu para fora. 

Com este empate o Benfica passou a ter três clubes à sua frente, Mafra e Operário, com mais cinco pontos e Casa Pia, com mais dois pontos. Não é impossível chegar aos lugares de subida, mas que vai ser muito difícil, lá isso será !
No próximo domingo o adversário é  um dos lideres, o Operário e o Benfica terá que vencer para que a matemática ainda lhe possa deixar uma margem para sonhar.


V.Sernache 1-5 Pampilhosa
31' 0-1 Fábio 
33' 0-2 Roberto
42' 0-3 Jefrei 
45' 0-4 Roberto 
75' 1-4 Fridey 
85' 1-5 Fábio 

Esta derrota do Vitória, em sua casa e perante um adversário directo, não augura nada de bom para a formação de António Joaquim. A equipa baixou à penúltima posição da geral, está em zona de descida, mas a distância para os clubes que estão nas posições de manutenção não é nada de substancial. Para os dois clubes que partilham o 4º posto, Sourense e Naval, o Vitória está apenas a um ponto. No próximo domingo a equipa de Cernache do Bom Jardim poderá inverter a classificação a seu favor se conseguir vencer em Soure.


Ouriense 2-6 Sertanense  
Jogo realizado esta manhã.
O Sertanense está confortável no 2º posto nesta série e já garantiu, há muito, a manutenção neste escalão nacional.



Águias Moradal 10-0 Pedrógão


Atalaia do Campo 3-3 V.V.Ródão
17' 1-0 Leo. 
36'  1-1 Esteves
55' 2-1 Leo 
63' 2-2 Roque - Auto-golo 
82' 2-3 Nuno Martins 

Jogos já realizados:

C.Ac.Fundão 1-1 Oleiros

Belmonte 2-1 Alcains

Proença 2-1 A.D.Estação 

O Campeão distrital, Águias do Moradal, fez a festa do titulo perante o seu público e brindou-os com uma goleada das antigas. A equipa de Filipe Avelar infringiu uma goleada ao Pedrógão de S. Pedro, por 10-0.

Está concluído o campeonato distrital. Com a equipa do Estreito a ser muito superior aos seus adversários, tendo terminado o campeonato com 9 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o Alcains, de quem se esperava mais. A ADE começou por prometer muito no inicio do campeonato, mas na segunda volta tudo se alterou. Termina no pódium, mas fica a 13 pontos da liderança. O Proença, pelo contrário, começou menos bem, mas recuperou terminando na 5ª posição a um ponto dos vizinhos de Oleiros. A formação que foi comandada por Hugo Andriaça, outra das equipas de quem se esperava outra performance, acabou por ser a grande desilusão deste campeonato, tendo terminado no 4º posto. O C.Ac.Fundão fez o campeonato que seria expectável, ainda que pudesse ter feito um pouco melhor, não fora a falta de soluções quando os castigos e sobretudo as lesões apoquentaram a equipa de Joca. No Belmonte a chicotada não foi muito eficaz, uma vez que não foi notória a melhoria da equipa depois da substituição. O Vila Velha de Ródão acaba o campeonato na 8ª posição, mas, pelo que foi possível ir sabendo, a equipa praticava um futebol agradável, tinha jogadores com escola e valor, mas faltava-lhes consistência e melhores decisões na zona onde tudo pode ser decidido: junto da baliza adversária. Pedrógão S. Pedro e Atalaia do Campo terminam com o mesmo número de pontos, mas quem ficou com a lanterna vermelha foi a equipa do concelho do Fundão, visto ter perdido os dois confrontos com o Pedrõgão. Era de esperar mais destes dois conjuntos ? Bem, perante as circunstâncias, provavelmente, não. 

Rei morto Rei posto, que venha o próximo e de preferência com mais equipas para que o campeonato não tenha que chegar ao fim no mês de Abril e que possa ter mais motivos de interesse, durante mais tempo.

No próximo fim de semana regressa a Taça de Honra José Farromba, com os jogos da segunda mão das 1/2 finais. Recorde-se que o Alcains venceu a ADE, por 2-1 e agora vai ter que jogar na Covilhã e o Águias do Moradal, que venceu no Fundão o CAF, por 3-1, pode carimbar, uma vez mais, a presença na final desta competição. 


Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Penamacor: Netos em palco com histórias dos avós

Os jovens recolheram e interpretaram as histórias. Foto José Furtado/ Reconquista


Risos e muitas lágrimas receberam a nova produção do grupo de teatro escolar, que partiu para a Madeira para participar no encontro nacional de teatro.


In jornal "A Reconquista"

Penamacor: Primavera com animação na Malcata

Imagem CMP


A arte, o desporto e a natureza unem-se durante uma semana em Penamacor, na "Primavera na Malcata".


In jornal "A Reconquista"

PDM: PENAMACOR TEME NÃO CUMPRIR PRAZO

Rádio Cova da Beira

O presidente da câmara municipal de Penamacor admite que o Plano Director Municipal (PDM) do concelho “dificilmente” estará concluído até 29 de Junho, data limite prevista no regime transitório da nova lei de bases de ordenamento do território, para os municípios concluírem a revisão dos Planos Directores Municipais.

“O documento sofreu atrasos consideráveis, a empresa que sempre nos deu apoio está com enormes dificuldades, estão a ultimar o documento para marcação da reunião final, após isso é preciso ir a discussão pública, por isso dificilmente cumpriremos o prazo de Junho”. António Beites lamenta o tempo em que o processo esteve parado, “durante um ano nada foi feito”, e apesar das questões mais críticas do documento estarem resolvidas, dificilmente serão dados todos os passos necessários até à sua conclusão.

O autarca espera que as negociações que decorrem entre a Associação Nacional de Municípios Portugueses e o Governo cheguem a bom porto para que o prazo de conclusão possa ser prorrogado “é uma questão política mas eu estou convencido que haverá vários municípios que tenham o documento na recta final, não me parece que documentos que já tenham a reunião final,  possam morrer na praia mais isso é uma questão de índole política e não técnica”.
De acordo com a Lei de Bases da Política Pública de Solos, Ordenamento do Território e Urbanismo, publicada em Maio de 2014, os municípios que não concluírem a revisão dos PDM até à data limite, 29 de Junho próximo, terão de adaptar-se à nova legislação, o que poderá atrasar significativamente a conclusão do processo.

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

terça-feira, 21 de abril de 2015

PENAMACOR: FONTES REAVIVAM MEMÓRIA COLECTIVA

Rádio Cova da Beira
Foto: Bruno Cunha

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi comemorado em Penamacor com uma visita às fontes que se encontram fora do perímetro da vila. Um passeio onde os mais velhos partilharam com os mais jovens as memórias de um património colectivo, hoje escondido pelo mato e esquecido pelo tempo, outrora fontes de água e de vida.

Que o diga Maria de Lurdes que passava os domingos a brincar ao pé da fonte. Tem mais de 80 anos e há mais de 20 que não via a fonte dos Frades, a primeira das três que contemplava a visita, a única que a fez embargar a voz “há mais de 20 anos que por aqui não passava, mas quando era garota vínhamos para aqui, ainda me lembro daquelas sobreiras onde andávamos às cambalhotas, isto estava sempre cheio de canalha, toda a gente tinha três e quatro filhos naquela altura, passávamos aqui a nossa mocidade, tempo que vai e não volta”. Mas a fonte com água ainda ali permanece, construída com grandes pedras de granito. A fonte dos Frades é a única que tem gravada na pedra a data de construção, 1685. Recuando até ao Séc. XVII em Penamacor, será fácil associar o nome da fonte à presença dos frades no convento de Sto. António “porque o convento estava nessa altura a sofrer reedificações sucessivas, por exemplo, em 1692 reedificou-se a capela-mor e poderá ter alguma ligação, digo eu, ou não”, admite Joaquim Nabais, do departamento cultural do município de Penamacor.

Desconhecendo-se a existência de um convento de freiras em Penamacor, fica assim por explicar o nome de outra das fontes visitada pelo grupo de cerca de meia centena de pessoas: a fonte das Freiras, do outro lado da vila, com um tanque junto à terra para também matar a sede aos animais.
Localizada perto da ribeira e do local de culto a Nossa Sra. do Incenso a próxima fonte fica a dever o nome à santa devota dos penamacorenses. Hoje está quase inacessível, foi preciso desbravar terreno para lá chegar, mas no tempo de Maria de Fátima era a fonte onde bebiam no dia de lavar a roupa na ribeira que ali corre ao lado. Saiam da vila carregados da merenda e da roupa suja e voltavam, já no fim do dia, com a roupa limpa e seca e até o banho tomado “lavávamos a roupa ali, ponhamos os cordéis entre as árvores e secava ali, e às vezes até tirávamos a que trazíamos e tomávamos banho com os peixes, eu adorava vir aqui, nem ia à escola nesse dia”.
Os mais pequenos ouvem as histórias não conseguindo imaginar o dia-a-dia sem água em casa ou máquina de lavar. A maioria nem conhecia as fontes e muito menos o papel que tinham desempenhado no tempo dos seus avós “pelos vistos era um tempo difícil”, admite a pequena Estela. Cumpriu-se assim o objectivo traçado pela santa casa da Misericórdia de Penamacor quando decidiu escolher as fontes para assinalar o dia internacional dos monumentos e sítios “optámos por estas fontes fora da malha urbana porque são as mais desconhecidas e as mais abandonadas, por outro lado desempenharam um papel fundamental na vida da altura, e elas hoje são praticamente desconhecidas dos jovens e por isso fico satisfeito que eles estejam aqui a conhecer um património que é de todos nós”, justifica João Alves, provedor da Santa Casa da Penamacor que em parceria com o município e a junta de freguesia promoveu a iniciativa inserida no dia internacional dos monumentos e sítios que este ano se comemorou sob o lema “Conhecer, partilhar, explorar”.

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Solidariedade: Penamacor marcha por uma escola


O Europe Direct Beira Interior Sul - Adraces, em parceria com a Câmara Municipal de Penamacor e a Fundação Instituto Social Cristão Pina Ferraz, no âmbito do Ano Europeu do Desenvolvimento, promove, dia 9 de maio, a Marcha Noturna Solidária.


In jornal "A Reconquista"

“É UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA”

Rádio Cova da Beira

O presidente da câmara de Penamacor considera que a reforma do sector das águas, aprovada em conselho de ministros no passado dia 9 de Abril, é uma questão de justiça para o interior do país.

António Beites respondia assim ao vereador da oposição que perguntou ao autarca socialista se se revia na posição do PS sobre esta matéria. Na resposta a Vítor Gabriel o autarca de Penamacor elogiou a decisão do ministro, apesar de ter dúvidas na conclusão da reforma em ano de eleições legislativas. “é um caso de justiça para o interior do país que não pode pagar a água três vezes mais cara que o litoral, isto tem criado enormes desequilíbrios financeiros a vários municípios, nomeadamente aos que fazem parte do sistema multimunicipal Águas do Zêzere e Côa, tenho no entanto algumas reservas que este processo chegue ao fim em ano de eleições legislativas”.
António Beites aplaude a reestruturação do sector das águas, que agrega 19 sistemas multimunicipais em cinco empresas regionais, aprovada no Conselho de Ministros de 9 de Abril passado e muito contestada pelos autarcas do litoral. “se em parte eu até compreendo os argumentos de alguns autarcas do litoral, eu não compreendo que um partido político que conhece as dificuldades do interior assuma posições como aquela que assumiu, porque essas posições traduzem uma posição eleitoral e não de preocupação e resolução dos problemas das pessoas, isso diz da situação em que o PS se encontra neste momento”, concluiu Vítor Gabriel, líder da bancada da Coligação Juntos por Penamacor.

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

quinta-feira, 16 de abril de 2015

PENAMACOR REDUZ DÍVIDA

Rádio Cova da Beira

A Câmara de Penamacor reduziu em cerca de três milhões de euros a dívida do município, desde Outubro de 2013 até à data. Apesar de reconhecer o esforço da maioria, a oposição entende que a situação financeira do município continua “crítica” e absteve-se na votação do relatório e contas referente ao ano passado.

"Apesar de compreender que a maioria tem dado atenção a este assunto, a situação financeira do município continua a ser crítica, e não posso deixar de dizer que esta maioria é, de certo modo, co-responsável pela situação a autarquia chegou”, justifica Vítor Gabriel, líder da bancada da oposição na câmara municipal de Penamacor.
António Beites sublinha o esforço feito em reduzir para 7,5 milhões o valor da dívida que se situava acima dos 10 milhões de euros quando tomou posse à frente dos destinos do município “tenho que ficar satisfeito por termos reduzido a dívida, desde o início até agora, em cerca de três milhões de euros, de temos obras em curso superiores a um milhão de euros, e continuarmos com as contas em dia com os nossos fornecedores, excepto às Águas do Zêzere e Côa que queremos regularizar com a operação de saneamento financeiro em curso”.
O relatório e contas de 2014 reflecte uma taxa de execução de 78%, que não sendo a ideal, é para o autarca, a possível, face aos constrangimentos que condicionaram a actuação do executivo, de que é exemplo a dívida à empresa Águas do Zêzere e Côa que desde 2014 passou a estar reflectida nas contas “apesar disso conseguimos uma execução das despesas de capital de 78%, mas a nossa pretensão é que nos próximos exercício consigamos superar os 90%”.

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Câmara de Penamacor diz que reforma do setor da água é ato de justiça

Câmara de Penamacor diz que reforma do setor da água é ato de justiça

O presidente da Câmara de Penamacor, António Luís Beites (PS), afirmou hoje que a reforma do setor da água é um “ato de justiça para todos os municípios do interior do país”.
O Governo anunciou na quinta-feira que concluiu a reforma do setor das águas, que passa por “um fortíssimo emagrecimento” do grupo Águas de Portugal, agregando 19 empresas regionais em cinco entidades e reduzindo custos em 2.700 milhões de euros.
Em conferência de imprensa no final da reunião do Conselho de Ministros, o ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, afirmou que a criação de sistemas multimunicipais de abastecimento de água e saneamento do Norte, Centro Litoral e Lisboa e Vale do Tejo irá promover uma “harmonização tarifária” entre o interior e o litoral.
“É uma política que faz todo o sentido e que, sinceramente, não é mais do que uma questão de justiça, um ato de justiça para com todos os municípios do interior do país”, disse António Luís Beites em declarações à agência Lusa.
O autarca também defendeu que harmonização que deve ser feita “no mais curto espaço de tempo possível”, de modo a pôr fim ao “enorme desfasamento” que ainda se verifica entre os tarifários praticados nos sistemas do interior e nos sistemas do litoral.
“É inadmissível que a água no interior do País se pague a um custo três ou quatro vezes superior ao de Lisboa. Não há justificação possível para isso e eu creio – e espero sinceramente – que esta fusão se faça o mais rapidamente possível para que o processo de ajuste tarifário também seja feito no mais curto espaço de tempo possível”, disse.
O presidente deste município, que integra o sistema Águas de Zêzere e Côa (AZC), espera ainda que a reforma contribua para resolver todas as questões pendentes entre municípios e a empresa, designadamente os diferendos jurídicos.
“A expectativa é de que se encontre uma solução que seja benéfica para ambas as parte, ou seja, que se comece a praticar um tarifário mais justo e também a de que se resolva a questão da dívida acumulada das autarquias, que, diga-se, só existe em virtude de o sistema ter ficado deficitário pela não-inclusão de um município”, apontou.
Quanto à decisão de o Governo fixar na cidade da Guarda a sede da empresa Águas de Lisboa e Vale do Tejo (que integrará as antigas AZC), António Luís Beites disse ser “favorável a todas as formas de descentralização”.
“Qualquer serviço que venha para o interior do país será sempre bom para todos nós”, concluiu.
O sistema multimunicipal AZC engloba os municípios de Aguiar da Beira, Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Guarda, Manteigas, Mêda, Oliveira do Hospital, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Seia.
*Com Lusa

In "BeiraNews"

TARDE DESPORTIVA

Rádio Cova da Beira

O Águias do Moradal sagrou-se campeão distrital depois de ter derrotado o seu adversário directo, CD Alcains, por claros 3-0. No CN Séniores o Benfica obteve um empate muito importante em casa do líder, na fase de subida. Os outros dois clubes, que participam na fase de manutenção, ambos perderam em casa.


Mafra 1-1 Benfica C. Branco
47' 0-1 Marocas. Na sequência de um pontapé de canto, Marocas a saltar mais alto e a abrir o marcador. 
Contrariedade para o Benfica, aos 72' Vasco Matos foi excluído da partida, por duplo amarelo. 
88' 1-1 Ruca 
Podia ter sido melhor, uma vez que o empate aconteceu a dois minutos do final, quando a equipa albicastrense jogava com 10 unidades, por expulsão de Vasco Matos, aos 72', mas o empate em casa do líder pode considerar-se muito positiva. É importante que no próximo domingo, ante o 1ª Dezembro some os três pontos para poder entrar, de novo, na corrida pela subida.


V. Sernache 1-2 Oliveira Hospital
8' 0-1  Ricardo Pontes -autogolo. Remate de Cris a bater no defesa de Sernache e a trair o guardião da casa. 
78' 1-1 Marcio 
90' 1-2 Martinho 

Não correu nada bem o jogo desta tarde ao Vitória de Sernache. Sofreu um golo madrugador, num lance de infelicidade, conseguiu chegar à igualdade mas mesmo sobre o final do encontro a equipa forasteira voltou a marcar e levar consigo os três pontos. 


Sertanense 1-2 U. Leiria
10' 1-0 Ricardo Barros 
18' 1-1 Abdul 
55' 1-2 Parre 
A derrota caseira, ante o líder não deslustra, mas a equipa podia ter feito um pouco mais. Apesar desta derrota o Sertanense mantém-se na segunda posição. 



Pedrógão 2-2 C.Ac. Fundão
15' 0-1 Batista 
53' 1-1 Vasco André 
72' 1-2 Hugo Brito g/p 
84' 2-2 Gonçalo 

Alcains 0-3 Águias Moradal
7' 0-1 Tiago Paulo 
61' 0-2 Luís Graça 
85' 0-3 João Henriques 

AD Estação 1-1 Belmonte
10' 1-0 Milton
12' 1-1 Hugo Geraldes 

V.V.Ródão 1-3 Proença
14' 1-0 Esteves 
30' 1-1 Nuno Alves 
38' 1-2 Norberto 
58' 1-3 Joca 

Oleiros 2-4 Atalaia do Campo
11' 1-0 Bruno Alves 
26' 2-0 Soares 
42' 2-1 Leo
45+2 2-2 Leo g/p 
69' 2-3  Patriarca
83' 2-4 Roque 

O Águias do Moradal  sagrou-se campeão distrital. A equipa do Estreito deslocou-se a Alcains para jogar com o seu adversário direto e impôs-se, por 3-0, garantido, a uma jornada do final do campeonato, a conquista do campeonato.
Nos restantes jogos, o destaque vai para a vitória que a Atalaia do Campo alcançou em Oleiros, onde a equipa de Hugo Andriaça, de quem se fala que irá deixar o clube já este domingo, chegou a estar a vencer por 2-0. Também a vitória do Proença em Vila Velha de Ródão poderá considerar-se uma meia surpresa. Os Empates em Pedrógão e no Complexo Desportivo da ADE não constituem surpresa. 

Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio cova da Beira"

MEIMÃO SENTE-SE INJUSTIÇADO

Rádio Cova da Beira

A freguesia de Meimão, no concelho de Penamacor, sente-se injustiçada por não poder tirar partido da barragem para rega. O projecto de um regadio tradicional para a aldeia nunca chegou a avançar, mas o presidente da junta gostaria de ver a obra iniciada durante este mandato.

“O projecto está feito espero que pelo menos esta mandato o projecto seja iniciado, afinal todos os bons terrenos do Meimão estão enterrados nesta barragem e em troca não tivemos nada”.
Para além do regadio tradicional do Meimão, outro dos projectos importantes para a freguesia é a construção de um lar. A obra, da responsabilidade da associação local já se iniciou, mas há muito que está parada por falta de verbas. David Vila Boa espera pelo cumprimento da promessa feita pelo presidente da câmara de Penamacor de apoiar financeiramente a construção do lar com capacidade para, pelo menos, 15 utentes “tudo o que foi feito até hoje foi feito com donativos da população da aldeia, os 80 mil euros prometidos pela câmara não chega para concluir a obra mas dá um empurrão, porque se a obra recomeçar as pessoas estarão disponíveis para continuar a apoiar, assim parada é que não”.
Convidado do programa “Prova dos Novos” da RCB, o autarca de Meimão lamenta ainda o abandono a que está votada a Reserva Natural da Serra da Malcata onde está inserida a freguesia “hoje temos casas com telhado a cair, tudo destruído, antigamente havia sinalética hoje alguém que vai visitar a serra até se pode perder, está tudo ao abandono”.
A reconstrução do antigo caminho de acesso ao Meimão é outra das obras que David Vila Boa gostaria de ver concretizada. A câmara já requalificou quatro quilómetros o autarca de Meimão já desafiou António Beites a avançar com o restante “já lancei esse repto porque seria uma estrada que traria a possibilidade por exemplo de termos visitas de autocarros e um acesso a norte e a sul aproveitando a barragem e a reserva”.
Durante o ano e meio de mandato foi possível dar continuidade à requalificação da zona balnear que este Verão deverá estar a funcionar em pleno.

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Penamacor: Feira regressa em julho


A Feira Terras do Lince regressa à vila de Penamacor de 24 a 26 de julho, anunciou a câmara municipal. O certame acontece pelo segundo ano consecutivo, depois de uma primeira edição que decorreu nos espaços do jardim, ex-quartel e do cimo de vila.


In jornal "A Reconquista"

III Feira das Tradições












Feira das Tradições

Pedrogão de São Pedro, no concelho de Penamacor, organizou a terceira edição do certame que faz montra dos saberes e sabores da Beira Baixa.

III Feira das Tradições









III Feira das Tradições









segunda-feira, 6 de abril de 2015

TARDE DESPORTIVA

Rádio Cova da Beira

Sporting da Covilhã perde terreno depois da derrota que sofreu esta tarde na tapadinha ante o Atlético. Também não correu nada bem a jornada da Liga Sportzone para a Desportiva do Fundão, que perdeu em Braga. Na Taça de Honra José Farromba o C. Ac. do Fundão apurou-se para as 1/2 finais da provas onde já se encontravam A.D.Estação, Moradal e Alcains.


Atlético 2-1 Sp. Covilhã
Já se joga na Tapadinha
Na primeira parte não houve golos, num jogo que os serranos dominaram, faltando o golo que esteve eminente em duas ocasiões, por Traquina e Erivelto.
69' 1-0 Ibraim. Livre ainda a uma distância significativa, os jogadores serranos acharam que não era necessário formar barreira, mas o remate, quase em jeito de cruzamento, surpreendeu tudo e todo quando a bola se anichou no fundo da baliza de Taborda. 
80' 2-0 Palácios. Jogada de contra-ataque e o Atlético, de forma surpreendente fez o segundo.
82' 2-1 Traquina. Golo obtido na conversão de um livre 
Com a derrota desta tarde os serranos perderam terreno no que aos lugares de subida diz respeito. Não foi por falta de qualidade e de empenho, mas foi, seguramente, por falta de eficácia na hora de finalização.
É claro que nada está perdido, no entanto, parece-nos que os adeptos, que querem acima de tudo ganhar, terão criado uma grande pressão sobre a equipa que os poderá ter inibido de fazerem melhor.
No próximo domingo, pelas 11h15, o Sporting da Covilhã vai receber no Santos Pinto a equipa B do Sporting, mais um jogo que poderá acompanhar na antena da RCB.



C.Ac.Fundão 3-2 Belmonte
23' 1-0 Ricardo
32' 2-0 Hugo Brito 
62' 2-1 Velho g/p 
81' 2-2 Vaz Alves 
86' 3-2 Ricardo 

Atalaia do Campo 9-1 Pedrógão
12' 1-0 Tiago Felizardo
20' 2-0 Tiago Felizardo
23' 3-0 João Pedro
42' 4-0 João Pedro
53' 5-0 Leo 
65' 6-0 Tiago Barata
67' 7-0 Patriarca
80' 8-0 Tiago Felizardo
83' 9-0 Canário 
90' 9-1 Rubinho 

Terminou a Taça de Honra José Gonçalves Farromba, com a realização da 7ª jornada que havia ficado em atraso. Com a vitória que o Académico alcançou sobre o adversário directo, Belmonte, nesta competição, os fundanenses seguem para as meias finais da prova, acompanhando a Estação, que já estava qualificada.  Quando o Belmonte chegou ao empate, a 10 minutos do termo do jogo, no Municipal do Fundão, a equipa da Atalaia do Campo ainda teve a esperança de poderem ser eles a seguir para as meias, visto que a goleada que já estavam a infringir ao Pedrógão davam-lhes vantagem sobre o Belmonte em caso de igualdade pontual. O jogo teve dez golos, nove dos quais para a formação de Bruno Correia, mas que acabou por não chegar para atingirem o objectivo.


Proença 1-1 Águias do Moradal
79' 0-1 Lucas 
91' 1-1 Miguel Ângelo 

Alcains 3-2 V.V.Ródão
27' 1-0 Rui Paulo
29' 1-1 Taborda
31' 2-1 Valdo 
44' 2-2 Luís Afonso
64' 3-2 Carlos Lourenço(Crânio) 
Os jogos da série B da Taça de honra foram, exclusivamente, para cumprir calendário uma vez que já estávam encontrados os semi-finalistas da prova, o Águias do Moradal e o Alcains

FUTSAL


Sporting Braga 3-2 A.D. Fundão
Já se joga em Braga 
10' 1-0 Tiago Brito. Livre ainda a distância significativa, Tiago Prontificava-se para bater o livre, os seus companheiros colocaram-se na zona de finalização mas quando Brito correu para cobrar a falta os seus companheiros movimentaram-se para fora da área levando consigo os seus marcadores. Abriu-se uma grande avenida por onde podia passar a bola. Foi isso que aconteceu, mas na trajectória bateu num jogador em movimento e traiu Cláudio.
13' 1-1 André Nabais. Pontapé de canto, a bola é colocada mesmo na zona de finalização em plena área bracarense, André Nabais desviou para o fundo das redes, empatando a contenda.
Intervalo. As equipas estão empatadas. 
27' 1-2 Teka. O ala fundanense ganhou a posse de bola na sua meia quadra, entrou no meio campo adversário, flectiu para dentro, procurou o melhor enquadramento para rematar, quando chegou ao lado contrário desferiu um remate forte, rasteiro com a bola a entrou no canto inferior do lado contrário.
28' 2-2 André Coelho. Lançamento longo, Cláudio saiu mas André Coelho, que poderá ter ajeitado a bola com a mão, desviou do guardião fundanense.
29' 3-2 André Machado. Num lançamento lateral favorável aos fundanenses, Miguel colocou no circulo central num companheiro que foi surpreendido por um adversário, Cláudio, que ocupou uma posição junto da linha, numa jogada de estratégia, para que a equipa ganhasse vantagem, André Machado não teve dificuldade em fazer o golo, uma vez que a baliza estava deserta.
Erros primários e falta de eficácia na concretização das jogadas estiveram na origem desta derrota dos fundanenses em casa do Sp. de Braga. Ainda assim, a equipa vai manter o 4º posto da classificação geral.
No próximo sábado nova deslocação, desta feita a Vila do Conde para jogar com o Rio Ave, a partir das 16 horas.

Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"