quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Lagar Romano/Medieval


Em 2012, graças ao nosso conterrâneo e amigo João Luís Fernandes, tomámos conhecimento e divulgámos um outro lagar da mesma natureza, enriquecendo desta forma o conhecimento do património da nossa terra.

Já este ano, graças ao nosso também conterrâneo e amigo Jorge Sardinha, foi-nos dado a conhecer mais um belo e diferente exemplar de um lagar (romano ou medieval) esculpido na rocha. Pedrógão vai-se revelando uma localidade com um património histórico e cultural riquíssimo, cada vez mais merecedor da atenção de todos.

Não podemos deixar de aqui divulgar esta nova descoberta, agradecendo naturalmente ao Jorge Sardinha, e deixando um agradecimento especial ao Joel, por todo o trabalho e dedicação que teve a limpar o espaço, de forma a podermos partilhá-lo com todos.













Moinho da Feiteira










Moinho da Feiteira


Das poldras da Feiteira passámos para o moinho, onde também tivemos oportunidade de constatar a inscrição de uma data nas paredes do mesmo. Neste caso, e apesar do natural desgaste provocado pelo tempo e pelos elementos, a data inscrita na portada é (aparentemente) 1799. São portanto mais de 200 anos de História e estórias incrustados naquelas paredes hoje em ruína.

Por estarmos ali, aproveitámos para registar, mais uma vez, para a posteridade alguns dos elementos mais significativos do complexo do Moinho e arredores, incluindo o Poço das Dornas e o que resta do seu mecanismo de extração de água da ribeira.
Agradecemos mais uma vez ao nosso conterrâneo e amigo Isidro, que nos serviu de guia nesta volta pelo nosso património.









Penamacor: Aranhas na rua para celebrar as tradições

A população serviu os muitos visitantes que passaram por Aranhas. Foto José Furtado/ Reconquista


A aldeia organizou a primeira edição de um festival onde os protagonistas foram os habitantes, que abriram as portas das suas casas.


In jornal "A Reconquista"

Penamacor: Demolições marcam início da requalificação

A compra das casas tinha sido aprovada em novembro. Foto: José Furtado/ Reconquista


A Câmara Municipal de Penamacor começou a demolir as casas situadas em frente à igreja matriz da vila.


In jornal "A Reconquista"

Penamacor: Presidente acusa Governo de bloquear lince


António Luís Beites alega que os parques de reprodução de coelhos bravos - essenciais para alimentar os linces - deviam estar em funcionamento há um ano.


In jornal "A Reconquista"

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Poldras da Feiteira

Depois das poldras de baixo, aqui referidas, passámos pelas poldras da Feiteira nas quais também foi possível identificar a data inscrita nas mesmas, desta vez sem margem para grandes dúvidas: 1847.





segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

TARDE DESPORTIVA

Rádio Cova da Beira

O Sporting da Covilhã goleou o Portimonense, por 4-0, para a Segunda Liga, numa boa exibição dos serranos. Na Liga Covifil os clubes que seguem nos primeiros lugares venceram e por isso nada se altera na classificação, com o Águias do Moradal na liderança e ADE coladinho, na segunda posição.


Sporting da Covilhã 4-0 Portimonense
4' 1-0 Zé Tiago. Cruzamento de Traquina, pequeno desvio de cabeça de Erivelto e entrada oportuna de Zé Tiago a rematar para o fundos das redes.
16' 2-0 Zé Tiago. Uma boa jogada colectiva a bola sobra para Zé Tiago, entra na área, remata, a bola toca num defesa e trai o guardião algarvio.
17' 3-0 Traquina. A defensiva do Portimonense perde a posse de bola, Traquina viu que o Guarda-redes do Portimonense estava adiantado, fez-lhe um chapéu perfeito, aumentando para 3-0. 
66' 4-0 Erivelto. Jogada de Tiago Moreira e finalização perfeita de Erivelto. 

Os serranos rubricaram uma excelente exibição, coroada com quatro golos, alguns dos quais de belo efeito, nomeadamente o 3º de Traquina. O Sporting está confiante, a fazer um jogo muito personalisado e sobretudo com muita vontade de subir degraus para se chegar aos primeiros da classificação. Neste jogo com os algarvios do Portimonense a equipa chegou com relativa facilidade ao 3-0, com dois golos de Zé Tiago aos 4 e 16 minutos e aos 17 fazia o 3º, por Traquina, no tal lance de execução de grande qualidade do extremo serrano.
O Sporting da Covilhã está agora colocado na 7ª posição, com 35 pontos e tem um jogo a menos, que há de realizar na próxima 4ª feira, com o Santa Clara, podendo, se vencer, como se deseja, subir mais alguns lugares na classificação. Entretanto, no próximo domingo, os covilhanenses jogam em Gaia com a equipa B do FC Porto. Estes dois jogos vão ter, como é habitual, relato na RCB. 



Belmonte 0-0 C.Ac.Fundão

Águias Moradal 5-0 Oleiros
9' 1-0 Alan Santolini
17' 2-0 Lucas 
34' 3-0 Zé Augusto 
54' 4-0 Graça 
89' 5-0 Lucas 

Proença 2-1 Pedrógão
5' 0-1 Robinho
44' 1-1 Casquinha
70' 2-1 Fábio g/p 

Atalaia do Campo 1-2 Alcains
4' 0-1 Rui Paulo
12' 1-1 Leo 
43' 1-2 Miguel Rebelo 

V.V.Ródão 2-4 A.D. Estação
9' 0-1 Sá Pinho 
39' 1-1 Esteves g/p 
43' 1-2 Sá Pinto 
71' 1-3 Rodrigo 
80' 2-3 Salavessa 
90+5 2-4 Sá Pinto 

A jornada deste domingo teve nos três clubes que seguem na frente da tabela classificativa, uma jornada totalmente positiva, destacando-se a goleada do Águias do Moradal sobre o vizinhos do Oleiros, por 5-0 e para o resultado confortável que a AD Estação obteve em Vila Velha de Ródão, por 4-2, mantendo-se os dois clubes com o mesmo número de pontos, no topo da classificação. O Alcains também passou, com distinção, pela Atalaia do Campo, onde venceram uma equipa que em sua casa é sempre muito perigosa.
Nos outros jogos da jornada, em Belmonte o jogo entre as equipas da U.Desportiva e C.Ac.Fundão terminou empatada a zero e pelo que as duas equipas fizeram o resultado ajusta-se. Em Proença a equipa do Pedrógão esteve na frente do marcador mas permitiu que a equipa de Quim Manuel desse a volta ao resultado, conquistando três pontos importantes para a fuga ao último lugar, que agora é pertença do Pedrógão.
A grande desilusão deste campeonato e em particular desta jornada é sem duvida a equipa do Oleiros. Ocupa um modesto 5º lugar, com 14 pontos e no jogo desta tarde foi goleado por números que não podem estar de acordo com a valia individual dos atletas que compõem o plantel. Algo estará a passar-se com a equipa de Hugo Andriaça?

Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira

PENAMACOR: OBRAS JÁ COMEÇARAM

Rádio Cova da Beira

As obras de requalificação urbana na vila de Penamacor já arrancaram. A empreitada no valor de 700 mil euros prevê a requalificação integral da rua 25 de Abril e das duas artérias paralelas: a de Santo António até ao convento e a Ribeiro Sanches.

Só depois de conhecidas todas as regras do QCA é que a elaboração destes documentos ficará concluída, assegura António Beites. 


Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"

GOVERNO BLOQUEIA PROCESSO

Rádio Cova da Beira

O presidente da câmara municipal de Penamacor critica o Governo pelos atrasos verificados na entrada em funcionamento dos parques de reprodução de coelhos bravos, em cativeiro, situados na Serra da Malcata, concretamente nos concelhos Penamacorense e no Sabugal, no âmbito do projecto de reintrodução do lince na Serra da Malcata. 

Depois da devolução de linces ao seu habitat natural, na zona de Mértola, Moura e Barrancos já estão a criar coelhos em cativeiro, Penamacor e Sabugal esperam por luz verde do Governo para poderem fazer o mesmo.
De acordo com António Beites, os parques já deviam estar a funcionar há cerca de um ano, no Sabugal o local está concluído, mas os atrasos consideráveis do Estado Português têm inviabilizado o processo, isto apesar da enorme vontade demonstrada por ambos os concelhos para a reintrodução de coelhos nos respectivos parques
“É inconcebível. Se o Estado português está apostado num projecto de milhões para Portugal, em parceria com a vizinha Espanha, não faz sentido que o processo não ande. Este é um mau exemplo do funcionamento do sistema português porque apesar da administração central ser líder do processo consegue bloqueá-lo. Assim não haverá retorno nem municípios nem para as populações envolvidas”, refere o edil.
O autarca destaca o trabalho feito pela associação Iberlinx nesta área e a disponibilidade demonstrada pelo próprio ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e Florestas). Esta quinta-feira, o assunto volta a ser analisado numa reunião em Lisboa.
Devido aos atrasos registados, foi necessário reprogramar o projecto LIFE + e apresenta-lo novamente à União Europeia porque os prazos iniciais não seriam cumpridos. O autarca espera que, desta vez, haja luz verde para que, num curto espaço de tempo, o processo possa avançar.
“Os adiamentos constantes têm inviabilizado o sucesso da iniciativa e não tem aproveitado os milhões que o Estado Português tem investido no projecto. Quem está a usufruir têm sido os nossos vizinhos Espanhóis que no fim de criadas as crias no centro de reprodução em Silves vem busca-las e largam-nas no habitat natural, o que é uma aberração ao nível da cooperação entre os dois países”, sublinha António Beites.
Para o presidente da CMP, os mais de 16 mil hectares de área, entre Sabugal e Penamacor, com a reintrodução do lince, seriam uma mais-valia para a toda região e lamenta que, nomeadamente, o parque do Sabugal não esteja a funcionar.
Penamacor e Sabugal estão de corpo e alma no projecto de reintegração do lince na Serra da Malcata, conclui António Beites.

Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Penamacor: Aranhas faz a festa com o enchido

O fumeiro vai ser leiloado e estará à prova. Arquivo Reconquista


As ruas da aldeia vão servir de montra às tradições, com os sabores e a música em destaque.

In jornal "A Reconquista"

PENAMACOR COM CICLO DE CONCERTOS

Rádio Cova da Beira

O auditório da escola de música de Penamacor, polo da AMDF, no antigo quartel, é o local escolhido para a realização de um ciclo de concertos. O evento decorre a 11 de Fevereiro, a partir das 18:30H. 

Denominado "Aqui Há Música", a iniciativa conta com a participação de Dário Cunha, ao piano, Tânia Soares, violino, Guilherme Alves, guitarra, Horácio Pio, acordeão, e David Machado ao clarinete.  

Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"

“EQUACIONO A RECANDIDATURA”

Rádio Cova da Beira

António Reis não quer deixar a presidência da junta de freguesia de Vale da Senhora da Póvoa sem ver concretizados vários projectos que considera fundamentais para o futuro daquela aldeia do concelho de Penamacor. 


Em entrevista ao programa “Prova dos Novos” da RCB, o autarca admite que há ainda muito para fazer e por isso deve ser novamente candidato nas eleições autárquicas de 2017 “penso muito seriamente em recandidatar-me a um terceiro mandato porque quando me candidatei pela primeira vez eu elaborei um programa de curto, médio e de longo prazo e ele só vai terminar no último mandato que eu fizer e se essa for a vontade da população da freguesia eu cá estarei para continuar e terminar todo o programa que apresentei”.
A requalificação da chamada “Alameda dos Balcões” ou do santuário mariano da freguesia são algumas das metas que António Reis quer concretizar ainda este mandato. Mas há outros projectos, como a transformação da antiga escola do primeiro ciclo da aldeia num centro de convívio inter-geracional para crianças e idosos “o edifício já teve obras no sentido de ali poder começar a funcionar o centro de convívio para idosos mas nós não podemos estar apenas virados para os mais idosos e nesse sentido o nosso objectivo passa por ter um espaço inter geracional onde os jovens possam também ali conviver e recolher a sabedoria dos mais idosos e por isso nós queremos criar ali um núcleo onde esses ensinamentos possam ser transmitidos e desenvolvidos para o futuro”.
O autarca pretende ainda dotar a freguesia de uma zona de lazer com água que possa ser utilizada, sobretudo no verão, pelos turistas que anualmente acorrem à aldeia “é certo que existem outros espaços próximos da nossa freguesia, mas as pessoas que nos visitam já por várias vezes nos questionaram quando vamos ter esse espaço na nossa freguesia; nós já temos o aval da associação de regantes da Cova da Beira para poder retirar alguma da água para podermos ali fazer uma praia fluvial mas a junta de freguesia não tem meios técnicos nem financeiros para suportar os custos do projecto e também pedimos à câmara que pudesse ser ela a encarar esta ideia como sendo um projecto do município”.  
Por entre os projectos a concretizar, o autarca garante ainda que em breve vai ser inaugurado o novo forno comunitário da aldeia e também a requalificação do parque infantil que actualmente se encontra em estado adiantado de degradação. 


Autor: Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

Movimento “Malcata Pro-Futuro” apresentou queixa à União Europeia sobre o Estado Português

Habitantes da Malcata estão contra a instalação de mais eólicas

O Movimento de cidadãos “Malcata Pro-Futuro” anunciou que, “perante ausência de resposta das autoridades nacionais”, apresentou queixa à União Europeia sobre o Estado Português, devido à ampliação do Parque Eólico de Penamacor 3B.
Depois de várias exposições e abaixo-assinados dirigidos ao Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, sem obter qualquer resposta, o Movimento “Malcata Pro-Futuro” apresentou uma queixa à Comissão Europeia sobre o Estado Português e mais concretamente sobre a APA (Agência Portuguesa do Ambiente) por considerar que a emissão da DIA (Declaração de Impacto Ambiental) é “omissa” em relação a alguns aspectos. De acordo com o Movimento, “não atende às preocupações da população relativamente ao ruído, não prevendo a localização de medidores em locais significativos e não preconizando medidas que garantam o cumprimento escrupuloso do Regulamento do Ruído” e “não apela a alternativas à instalação do sobreequipamento, como sejam, a não instalação, o armazenamento, a relocalização para longe da população de Malcata”. A declaração também “não considera os efeitos ambientais conjugados da Barragem e do Parque Eólico, estudo que se justifica, de todo, porque não foram feitos EIA na devida altura. Nessa medida considera que estamos perante um desrespeito pelas directivas relacionadas com a Rede Natura 2000 (Aves, Habitats, e fauna, nomeadamente o Lince Ibérico) sendo evidente a não referência a medidas de compensação ambiental, de valorização e recuperação dos habitats, a monitorização de açudes tradicionais, de exclusão do pastoreio, etc. Não apela à necessidade de envolver minimamente as comunidades locais, associações e proprietários”.
A população de Malcata refere que está em causa o seu supremo bem-estar, a sua qualidade de vida, o futuro da sua aldeia. “O que legitimamente pretende é que o Estado Português considere as suas preocupações e a sua vontade de continuar a viver condignamente nas suas terras. O que deseja é que as autoridades ambientais portuguesas desenvolvam um processo de EIA «à posteriori» que, de uma maneira séria e completa, considere os efeitos ambientais conjugados dos dois empreendimentos – Barragem e Parque Eólico de 19 aerogeradores - uma vez que ambos decorreram à margem de princípios do direito comunitário”, é referido em comunicado.
Recorde-se que os habitantes da Freguesia de Malcata estão contra a ampliação de um parque eólico na sua área geográfica, por considerarem que está em causa a sua qualidade de vida e o seu bem-estar. De acordo com Amílcar Fernandes, porta-voz do Movimento Malcata Pro-Futuro, que representa a população, o projecto de Sobreequipamento do Parque Eólico de Penamacor 3B, previsto para ocupar áreas das Freguesias de Malcata e de Meimão (no concelho de Penamacor), contempla a construção de 6 novos aerogeradores que vão juntar-se aos 19 existentes. Os habitantes consideram que o processo relativo ao parque eólico, que está previsto ficar com um total de 25 aerogeradores, apresenta “enormes fragilidades, que se adicionam, todas em prejuízo da população de Malcata”. Também assumem que está em causa “o seu supremo bem-estar”, a sua qualidade de vida e o futuro da aldeia que tem no sossego a sua “maior riqueza”. “As gentes de Malcata já dão, com os 19 aerogeradores, uma contribuição significativa para a estratégia nacional de combate às alterações climáticas, sem contrapartidas económicas para a microeconomia local, e têm todo o direito de continuar a viver, condignamente, na sua terra”, considera o Movimento Malcata Pro-Futuro.


In jornal "A Guarda"

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Poldras de Baixo

Sempre que possível, gostamos de dar uns passeios pelos arredores da nossa terra em busca de uma nova imagem ou um novo facto para aqui podermos partilhar.
Já há algum tempo desde a última vez em que tivemos essa oportunidade mas este Natal conseguimos que fosse possível.
Com a ajuda do nosso amigo e conterrâneo Isidoro, a quem agradecemos, não só conseguimos umas excelentes imagens como fomos alertados para as datas inscritas em alguns dos “monumentos” e vestígios da nossa terra.
Começamos pelas “poldras de baixo” e pela inscrição já pouco legível da sua data de construção (?), que poderá ser uma das quatros seguintes opções: 1109, 1189, 1709 ou 1789.

Não nos atrevemos a apontar uma data como sendo a correta, embora apostemos nas duas últimas como mais prováveis.







Penamacor: Festival das tradições promete festa e boas comidas em Aranhas


A freguesia de Aranhas, no concelho de Penamacor, vai estar em festa este próximo fim-de-semana, dias 24 e 25. 
Produtos locais - com destaque para o fumeiro -, provas gastronómicas, cantares de janeiras, tasquinhas e animação popular vão encher as ruas da freguesia, num evento organizado pela Junta e demais gentes da terra, com apoio da Câmara Municipal.

O evento tem o seguinte programa:

SÁBADO
10.00 h - Abertura da Feira; animação de rua pela companhia de teatro Vaatão;
12.30 h - Cantar das janeiras pelo Rancho Folclórico de Aranhas;                       
16.00 h - Leitura da carta do fumeiro, seguida do leilão das varas do enchido; prova cega do enchido de Aranhas;
18.00 - Dança de fogo / Acordeonistas da freguesia / Adufeiras de Oledo; restaurantes e tabernas tradicionais em todo o perímetro da feira;
22.00 h; Grupo de música popular “ Os ANAFAIA” do Fundão;  por toda a noite: tabernas distribuídas pelos Cantos e Becos da freguesia com petiscos tradicionais, muito enchido e sopa em panela de ferro.
             
DOMINGO
10.00 h - Abertura da feira com animação de rua com o grupo “Tapori”;
15.00 h - Leilão das varas do fumeiro restante.
16.00 h - XIII Festival Ibérico de Folclore de Aranhas, com a participação de grupos portugueses e espanhóis
21.00 h - Baile com Manuel Emídio; tabernas distribuídas pelos Cantos e Becos da freguesia com petiscos tradicionais
24.00 h - Encerramento da feira

PT281+ Ultramarathon, a ousadia da distância

untitled696

A Badwater, no Vale da Morte, EUA, e a BR135+, no Brasil, foram a inspiração e estão na génese da PT281+. Sendo que as duas últimas têm a mesma distância. Confuso? Não: a BR 135+ é uma ultramaratona que vai na sua 11ª edição. Até agora, tinha 135 milhas, ou seja, 217 km. Este ano, cresceu para 174,22 milhas – 281 km. Porque estava a ficar demasiado rápida e era arrumada em 24 horas pelos primeiros classificados. 135 milhas ou 217km é também a distância da Badwater, a famosa prova que decorre sob temperaturas que passam os 40 graus e que já foi ganha pelo português Carlos Sá.
A portuguesa, que conta com o apoio do brasileiro Mário Lacerda, seguiu a orientação: a PT281+ vai acontecer na Beira Interior, de 20 a 23 de agosto. Além de estrear a marca, estreia a quilometragem. “É a maior distância” de corrida seguida alguma vez posta à prova no país, diz-nos Paulo Alexandre, da Horizontes, que também está por detrás da prova seguida mais longa que já se fazia em Portugal, o Oh Meu Deus, 160 km na Serra da Estrela.
Sem limite de inscrições, para já – “Não é uma prova para massas” –, a proposta é seguir caminhos de história. Daí o “mais”. No Brasil, o mais é da união de povos. Por cá será o da cruz, dos descobrimentos. Parte, como Pedro Álvares em busca do Brasil, da vila de Belmonte. Atravessa aldeias históricas à roda do Sabugal, de Penamacor, de Idanha-a-Nova, passa Castelo Branco e termina em Proença-a-Nova. “Maraturismo”, diz a organização.
Desafio: testar os limites. A solo, ou com um, dois ou três companheiros de equipa. E a garantia de, no mínimo, se correr com o tempo quente e seco do verão beirão, ao longo de 281 km com 9300 metros de desnível positivo. A prova conta com nove bases de apoio, onde os atletas poderão receber ajuda de terceiros e terão alimentação e banhos à disposição.
Nomes como Jorge Mimoso (habitual do Tor des Géants, 330 km no Vale da Aosta, Alpes italianos), ou João Oliveira (vencedor dos 217 km da Spartathlon de 2013, na Grécia) já disseram presente. As inscrições estão abertas e custam 210 euros.
O futuro? Crescer. “O Oh Meu Deus já tem 300 inscritos para a edição de 2015. Vinte são franceses. É por aí que se cresce”, diz Paulo Alexandre, que gostaria de ver o conceito 281+ replicado num circuito mundial.
Autora: Ivete Carneiro in "JN Running"

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

TARDE DESPORTIVA

Rádio Cova da Beira

O Jogo que devia ter-se realizado no Estádio Santos Pinto, na Covilhã ficou adiado devido ao nevão que caiu na cidade serrana. Sp. da Covilhã e Santa Clara vão defrontar-se no dia 28, pelas 15 horas. No CN de séniores as três equipas do distrito terminaram a fase regular de forma positiva. O Benfica venceu a Naval, por 2-0, O Sernache venceu em Touriz, por 2-1 e o Sertanense empatou em T. Vedras.


Sporting da Covilhã 0-0 Santa Clara  (Adiado devido ao nevão que caiu na Covilhã)
Devido à muita neve que caiu sobre o relvado do Estádio José Santos Pinto, a partida entre SC Covilhã e Santa Clara, não se vai realizar, tendo ficado acordado, entre os dirigentes dos dois clubes, agendar o encontro para o dia 28 deste mês de Janeiro, pelas 15 horas.



Naval 1º. Maio 0-2 Benfica e C. Branco
34' 0-1 Dani Matos 
78' 0-2  Dani Matos

O Benfica e Castelo Branco terminou da melhor forma a primeira fase do campeonato, conquistando uma merecida vitória, por 2-0, na Figueira da Foz, perante a Naval. Os encarnados albicastrenses, que venceram a sua série com uma margem substâncial sobre o segundo classificado, vai participar na fase de subida, integrando a série B, juntamente com Nogueirense, que terminou na segunda posição na série do Benfica, Mafra, Caldas, 1º Dezembro, Casa pia, Operário Lagoa e Louletano. Espera-se que o Benfica entre bem nesta segunda fase e faça sonhar os albicastrenses com o ingresso na segunda liga profissional.
Vão fazer parte da série A de subida as equipas do Fafe, Mirandela, Famalicão, Varzim, Salgueiros, Sousense, Lisitano e Cesarense.

Tourizense 1-2 V. Sernache
59' 0-1 Tavares
67' 1-1 Rúben 
90+1 1-2 Tavares 

O Vitória de Sernache termina a primeira fase do campeonato conseguindo um honroso 3º lugar e um número pontual que lhe permite gerir a segunda fase de forma muito mais tranquila. A equipa de António joaquim, que falhou por pouco o acesso à fase de subida tem qualidade para continuar a oferecer muitas alegrias aos seus adeptos, oxalá que mantenha esta senda de vitórias.



Torreense 2-2 Sertanense
4' 0-1 Ibraim 
51' 1-1 Tiago Martins 
64' 1-2 Ricardo Barros 
90+1 2-2 Caminata 

O Sertanense teve tudo para vencer o encontro em Torres Vedras mas uma desatenção, já em período de descontos não lhe permitiu somar os três pontos, que estiveram sempre ao seu alcance. O sertanense termina a primeira fase na 3ª posição, um lugar de honra, e tem, também, o caminho bastante desimpedido para que a segunda fase lhe corra de feição, mantendo, se possível, a primeiera posição até à jornada derradeira. Mostrou ser melhor que os seus adversários nesta primeira fase, agora só tem que justificar.


Taça de Honra José Farromba 6ª jornada


Pedrógão 2-2 A.D.Estação
3' 1-0 DiMauro 
34' 1-1 Miguel 
42' 2-1 Velho
43' 2-2 Gustavo 

Belmonte 3-2 Atalaia do Campo
12' 0-1 Jota 
64' 1-1 Fábio
66' 1-2 Leo g/p 
74' 2-2 Hugo Geraldes
90+3 3-2 Suiço 


Águias do Moradal 1-1 Oleiros
66' 1-0 Alan Santolini 
70' 1-1 Lourenço g/p 

V.V.Ródão 1-2 Proença
60' 1-0 André 
86' 1-1 Bruno
90' 1-2 Nuno Alves 

A Taça de Honra José Gonçalves Farromba não teve jogos com muita qualidade e por isso os resultado também não costituiram surpresa, ainda que se ache que o empate da ADE em Pedrógão poderá ser analisado como uma meia surpresa, ainda assim, a equipa covilhanense mantém-se na liderança da série A, com uma margem confortável, depois deste empate.
Em Belmonte o resultado só ficou defenido em período de descontos, com a equipa da casa a dar a volta ao marcador, quando a sua equipa jogava com 10 unidades. Alías, o Belmonte, que ficou reduzido a dez quando sofreu o segundo golo ainda teve folgo para marcar o empate e conquistar o triunfo mesmo ao cair do pano
Na série B o Águias do Moradal também não foi além de um empate com os vizinhos de Oleiros, mas mesmo com esta meia escorregadelam, a equipa do Estreito também lidera a sua série com uma diferença muito significativa, que lhe permite gerir desta forma os resultados dos jogos que faltam.
Nesta série o Proença, que se viu a perder desde os 60 minutos, em Vila Velha de Ródão, conseguiu dar a volta ao resultado e somar os três pontos. 

Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"

TORTOSENDO: FALECEU JOAQUIM TOSCANO

Rádio Cova da Beira

Natural de Aldeia do Bispo, no concelho de Penamacor, Joaquim Toscano desempenhou vários cargos no movimento associativo da vila do Tortosendo. Eleito da lista Movimento Acreditar Tortosendo, nas últimas autárquicas, Joaquim Toscano era actualmente tesoureiro da junta da junta de freguesia. 

Joaquim Toscano nasceu a 1 de Novembro de 1950, na Aldeia do Bispo. Desempenhou diversos cargos no mundo do associativismo e na vida profissional fez o seu percurso no centro de Saúde da Covilhã.
O corpo ficará em câmara ardente a partir das 16.00 horas de segunda-feira, 19 de Janeiro, na Capela de São José Operário - Bairro do Cabeço - Tortosendo, sendo celebrada missa de corpo presente à 11.00 horas do dia 20 de Janeiro, indo de seguida a sepultar no cemitério da freguesia.

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

NOVA REDE EM CONSTITUIÇÃO

Rádio Cova da Beira

O presidente da junta de freguesia de Vale da Senhora da Póvoa espera que 2015 seja o ano de arranque do projecto da rede de aldeias com santuários marianos de Portugal. A ideia começou a ser desenvolvida por aquela autarquia do concelho de Penamacor, que chegou mesmo a apresentar uma primeira proposta para a sua constituição, mas a ideia acabou por nunca se concretizar. 

Em entrevista ao programa “Prova dos Novos” o presidente da junta de freguesia, António Reis, refere que a ideia foi novamente bem acolhida pela câmara de Penamacor e espera que durante este ano se possam dar passos no sentido de a materializar “esse projecto foi apresentado em 2010 e na altura foi bem recebido pelo executivo mas depois acabou por ficar esquecido em algum local; o actual executivo, e de forma muito concreta o seu presidente, já tomou em mãos o projecto, reuniu com o s seus autores e garantiu-se que ia trabalhar no sentido de ele poder avançar ainda durante este ano”.
Numa primeira fase o projecto iria envolver 11 freguesias de toda a faixa interior de Portugal entre Bragança e Beja. O autarca de Vale da Senhora da Póvoa acredita que face à importância do património religioso existente em toda a área isso poderia contribuir de forma decisiva para o ser desenvolvimento económico e turístico “ele pretende dignificar e valorizar o património religioso do mundo rural, ele só iria ter como objecto as aldeias com santuários marianos o que permitiria dinamizar um conjunto de roteiros temáticos e isso podia ser uma mais valia para a dinamização económica face à importância cada vez maior que o turismo religioso tem vindo a assumir; isso permitiria a criação de novas actividades laborais nas áreas da hotelaria, restauração, vigilância e apoio em diferentes áreas de serviço”.


Autor: Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"