quinta-feira, 28 de março de 2013

Penamacor: JSD quer presença nas listas

A concelhia da Juventude Social Democrata de Penamacor diz que o candidato do PSD à câmara municipal "deve ser jovem, dinâmico, muito ambicioso, mas acima de tudo ser corajoso e experiente politicamente para enfrentar as dificuldades financeiras da autarquia".
A JSD emitiu esta semana um comunicado em que não revela o estado em que se encontram os processos de escolha dos candidatos às autarquias do concelho mas em que reivindica a presença da JSD nas listas do PSD em Penamacor, alegando que o concelho precisa de "ideias, motivação, esperança e capacidade de trabalho dos mais jovens".
Renato Robalo da Silva, o líder da JSD local, diz ainda que o PS, que governa o município, "deve assumir as responsabilidades da governação de excessos" e que Penamacor "regrediu, em vez de progredir, como seria de esperar em qualquer situação de governação".
Em Penamacor ainda não é conhecido qualquer nome para as próximas eleições autárquicas.
 
 
In jornal "A Reconquista"

Resíduos sólidos: Resiestrela reduz tarifas em 9,5 por cento

A Resiestrela anunciou que vai reduzir a tarifa de tratamento e valorização de resíduos sólidos já este ano, o que representa um alívio para as despesas de várias câmaras municipais da região, como Penamacor, Fundão ou Belmonte.
Os municípios servidos pela empresa de gestão e tratamento de resíduos vão pagar menos três euros por tonelada de lixo, que passa a custar 43,96 euros. A descida é assim de 9,5 por cento.
A Resiestrela justifica a revisão do preço com os investimentos dos últimos anos que permitiram reduzir os gastos no tratamento do lixo.
Em 2012 foram investidos cerca de 1,2 milhões de euros, em especial na ampliação da unidade de aproveitamento energético do biogás de aterro.
A empresa revela ainda que em 2012 verificou uma redução de 4473 toneladas de lixo recebido. Esta descida de 6,23 por cento em relação ao ano anterior é vista como um sinal da crise das famílias, partindo do princípio que ao existir menos consumo há menos lixo produzido. Mesmo assim a Resiestrela diz que aumentou o volume de negócios em cerca de 8,3 por cento.
 
 
In jornal "A Reconquista"

Penamacor: Batalhão 441 convive em maio

Os antigos militares da Companhia 410 do Batalhão 441 vão conviver a 18 de maio em Penamacor, anunciou a organização. O encontro acontece quando passam 50 anos da partida para Angola, onde combateram na Guerra Colonial.
Os interessados podem inscrever-se através dos telefones 272 18 34 58, 92 744 13 47 (Cruchinho), 92 605 74 29 ou 277 38 55 85 (Ribeiro).
 
In jornal "A Reconquista"

quarta-feira, 27 de março de 2013

Moinho do Maneio - Penamacor

Famílias sem recursos de Penamacor vão ter consultas dentárias grátis

 
 
As famílias mais necessitadas do concelho de Penamacor vão ter consultas dentárias grátis no âmbito de uma iniciativa da Associação Solidariedade Sem Fronteiras, anunciou hoje o organismo.
Em parceria com clínicas locais, as famílias sem rendimentos e já referenciadas pela associação vão ter direito a uma consulta grátis para resolução dos principais problemas de cada um dos membros do agregado, até um máximo de cinco pessoas por ano.
“São famílias que não obtêm quaisquer tipos de rendimentos e que se encontram numa situação de urgência no que diz respeito a cuidados de saúde oral”, explica Andreia Martins, presidente da associação.
O projeto “Sorriso Solidário” vai ainda dar descontos de 10 e 20% a famílias em dificuldades, sócios, voluntários e outros parceiros.
A associação conta com a parceria da clínica Força do Sorriso, de Penamacor, e da clínica móvel Rebelde Sorriso.
Texto: Agência Lusa in "Diário As Beiras"

CHCB com novas unidades médicas

O Hospital Pêro da Covilhã vai apostar numa Unidade de Agudos e o Hospital do Fundão irá reforçar os seus serviços ao ter uma unidade de Medicina de Reabilitação. As obras de adaptação das estruturas devem arrancar em breve. 
                  
Em: Quarta, 27 de Março de 2013
 
A urgência do Hospital Pêro da Covilhã e o antigo edifício do Hospital do Fundão vão sofrer obras de beneficiação para acolherem novos serviços, anunciou na passada semana Miguel Castelo Branco, presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB) durante uma reunião com presidentes de juntas de freguesia dos concelhos da Covilhã, Belmonte, Fundão e Penamacor.
Na Covilhã será criada uma Unidade de Doentes Agudos (UDA) que substituirá o atual Serviço de Observações (SO) enquanto no Fundão será colocado em funcionamento um serviço de Medicina Física e Reabilitação. Segundo Miguel Castelo Branco, “a unidade de agudos terá seis camas e estará pronta dentro de dois meses enquanto o serviço de medicina física e reabilitação será instalado logo que fiquem prontas as obras de adaptação do antigo Hospital do Fundão” que serão realizadas para receber o serviço de Medicina Nuclear, “o que deverá acontecer ainda durante este ano”, acrescentou.
Durante o encontro que reuniu perto de meia centena de autarcas, Miguel Castelo Branco não escondeu a preocupação com a dificuldade em recrutar médicos especialistas e com o “deficit crónico do centro hospitalar que vem desde a sua criação”, há 12 anos, e reafirmou a necessidade de criar o Polo de Saúde da Beira Interior, previsto no relatório do Grupo Técnico da Reforma Hospitalar produzido em novembro de 2011. “Até Ao Verão os hospitais da região terão de apresentar a sua carteira de serviços que é nem mais nem menos do que as áreas de excelência que cada um deles pretende desenvolver para tratar mais doentes e criar condições para atrair mais médicos”, acrescentou.
A reunião, realizada no auditório do CHCB, teve como objetivo partilhar informação e tomar conhecimento sobre os anseios e interesses das populações e das autarquias. “Estes contactos permitem-nos ter um melhor conhecimento das realidades e particularidades de cada concelho permitindo ao centro hospitalar articular com as autarquias uma resposta mais rápida e adequada às necessidades das populações”, disse o presidente do conselho de administração do CHCB.
Ciente que as mudanças na política da saúde e os constrangimentos económicos do Estado exigem uma concertação de esforços para a manutenção de padrões de qualidade, o CHCB procura partilhar análises e colher junto das autarquias, informações que lhe permitam um trabalho mais próximo dos utentes e cidadãos dos concelhos integrados na sua área de influência. A reunião com os presidentes de junta ocorre depois de nos últimos meses o conselho de administração ter realizado reuniões parcelares com os presidentes das câmaras e deputados municipais dos quatro concelhos.                

PENAMACOR SEGUIU CAMINHO ERRADO

 
 
Vice presidente da câmara de Penamacor não concorda com a decisão tomada por Domingos Torrão no âmbito da nova reorganização do território e entende que em vez do sul, o concelho deveria ter escolhido o norte.
 
Terça, 26 de Março de 2013 por Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"
 
Penamacor decidiu manter-se com a Beira Interior Sul e juntar-se ao pinhal. António Cabanas considera que a decisão foi errada “não concordo, o executivo nunca deliberou formalmente esta decisão e de alguma forma foi ao arrepio do próprio executivo, podem levar-me a mal os meus colegas de equipa ou o partido que nos apoia mas eu sou livre de pensar pela minha cabeça e acho que neste capítulo estivemos mal”.
Em entrevista ao programa Flagrante Directo da RCB, António Cabanas diz que Penamacor podia ter tido um papel decisivo na união do distrito e da Beira Interior “Penamacor podia jogar aqui uma cartada decisiva que era como fiel da balança, entornar o prato dessa balança para norte, porque a região que está desenhada com Castelo Branco à cabeça não tem massa crítica, não tem população, com a saída do município de Penamacor eventualmente Castelo Branco teria que tomar uma decisão e essa decisão só poderia ser juntar-se a norte”.
Para António Cabanas a união dos distritos de Castelo Branco e Guarda era o modelo que melhor serviria os interesses de Penamacor e da região, lamentando a decisão do presidente, à revelia dos órgãos autárquicos do concelho.

2007 IDOSOS SOZINHOS E/OU ISOLADOS NO DISTRITO

A operação Censos Sénior 2013 promovida pela GNR revela a existência de 2007 idosos a viveram sozinhos e/ou isolados. Comparativamente com 2012 foram identificadas mais 196 situações o que corresponde a um aumento de 10,8%.
 
Terça, 26 de Março de 2013 por Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"
 
Dos 2007 idosos referenciados, 1508 vivem sozinhos, 471 vivem isolados e 233 vivem sozinhos e isolados. Durante a operação que decorreu entre 15 de Janeiro e 28 de Fevereiro último, a GNR identificou ainda 3 idosos que necessitavam de acompanhamento por parte de instituições de apoio social.
Por concelho, é o concelho de Castelo Branco que tem o maior número de idosos sozinhos e/ou isolados (578), seguido do concelho de Idanha a Nova (443), Covilhã (272), Sertã (178), Vila Velha de Ródão (139), Fundão (123), Proença a Nova (88), Oleiros (45), Penamacor (40) e Belmonte (37).
A par da Operação Censos Sénior foram também desenvolvidas acções no âmbito do programa Residência Segura, que permite à GNR referenciar as residências isoladas para melhor localização em caso de emergência e que obteve a adesão de 718 idosos.

terça-feira, 26 de março de 2013

PENAMACOR: PETIÇÃO PELA REABERTURA DO SAP

 
 
Um grupo de cidadãos de Penamacor acaba de lançar uma petição pública na internet para exigir a reabertura do serviço de atendimento permanente do centro de saúde daquela vila.
 
Segunda, 25 de Março de 2013 por Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"
 
A ideia partiu de Guida Leal, deputada do PS na assembleia municipal de Penamacor e pretende envolver todas as populações do concelho na luta pela reabertura do SAP no centro de saúde daquela vila. Uma estrutura que foi encerrada no passado mês de Novembro e que, de acordo com a primeira subscritora desta petição "veio colocar os penamacorenses como cidadãos de segunda no que diz respeito ao acesso e à prestação de cuidados de saúde".
Com o lançamento desta petição, os seus promotores pretendem que a assembleia da república intervenha no sentido de garantir o funcionamento do SAP no centro de saúde de Penamacor e ao mesmo tempo solicita à câmara municipal que efectue diligências judiciais no sentido de ver reconhecido legalmente o direito à assistência em saúde para as populações do concelho.
Guida Leal sublinha que "para além dos transtornos à população, o encerramento do SAP veio também causar constrangimentos à actividade dos bombeiros voluntários da vila que muitas vezes não tem recursos para fazer face às solicitações".

BTT: Penamacor recebe 2ª maratona internacional

 
 
O evento realiza-se em parceria com a Câmara Municipal de Penamacor, Reserva Natural da Serra da Malcata, Ayuntamento de Valverde del Fresno e escola EB2/3 e eecundária Ribeiro Sanches. A iniciativa vai ter 3 percursos e graus de dificuldade diferentes. 85 KM (12.5€): Vai ligar Penamacor à Vila espanhola de Valverde del Fresno, passando pela zona sul da Serra da Malcata, onde os participantes terão de ultrapassar os maiores desníveis, conhecer pequenos relevos, riachos e zonas de produção agrícola e pecuária. 45 KM (10€): Após uma breve passagem pela Serra da Malcata, o percurso irá acompanhar as margens do Rio Baságueda, passando por velhas quintas com os seus moinhos de água e fornos a lenha.
25 KM (7,5€): O percurso será feito em forma de passeio guiado pelas zonas de maior relevância e interesse de Penamacor.

Os objectivos do evento, segundo a organização, passam por dar a conhecer aos participantes (máximo de 400), o concelho de Penamacor, a região da Reserva Natural da Serra da Malcata (antigo habitat natural do Lince Ibérico) e ajudar a proteger o meio ambiente, através de reciclagem, preservação e limpeza de trilhos, numa tentativa de procurar um parceiro que assuma os custos de plantação de uma árvore autóctone por participante na área da Reserva da Malcata.

Paulo Pinheiro e Miguel Malaca

segunda-feira, 25 de março de 2013

TAÇA DE HONRA JOSÉ FARROMBA


Realizaram-se esta tarde os jogos da última jornada da Taça de Honra José Farromba, que qualificou para disputar a final four a Atalaia do Campo e AD Estação na série A e Águias do Moradal e Oleiros, na série B.
 
Domingo, 24 de Março de 2013 por José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"
 
Belmonte 3-0 Teixosense
1-0 Pereira g/p
2-0 Bragança auto-golo
3-0 Hugo Geraldes
A.D.Estação 3-0 Pedrógão
1-0 André Reis
2-0 Martins
3-0 Martins
Oleiros 3-1 Proença
0-1 Nuno Alves
1-1 Pedro
2-1 Joca
3-1 Joca
Alcains 4-0 V. V. Ródão
1-0 Rui Reis
2-0 Edu auto-golo
3-0 Sordo
4-0 Rui Reis
Operário 2-0 Benfica C. Branco
Sertanense 2-1 Torreense
O Sertanense, que esteve a perder desde a 1/4 de hora de jogo, conseguiu, aos 90 e 91 minutos dar a volta ao jogo, com golos de António e João Góis

sábado, 23 de março de 2013

Penamacor: Petição pede centro de saúde aberto 24 horas

O Centro de Saúde de Penamacor perdeu o horário das 24 horas em 2012. Foto Arquivo Reconquista.

A petição está a decorrer na internet e pretende reunir duas mil assinaturas para enviar à Unidade Local de Saúde de Castelo Branco.

In jornal "A Reconquista"

BTT: PENAMACOR RECEBE 2ª MARATONA INTERNACIONAL

RCB

A empresa de animação turística "Recantos de Lazer", sedeada em Penamacor, vai organizar no próximo dia 28 de abril, a 2ª Maratona Internacional de BTT - "Trilhos do Lince". O evento realiza-se em parceria com a Câmara Municipal de Penamacor, Reserva Natural da Serra da Malcata, Ayuntamento de Valverde del Fresno e escola EB2/3 e eecundária Ribeiro Sanches.


Quinta, 21 de Março de 2013 por Paulo Pinheiro & Miguel Malaca in "Rádio Cova da Beira"

A iniciativa vai ter 3 percursos e graus de dificuldade diferentes.

85 KM (12.5€): Vai ligar Penamacor à Vila espanhola de Valverde del Fresno, passando pela zona sul da Serra da Malcata, onde os participantes terão de ultrapassar os maiores desníveis, conhecer pequenos relevos, riachos e zonas de produção agrícola e pecuária.

45 KM (10€): Após uma breve passagem pela Serra da Malcata, o percurso irá acompanhar as margens do Rio Baságueda, passando por velhas quintas com os seus moinhos de água e fornos a lenha.

25 KM (7,5€): O percurso será feito em forma de passeio guiado pelas zonas de maior relevância e interesse de Penamacor.

Os objectivos do evento, segundo a organização, passam por dar a conhecer aos participantes (máximo de 400), o concelho de Penamacor, a região da Reserva Natural da Serra da Malcata (antigo habitat natural do Lince Ibérico) e ajudar a proteger o meio ambiente, através de reciclagem, preservação e limpeza de trilhos, numa tentativa de procurar um parceiro que assuma os custos de plantação de uma árvore autóctone por participante na área da Reserva da Malcata.

Com início marcado para as 09 horas, junto ao Pavilhão Municipal de Penamacor, os interessados podem inscrever-se através dos seguintes endereços:
Email: www.recantosdelazer.comFacebook: maratonainternacionaltrilhosdolince.pt

Parlamento aprova Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela


A Assembleia da República deu luz verde à criação da Comunidade Intermunicipal (CIM) das Beiras e Serra da Estrela ao votar, na passada sexta-feira, o novo mapa de organização territorial que faz coincidir as CIM com as sub-regiões NUT III, que passam de 28 para 23.

Segundo o Governo, esta alteração visa criar «coerência no território» e tem também o objetivo de facilitar a obtenção e a gestão de fundos comunitários. A proposta já foi apresentada a Bruxelas e deverá vigorar após as autárquicas deste ano, previstas para outubro. Nessa altura, a região passará a ter apenas duas comunidades intermunicipais em vez das quatro atuais. Ou seja, os doze concelhos da Comurbeiras unem-se aos três da Serra da Estrela para formar a CIM das Beiras e Serra da Estrela, que será então constituída pelos municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão Gouveia, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso. A sua população rondará os 236 mil habitantes. Também os concelhos integrantes da CIM Beira Interior Sul (Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Penamacor e Vila Velha de Ródão) decidiram juntar-se a Oleiros e Proença-a-Nova (Pinhal Interior Sul) numa nova entidade que vai designar-se CIM da Beira Baixa.

In jornal "O Interior"

Resiestrela volta a baixar tarifas cobradas aos municípios

Autarquias vão pagar este ano menos 3,06 euros por tonelada de resíduos
Autarquias vão pagar este ano menos 3,06 euros por tonelada de resíduos.


Empresa multimunicipal de recolha e tratamento dos resíduos sólidos da região registou em 2012 um volume de negócios de 5,3 milhões de euros e um resultado líquido positivo de 852 mil euros.


O tratamento dos resíduos sólidos urbanos vai ficar cerca de 9,5 por cento mais barato aos municípios da região. Esta é a consequência dos bons resultados operacionais da Resiestrela, gestora do sistema multimunicipal de triagem, recolha seletiva e tratamento, cujo volume de negócios em 2012 cresceu 8,3 por cento, para cerca de 5,3 milhões de euros, face ao ano anterior.
O relatório de contas foi aprovado por unanimidade na Assembleia-Geral de Acionistas da passada quinta-feira e revela também uma subida de 21 por cento dos resultados líquidos positivos, que foram 852 mil euros, comparativamente a 2011. Perante este desempenho, a Resiestrela propôs e viu aprovada pelo Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território a nova tarifa a cobrar aos municípios em 2013, que será de 43,96 euros por tonelada, ou seja, menos 3,06 euros que em 2012. Para o presidente do Conselho de Administração, este valor pode ter «um impacto positivo nas contas dos municípios que, por sua vez, também podem diminuir o valor das taxas cobradas aos cidadãos». Rui Nobre Gonçalves adiantou que a melhoria dos resultados da Resiestrela fica a dever-se ao aumento da venda de material reciclável e da produção de energia, através da unidade de biogás da central de compostagem. Isto numa altura em que a recolha de resíduos tem vindo a diminuir devido à quebra da atividade económica.
«Apesar de ter faturado menos 4.473 toneladas de resíduos sólidos municipais que em 2011 a uma tarifa inferior em 1,48 euros, a Resiestrela registou um incremento do seu volume de negócios em cerca de 8,3 por cento, espelhando assim o aumento significativo registado nos rendimentos extratarifários, e conseguiu que o montante faturado em prestação de serviços aos municípios tivesse, em 2012, representado menos de 50 por cento dos resultados operacionais», sustenta a empresa. De resto, a Resiestrela recorda que para potenciar os ganhos extratarifários foram investidos mais de 5,3 milhões de euros nos últimos dois anos nas unidades de tratamento mecânico e biológico e de valorização e aproveitamento energético do biogás de aterro. Em termos da atividade, o destaque vai para o aumento de mais de 55 por cento da venda de materiais recicláveis comparativamente a 2011, atingindo cerca de 6,5 mil toneladas de embalagem enviado para reciclagem. Para tal contribuíram mais 50 conjuntos de ecopontos instalados na região, que tem atualmente uma capitação de cerca de 200 habitantes por ecoponto, «o que constitui um valor de referência a nível nacional», sublinha a Resiestrela.
Outra performance positiva foi o aumento de 13 por cento da produção da unidade de aproveitamento energético de biogás, que no ano passado gerou mais de 4 gigawatts de energia. Por último, a empresa também não esquece a quota parte dos municípios neste desempenho, revelando que «um número significativo» de autarquias reduziu os seus prazos dos pagamentos. O sistema gerido pela Resiestrela serve atualmente uma população de 202.941 habitantes dos concelhos de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.

Por: Luis Martins in jornal "O Interior"

Abandono escolar ainda preocupa na região

Penamacor é um dos piores da região, mas em 2001 destacava-se pela positiva
Penamacor é um dos piores da região, mas em 2001 destacava-se pela positiva.

O “Atlas da Educação”, desenvolvido pela Associação EPIS, revela uma região de realidades opostas. O abandono escolar é mais significativo em Figueira de Castelo Rodrigo, Penamacor, Pinhel e Sabugal.


O abandono escolar de crianças e jovens entre os 10 e os 15 anos (antes de concluir o 9º ano) diminuiu consideravelmente na região, mas os dados ainda preocupam. Se em 2001 se registou uma redução significativa – mais de 11 por cento –, a verdade é que três concelhos inverteram a tendência e, contra a “corrente”, registaram mais desistências em 2011 do que uma década antes.
É o que acontece em Penamacor, Seia e Sabugal. O mesmo poderá ter acontecido no Fundão e em Pinhel, mas isso só será confirmado quando forem divulgados os dados oficiais. O “Atlas da Educação” é um estudo da Associação EPIS (Empresários pela Inclusão Social), que o semanário “Expresso” divulgou no último fim-de-semana, e que procura desenhar o mapa nacional do abandono escolar. Até à publicação do estudo, os concelhos podem ser distinguidos por grupo de valores: de 0 a 0,9 por cento, de 0,9 a 1,7 por cento, de 1,7 a 2,6 por cento e de 2,6 a 5 por cento. Se compararmos o estudo da EPIS com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), constatamos que 13 dos 18 concelhos analisados têm resultados melhores do que há 10 anos.
O Sabugal é um dos concelhos que contraria esta tendência, já que após registar um abandono escolar de 2,44 por cento no arranque do século, se situava em 2011 entre os 2,6 e os 5 por cento. Porém, ainda não é possível estimar o agravamento. Também Seia se encontra em situação idêntica, com valores entre os 1,7 e os 2,6 por cento, depois dos 1,59 por cento em 2001. O caso mais preocupante é o de Penamacor, que conta com um aumento superior a 1,6 por cento. O concelho é sinalizado como um dos mais alarmantes, entre os 2,6 e os 5 por cento, mas há um década era o único com menos de 1 por cento.
No outro extremo, Manteigas e Mêda são os únicos municípios que registam menos de 0,9 por cento. O destaque vai para a Mêda, que ascendeu aos dois primeiros lugares, depois de em 2001 ter sido o quarto concelho com mais abandono escolar. Já na Guarda e Covilhã não se anteveem mudanças assinaláveis, sendo que os dois concelhos voltam a ter valores inferiores à média nacional, o que já tinha acontecido em 1991 e 2001. O INTERIOR solicitou o acesso ao “Atlas da Educação”, mas a EPIS entendeu que ainda não era oportuno fornecer os dados oficiais nele contidos.

foto

Por: Sara Quelhas in jornal "O Interior"

quarta-feira, 20 de março de 2013

GALA EMPRESARIAL NA COVA DA BEIRA

Associações empresariais da região vão criar uma gala empresarial à escala da Cova da Beira. A ideia não é nova mas está agora a ser trabalhada entre a associação empresarial dos concelhos de Covilhã, Belmonte e Penamacor e a Associação Comercial e Industrial do Concelho do Fundão.
 
Terça, 19 de Março de 2013 por Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"
 
Segundo Rogério Hilário, presidente da direcção da ACIF, a gala terá que ter escala, dignidade e representatividade e reconhecer as empresas da região a vários níveis “com o prémio empreendedorismo, o prémio carreira, o prémio inovação, terá que ter nobreza, estatuto, uma coisa em grande que vamos começar a trabalhar em 2013”.
A primeira gala empresarial da Cova da Beira deverá assim acontecer em 2014. É um dos projectos que faz parte dos planos da actual direcção da ACIF para o novo mandato.

terça-feira, 19 de março de 2013

Greve dos enfermeiros com 98% de adesão na Covilhã e Fundão

 
 
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses registou uma adesão de 98% à greve dos enfermeiros, que começou esta terça-feira no Centro Hospitalar da Cova da Beira.
No centro que abrange os hospitais da Covilhã e do Fundão, nos quais trabalham cerca de uma centena de enfermeiros, "só houve uma colega que não aderiu", disse Conceição Rodrigues, dirigente distrital do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP).
Os enfermeiros com contrato individual de trabalho alegam que estão a receber abaixo do valor da remuneração mínima no Serviço Nacional de Saúde e exigem cerca de 1200 euros para as 35 horas semanais ou 1373 euros para as 40 horas semanais.
"Os enfermeiros com contrato individual de trabalho, independentemente do vínculo, são funcionários públicos e prosseguem os mesmos conteúdos funcionais dos restantes profissionais da classe, têm as mesmas qualificações, as mesmas responsabilidades e os mesmos responsáveis hierárquicos, pelo que não podem ser discriminados", alega o sindicato.
A União dos Sindicatos de Castelo Branco (CGTP) mostra-se solidária com o protesto e diz esperar que as administrações dos hospitais "rapidamente encontrem uma solução que reponha a equidade e impeça a discriminação salarial", diz em comunicado.
Depois da Covilhã e do Fundão, o protesto prossegue na quarta-feira na Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, da qual fazem parte o Hospital Amato Lusitano de Castelo Branco e os centros de saúde de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Penamacor, Vila Velha de Ródão, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei.

In "Jornal de Notícias"

Tarifa na Beira Interior pelo tratamento do lixo baixa este ano

 
 
A tarifa que os municípios da Beira Interior pagam pelo tratamento do lixo vai baixar este ano três euros por cada tonelada de resíduos, anunciou hoje a empresa Resiestrela.
A nova tarifa a cobrar em 2013 aos municípios será de 43,96 euros por tonelada, “o que representa uma diminuição de 3,06 euros face à tarifa praticada em 2012, menos 9,5% em termos reais”, refere a empresa em comunicado.
O valor já foi aprovado pelo Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, acrescenta.
A descida registada ao longo dos últimos anos é justificada com “a utilização de novas tecnologias de tratamento e valorização dos resíduos”.
Em 2011 e 2012, a Resiestrela investiu 5,3 milhões de euros em unidades de tratamento mecânico e biológico, bem como na valorização energética do biogás de aterro.
De acordo com o Relatório de Gestão e Contas do exercício de 2012, o volume de negócios da Resiestrela rondou 5,3 milhões de euros – mais 8,3% que em 2011, sendo que os resultados líquidos cresceram 21%, atingindo 852 mil euros positivos.
O salto é destacado pela empresa pelo facto de ter sido conseguido num cenário adverso, em que faturou menos 4.473 toneladas de resíduos sólidos municipais que em 2011 (menos 6,23%) – uma queda justificada em parte pela queda do consumo interno.
Ainda de acordo com os dados relativos ao último ano, foram instalados mais 50 pontos de recolha seletiva, chegando a uma capitação de cerca de 200 habitantes por ecoponto, “o que constitui um valor de referência a nível nacional”, destaca a empresa.
A reciclagem cresceu 55%, atingindo cerca de 6,5 mil toneladas de material encaminhado para reutilização.
A Resiestrela é responsável pela concessão do sistema multimunicipal de triagem, recolha seletiva, valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos provenientes de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.
Autor: Agência Lusa in "Diário As Beiras"

GNR averigua furtos avaliados em 9.000 euros no distrito de Castelo Branco

A GNR está a averiguar furtos avaliados em cerca de 9.000 euros registados de sexta-feira a domingo no distrito de Castelo Branco, a maioria em propriedades agrícolas, disse à Lusa fonte daquela força de segurança.

Numa propriedade em Monsanto, Idanha-a-Nova, desapareceram diversos equipamentos e máquinas agrícolas com metais não preciosos, como resultado de dois furtos, com prejuízos a rondar os 1.600 euros.

Outras duas queixas foram apresentadas em quintas do Fundão e Covilhã, de onde desapareceu o mesmo tipo de material, com perdas avaliadas em 1.270 euros.

Já fora das áreas agrícolas, o crime mais avultado foi registado em Tinalhas, numa residência onde foram provocados danos e de onde foram levadas várias peças em ouro.

De acordo com a mesma fonte, o valor do furto e danos ronda os seis mil euros.

A GNR está ainda a averiguar um furto de dinheiro e máquinas do bar dos bombeiros de Penamacor, onde a entrada nas instalações foi arrombada, com prejuízo a rondar os 300 euros.
 
In jornal "O Mirante"

segunda-feira, 18 de março de 2013

SP. COVILHÃ EMPATA NOS AÇORES

O Sporting da Covilhã conseguiu um bom resultado na deslocação aos Açores, onde impôs um empate a zero ao Santa Clara. Na 2ª divisão o Sertanensde esteve muito bem, com vitória, por 3-1 em Oeiras. O Benfica foi surpreendido em casa pelo Cesarense, 1-2. Confira também os resultados da Taça de Honra José Farromba.
 
Domingo, 17 de Março de 2013 por José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"
 
Taça de Honra José Farromba - 9ª jornada
Teixosense 0-2 Atalaia do Campo
26' 0-1 Fábio Cruz
39' 0-2 Carlitos
Pedrógão S. Pedro 1-0 Belmonte
80' 1-0 DiMauro
nesta série A a Atalaia do Campo e AD Estação seguem para a final four, como já se sabia desde a última jornada.
Proença 3-2 Águias Moradal
49' 1-0 Rafael
53' 1-1 João Diogo
55' 1-2 Tomé g/p
60' 2-2 Nuno Alves
83' 3-2 Nuno Alves
Vila Velha de Ródão 0-1 Oleiros
85 0-1 Lourenço
Na série B as contas ainda estão por fazer. O Águias do Moradal, apesar de ter sido derrotado já está apurado, mas a segunda equipa só se ficará a conhcer na última jornada a ter lugar no próximo fim de semana. O Oleiros que ultrapassou o Alcains na tabela classificativa recebe em sua casa o Proença e o Alcains joga no Trigueiros de Aragão com o Vila Velha de Ródão. O Oleiros está em vantagem mas para se apurar terá que fazer o mesmo resultado que fizer o Alcains.
Benfica C. Branco 1-2 Cesarense
41' 0-1 Miguel
43' 1-1 Marocas
73' 1-2 Fábio
Foi uma tarde muito ingrata para os encarnados albicastrenses. Começaram por dar vantagem ao seu adversário, conseguiram repor o empate dois minutos depois mas o marcador de serviço, Marocas, foi expulso aos 67' e com esse revés mais não fez dos que oferecer de bandeja um jogo que estava a começar a correr de feição.
Oeiras 1-3 Sertanense
53' 0-1 Renato
60' 0-2 Leonel
85' 0-3 Abel
86' 1-3 ???
O Sertanense esteve irreprensível nesta partida que realizou em Oeiras. Conseguiu um feito que não é fácil alcançar em nenhum campo de futebol, marcar três golos e conseguiu gerir todos os momentos do jogo. Com este triunfo a equipa da Sertã ocupa a 5ª posição, um lugar que lhe dá uma completa tranquilidade para o que resta do campeonato.
Santa Clara 0-0 Sporting da Covilhã
Bom resultado da equipa serrana. Várias ocasiões de golo, quer para o Santa Clara quer para o Sporting, mas no final o empate acaba por espelkhar o que se passou ao longo da partida. Este resulta, embora positivo não retira os serranos da posição de descida. Vai ser necessário muito empenho para que nas jornadas que restam seja possivel amealhar os pontos que lhe permitam garantir a manutenção.

"NUNCA PROMETEREI NADA QUE NÃO POSSA CUMPRIR"

 
 
A garantia deixada em Penamacor pelo secretário-geral do Partido Socialista. Depois da reunião com empresários, em Castelo Branco, António José Seguro participou num almoço de amigos na sua terra natal. Este domingo está presnete num almoço/comício no Nercab (Castelo Branco).
 
Sábado, 16 de Março de 2013 por Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"

Exposição de Escultura em Penamacor

 
 
PENAMACOR – Decorre de 6 a 31 de Março uma Exposição de Escultura, da autoria de Fátima Nina.
 
Fátima Nina, tirou o curso de design de Moda em Lisboa no CITEM, tendo efectuado estágio em Paris na Esmod Guerre Lavigne. Trabalhou como estilista em Lisboa e no Porto, participando em diversos certames de moda.
 
Nos últimos anos tem-se dedicado à exploração de várias técnicas no domínio da arte têxteis, reutilizando materiais como a lã em rama, o fio de algodão, de seda e de lã, restos de tecidos, rendas e pasamanaria, criando telas e esculturas ricas em diversidade material e estética. Para visitar nos Paços do Concelho, em horário laboral.
 

Judiarias

Lisboa adere à rede
 
A Câmara de Lisboa concluiu o processo de pedido de adesão à Rede de Judiarias de Portugal.
 
A capital do país, principal referência da componente judaica da história de Portugal e cidade natal de personalidades como Dom Isaac Abravanel e Gracia Mendes Nassi, representa «um contributo decisivo para a consolidação dos objetivos da Rede de Judiarias de Portugal», anunciou a organização. Atualmente, fazem parte desta rede 18 municípios de todo o país, entre os quais Belmonte, Fornos de Algodres, Guarda, Penamacor, Sabugal, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa.
 
In jornal "O Interior"

sexta-feira, 15 de março de 2013

Estudo conclui que concelhos com escolarização mais elevada evoluíram mais

Os concelhos que têm taxas de escolarização mais elevadas são os que evoluíram mais, conclui um estudo do Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa.
Os dados, que se reportam ao abandono escolar e à escolarização em Portugal, entre 1991 e 2011, constam do "Atlas da Educação", um trabalho que está a ser realizado pelo Cesnova - Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa, e que vai ser apresentado hoje na 3.ª Conferência Empresários Pela Inclusão Social (EPIS) - Escolas de Futuro: Dar Esperança a Todos os Jovens.

O estudo demonstra, segundo o coordenador, David Justino, que "os concelhos que, geralmente, têm taxas de escolarização mais elevadas são aqueles que evoluíram mais, em especial as zonas da periferia das grandes cidades, nomeadamente Lisboa e Porto".

Contudo, o ex-ministro da Educação realçou o progresso "excecional" das regiões do Vale do Ave, do Vale do Sousa e do Baixo Douro, "que eram conhecidas há 20 anos, por terem elevadas taxas de abandono escolar, muito relacionadas com a inserção precoce no mercado de trabalho, com o trabalho infantil".

Os primeiros dados do "Atlas da Educação", baseados nos censos populacionais, confirmam que Portugal teve "algum sucesso" na redução do abandono escolar e no aumento da escolarização média.

David Justino, consultor da Casa Civil da Presidência da República para os Assuntos Sociais, salientou que o abandono escolar "é quase residual" entre as crianças dos 10 aos 15 anos, que deixaram a escola sem o 3.º ciclo do ensino básico completo, incluindo os que nunca o frequentaram, tendo a taxa caído de 12,6%, em 1991, para 1,7%, em 2011.

Mesmo assim, Gavião (4,97%), São Vicente (4,88%) e Idanha-a-Nova (4,68%) são três dos 25 municípios que apresentavam, em 2011, a mais elevada taxa de abandono nos nove anos de escolaridade, então obrigatórios, superando a média (1,7%).

Já a Golegã (0,31%), Vouzela (0,31%) e Cadaval (0,36%) são os três de 25 concelhos com melhores índices.

Quanto ao abandono escolar nos jovens, entre os 18 e os 24 anos, que saíram da escola sem o secundário completo, incluindo os que nunca o frequentaram, a taxa "é elevada", de acordo com o coordenador do estudo, não obstante ter diminuído "praticamente num terço", de 63,7%, em 1991, para 27,1%, em 2011.

Corvo (59,09%), Ribeira Grande (56,02%) e Lagoa (52,40%) lideram a lista dos 25 concelhos que, em 2011, tinham a taxa de abandono escolar no secundário mais alta, ultrapassando a média (27,1%).

"Estamos entre os países da Europa com as mais elevadas taxas (...), mas conseguimos progredir mais do que a Espanha", assinalou David Justino, ressalvando que indicadores mais recentes apontam para uma taxa de abandono escolar, no secundário, de 20%.

A conclusão do ensino secundário, até ao 12.º ano, passou a ser obrigatória, para todos os alunos, apenas este ano letivo.

O mesmo estudo sublinha que, em 20 anos, a escolarização média aumentou de 4,6 anos, em 1991, para 7,4 anos, em 2011. Ainda assim, há dois anos, 25 concelhos, incluindo Pampilhosa da Serra (4,58), Penamacor (4,75) e Idanha-a-Nova (4,77) ficavam abaixo da média (7,4 anos escolares). Em contrapartida, Oeiras (10,00), Lisboa (9,59) e Cascais (9,50) situavam-se acima da média de escolarização.

Para o ex-ministro, a progressão da escolarização da população "tem tido especial expressão na geração dos pais das crianças que estão agora no sistema de ensino", sendo a das mulheres um "fator positivo potenciador do sucesso escolar".

David Justino crê que, não obstante os atuais "constrangimentos sociais de pobreza", decorrentes da crise económica e social em que o país vive, é possível o sistema educativo (pais, escolas e professores) "capacitar" os jovens para que "possam criar as suas oportunidades".

No entanto, o docente lembrou que "o ritmo de mudança e qualificação na educação é lento, é um ritmo de gerações, não é um ritmo de governos, de eleições", recomendando a Portugal ter "uma paciência ativa, a não parar e a definir objetivos".

Na próxima fase do estudo, o Cesnova vai procurar definir os indicadores de desenvolvimento educativo e os indicadores sociais e de risco de insucesso escolar, relacionado este com os níveis de abandono e escolarização.

A associação EPIS lançou um manual de boas práticas de gestão escolar e criou a Rede Nacional para a Capacitação para o Sucesso Escolar, que abrange 16 concelhos, incluindo Pampilhosa da Serra, com pior índice de escolarização, numa lista de 25 municípios.
 
 

segunda-feira, 11 de março de 2013

Castelo Branco: Material desaparece de propriedades


Fotomontagem Reconquista

A GNR está a averiguar furtos de material avaliado em 7.500 euros de propriedades agrícolas no distrito de Castelo Branco.
Em Montes da Senhora, Proença-a-Nova, foi furtado um trator e equipamento de lavoura no valor de 4.000 euros.
Em Aldeia do Bispo, Penamacor, desapareceram de uma propriedade um trator e um atrelado que, segundo a queixa apresentada, valem 3.500 euros.

In jornal "A Reconquista"

Penamacor: PSD sem pressa para apresentar candidatos


Matos Rosa esteve na abertura da sede do PSD de Penamacor. Foto: José Furtado/ Reconquista

O PSD abriu uma sede em Penamacor e está a ultimar as listas para as autárquicas. A repetição da coligação com o CDS é para já a única certeza.

In jornal "A Reconquista"

Penamacor: Ribeiro Sanches dá origem a associação


Ribeiro Sanches nasceu a 7 de março de 1699

O dia em que passam 314 anos do nascimento de Ribeiro Sanches é o dia que pode marcar o nascimento de uma nova associação em Penamacor. A primeira reunião da Sociedade dos Amigos de Ribeiro Sanches e do património histórico e cultural do concelho de Penamacor (nome para já provisório) está marcada para esta quinta-feira, dia 7. 
A ideia nasceu há pouco tempo, depois de um colóquio sobre Ribeiro Sanches organizado em Penamacor pela associação Adraces. Lopes Marcelo, que é natural do concelho, sentiu a necessidade de criar uma associação cultural para promover a figura e a obra do médico que viveu entre 1699 e 1783, marcando a ciência europeia no século XVIII. 
"Pese embora esse conhecimento interroguei-me qual é a pegada atual no território sobre Ribeiro Sanches", explica o dinamizador ao Reconquista. 
A associação pretende aproveitar essa importância para dinamizar a economia e a cultura do concelho e na reunião desta quinta-feira será apresentado um esboço de um manifesto e dos estatutos da associação, elaborados pelo próprio Lopes Marcelo.
"O objetivo é que a partir de dia 7 esta ideia fique assumida como uma iniciativa de grupo", explica aquele responsável. A partir daí fica criada uma comissão pró-dinamizadora para avançar para a escritura pública dentro de alguns meses. 
A futura sociedade pretende promover eventos culturais para continuar a divulgação de Ribeiro Sanches, em especial junto do público escolar. Lopes Marcelo entende que o exemplo do médico e cientista "pode ser inspirador de uma conduta cívica e pedagógica para as escolas". 
A associação também quer servir de apoio a uma estrutura pública de divulgação da vida e obra, como um centro de interpretação. A Câmara Municipal de Penamacor já demonstrou a intenção de concretizar um projeto deste tipo, tendo aprovado em 2011 o parecer prévio do projeto da casa Ribeiro Sanches. 
"Pessoas com o Ribeiro Sanches nunca estarão devidamente estudadas, acho que é uma fonte difícil de vir a secar", diz Lopes Marcelo.


Escola celebra patrono
O Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches lembra o nascimento do patrono com a realização de uma conferência nas instalações da escola. O tema é "O turismo religioso como indutor do desenvolvimento".
A iniciativa está agendada para as 10H30 e conta, como palestrantes, com Elisha Salas, rabino da comunidade judaica de Belmonte; Jorge Patrão, secretário geral da Rede Judiarias de Portugal; Isabel Almeida, técnica superior do Museu de Francisco Tavares Proença Júnior; João Cunha, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Penamacor, e Ângelo Amaral e Rafael Tavares, alunos do curso profissional técnico de turismo ambiental e rural. 
António Nunes Ribeiro Sanches nasceu em Penamacor a 7 de março de 1699 e morreu em Paris a 14 de outubro de 1783. Estudou Direito na Universidade de Coimbra mas acabaria por se doutorar em Medicina na universidade espanhola de Salamanca. Em 1726 foge do país para escapar à perseguição aos judeus e depois de uma passagem pela Holanda assume as funções de médico militar da Rússia. A fama proporciona-lhe o convite para médico pessoal da czarina Ana Ivanovna. Foi ainda membro das academias de ciência de São Petersburgo (Rússia) e Paris (França), colaborando na primeira enciclopédia moderna.


Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Pedrógão-Águas: Juntas preocupadas com mau estado da estrada

O mau estado do troço é evidente. Foto: José Furtado/ Reconquista

O troço da estrada 233 entre o cruzamento de Águas e a vila de Penamacor vai ter obras de manutenção, com a colocação de sinalização.

In jornal "A Reconquista"

Comunidade intermunicipal: Beira Baixa é o nome escolhido

Fotomontagem Reconquista

Castelo Branco, Oleiros, Proença-a-Nova, Idanha-a-Nova, Penamacor e Vila Velha de Ródão, terá o nome de Beira Baixa.

In jornal "A Reconquista"

Inauguração da Sede do PSD de Penamacor



O Secretário-Geral do PSD, José Matos Rosa, esteve presente na inauguração da Sede do PSD de Penamacor. 1 de março de 2013.

COVILHÃ AFUNDA-SE NA LIGA DE HONRA

RCB
Confira aqui os resultados e marcadores dos jogos da Liga Covifil e das equipas do distrito que participam nos campeonatos nacionais. Na Liga Covifil o Alcains deixou fugir o Águias do Moradal, depois do empate caseiro com o Belmonte, ficando a equipa do Estreito a meio caminho da conquista do titulo. (Foto: Filipe Pinto)


Domingo, 10 de Março de 2013 por José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"

Sporting da Covilhã 1-2 F.C.Porto B
46' 1-0 Moreira
48' 1-1 Sérgio Oliveira
61' 1-2 Dellatorre

Começa a faltar tempo e campeonato para que o Sporting da Covilhã possa evitar a despromoção. Os resultados não aparecem, muitas das vezes também não acompanham as exibições da equipa, mas, pelo que pudemos observar desta partida, a equipa tem que meter muito mais intensidade no jogo se quiser ultrapassar os adversários. Neste campeonato já se percebeu que não resulta jogar bonito, resulta, isso sim, muito empenho, muita agressividade, legal, na disputa de todos os lances. Se assim não passar a jogar o Sporting da Covilhã poderá descer de divisão no final desta época. 


Pedrógão 0-3 Proença
24' 0-1 Suisso
64' 0-2 Rafael
75' 0-3 Nuno Alves

Vila Velha Ródão 0-1 Oleiros
68' 0-1 ????

Águias Moradal 5-0 Atalaia do Campo
23' 1-0 Rabãa
26' 2-0 Chiquinho
36' 3-0 Tomé
78' 4-0 Gil Duarte
84' 5-0 Toni

Alcains 1-1 Belmonte
4' 0-1 Fortuna
53' 1-1 Janilson

A.D.Estação 4-1 Teixosense
15' 1-0 Clemente
40' 1-1 Gonçalo
71' 2-1 Clemente
73 3-1 Ricardo Morais g/p
79' 4-1 Clemente

O empate do Alcains em sua casa poderá ter comprometido todo um trabalho de uma época. O Moradal, que goleou a Atalaia tem agora o caminho aberto para se poder sagrar campeão distrital e ascender ao novo campeonato nacional de séniores.

Sourense 2-1 V. Sernache
46' 1-0 ????
48' 1-1 Miguel Serôdio
81' 2-1 Garcês

O desaire desta tarde não alterou a posição da equipa de Cernache do Bom Jardim, que, ao ficar na 5ª posição, vai disputar a segunda fase de subida, com metade dos pontos conquistados até aqui. Dos seis clubes que vão entrar para esta derradeira prova, apuram-se os dois primeiros e o terceiro, se este não for o pior de todas as seis séries do continente, o que quer dizer que o 4º, 5º e 6º classificados descem aos distritais na próxima temporada. Entretanto, quem já desceu aos distritais foram os seis clubes que terminaram esta primeira fase abaixo do 6º posto, no entanto, como vão ter que disputar, obrigatoriamente, uma segunda fase, os clubes vão ter como único prémio a participação na Taça de Portugal na próxima época. Os dois primeiros classificados tem direito a esse prémio, bem como os clubes que terminarem a fase de subida nas 4ªs e 5ªs posições de cada série.

Anadia 0-1 Benfica C. Branco
38' 0-1 Marocas

Magnifica a vitória do Benfica na Anadia. Os três pontos são fundamentais para uma boa classificação neste campeonato. Aos encarnados albicastrenses faltam-lhe cinco pontos para garantirem a manutenção, mas os 16 pontos de vantagem sobre o primeiro clube que se encontra na zona de despromoção dão total tranquilidade à equipa de Ricardo António. Recorde-se que neste campeonato sobe o primeiro de cada série e descem os dois últimos, transferindo-se para o futuro campeonato nacional os restantes 13 clubes.

Sertanense 0-1 Pinhalnovense
24' 0-1 Roni auto-golo

O Sertanense perdeu este jogo que dominou por completo mas ao qual faltou a concretização. O golo que valeu os três pontos aos forasteiros, foi apontado por Roni, num lance de infelicidade do atleta sertanense. O Sertanense, matemáticamente já garantiu a manutenção e a passagem para o futuro campeonato nacional.

INTERVENÇÃO URGENTE

RCB
Francisco Barreto pede à câmara municipal de Penamacor que intervenha com urgência na reparação do parque infantil de Águas. Na última reunião da assembleia municipal o presidente daquela junta de freguesia refere que o espaço já teve de ser selado por falta de condições de segurança.


Domingo, 10 de Março de 2013 por Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

O autarca sublinha que “essa intervenção já foi feita para evitar que a freguesia de Águas fosse notícia por más razões, o parque encontra-se muito degradado e eu próprio já arranquei alguns dos equipamentos que ali se encontravam antes que alguma criança se magoasse; por isso o apelo que deixo é que a câmara realize uma intervenção urgente no parque infantil para que ele possa reabrir”.
Na resposta o presidente da câmara de Penamacor refere que a situação está a ser equacionada, mas assume que “há vários projectos que vão transitar para o próximo executivo”. Domingos Torrão mostra-se “orgulhoso” da obra efectuada em todas as freguesias do concelho e rejeita alguma demarcação do trabalho concretizado que alguns autarcas estão a fazer “daqui até Setembro vamos assistir a muitas situações dessas mas a obra que fizemos está à vista de todos, não só na sede de concelho mas em todas as freguesias”.

PENAMACOR: INTERVENÇÃO ADJUDICADA

RCB
A câmara municipal já adjudicou a realização dos trabalhos de requalificação da estrada municipal 233, num troço de oito quilómetros, que vão melhorar a ligação a Castelo Branco. Uma intervenção reivindicada pelos presidentes de junta de freguesia de Águas e Pedrógão de São Pedro na última reunião da assembleia municipal.


Sábado, 09 de Março de 2013 por Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

António Pinto, presidente da junta de freguesia de Pedrógão de São Pedro sublinha que "neste momento as condições de visibilidade não são as melhores naquele troço; as pinturas da estrada mal se vêem, não há qualquer sinalização horizontal e penso que seria importante intervir naquele troço antes que ali aconteça algum acidente grave.
Também o presidente da junta de freguesia de Águas alertou para a necessidade de intervir naquele troço. Francisco Barreto refere que "desde que as portagens foram introduzidas na A 23, a estrada 233 passou a ser a mais movimentada em todo o concelho e é importante que aqueles oito quilómetros sejam intervencionados porque o perigo é evidente".
Na resposta o presidente da câmara de Penamacor tranquilizou os autarcas e garantiu que a intervenção já está adjudicada. Domingos Torrão refere que "esses trabalhos vão ser efectuados pelos serviços técnicos da câmara municipal e vão arrancar assim que a câmara municipal receba a sinalização".

sexta-feira, 8 de março de 2013

"PS ANDA A REBOQUE DA COLIGAÇÃO"

RCB
 
É desta forma que o líder da concelhia do PSD reage às afirmações de Porfírio Saraiva, presidente da comissão política socialista, que afirmou que o PS já escolheu o seu cabeça de lista à câmara municipal nas próximas autárquicas mas só o vai tornar público depois de conhecido o nome do candidato da coligação entre o PSD e o CDS.
 
Hoje, às 13:53 por Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"
 
Vítor Gabriel sublinha que "essas afirmações só vem comprovar que o PS anda a reboque da coligação; nós estamos a definir o nosso projecto e no tempo oportuno vamos apresentar os nossos candidatos sem estar condicionados pelas escolhas dos outros partidos".
O líder da concelhia social democrata não define nenhum timing para a apresentação do cabeça de lista da coligação à câmara municipal de Penamacor e refere que "não há qualquer pressa em tomar uma decisão" apesar de o acto eleitoral estar a apenas meio ano de distância. Vítor Gabriel sublinha que "neste momento o protagonismo vai para o entendimento e a estratégia que a nossa concelhia, em conjunto com a do CDS, estão a definir".

quarta-feira, 6 de março de 2013

Penamacor vai constituir associação em honra do médico Ribeiro Sanches

A ideia surgiu após um colóquio sobre Ribeiro Sanches, organizado em janeiro pela Adraces - Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro Sul.
Lopes Marcelo, que está a dinamizar a futura associação, diz que ainda há um grande desconhecimento em relação à vida e obra do médico, que no século XVIII foi clínico pessoal da corte russa e participou na primeira enciclopédia moderna.

Agência Lusa in "Sapo Notícias"

PENAMACOR COM CARÊNCIA DE EFECTIVOS

 RCB

É urgente reforçar o número de efectivos da GNR no concelho de Penamacor. A preocupação expressa pelo presidente da junta de freguesia de Pedrógão na última reunião da assembleia municipal em que António Pinto se mostrou muito apreensivo com o aumento de situações de criminalidade naquele concelho.

Hoje, às 11:21 por Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

O autarca deixou um apelo à câmara municipal no sentido de procurar sensibilizar o comando geral da GNR para a necessidade de reforçar o número de efectivos naquele concelho "as noticias mais recentes apontam para um aumento de situações de pequena criminalidade, nomeadamente burlas, mas que lesam as nossas populações sobretudo nas freguesias; era importante que a câmara procurasse alertar para esta situação e que o nosso concelho viesse a receber mais efectivos porque bem os precisamos".
Na resposta o presidente da câmara de Penamacor admite que a situação "é grave". Domingos Torrão refere que já por várias vezes abordou o tema com o comando distrital "que conhece perfeitamente as nossas necessidades e sabe bem que se não reforçar o número de efectivos não é possível travar o aumento dessas situações de criminalidade".
O autarca penamacorense refere ainda que a câmara está a recuperar o projecto de requalificação do quartel da GNR da vila e espera, até final do mandato, poder apresentar uma candidatura a fundos comunitários com o intuito de conseguir financiamento para a execução das obras.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Castelo Branco, Idanha a Nova, Penamacor e Vila Velha de Rodão - CIMBIS

TARDE DESPORTIVA - RESULTADOS FINAIS

Confira os resultados dos jogos da Taça de Honra José Farromba e das equipas do distrito nos campeonatos nacionais. Sernache na 3ª divisão, Benfica C. Branco e Sertanense na 2ª divisão e Sp. da Covilhã na Liga de Honra.

Domingo, 03 de Março de 2013 por José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"

Taça de Honra José Farromba

Série A

Atalaia do Campo 2-0 Pedrógão
15' 1-0 Flávio
41' Leandro

Belmonte 1-2 A.D.Estação
30' 0-1 Caronho. Na sequência o Belmonte ficou reduzido a 10 unidades, por expulsão de Esperança
45' 1-1 Hugo Geraldes
89' 1-2 Neves

Série B

Águias Moradal 3-1 Vila Velha de Ródão
17' 1-0 Helder Rodrigues
68' 1-1 Jorge Cruchinho, na sequência de um livre, com a bola a bater na barreira e a seguir para a baliza.
75' 2-1  Rabãa
90' 3-1 Rabãa

Oleiros 2-1 Alcains
6' 0-1 Ruben, que contou ainda com a ajuda de um defensor da equipa da casa.
61' 1-1 Joca a aproveitar um desentendimento entre o guarda-redes e um defesa
77' 2-1 David, numa recarga a um remate de Joca à barra.

Campeonato nacional da 3ª divisão - 20 Jornada

V. Sernache 3-0 Alcobaça
8' 1-0 Sanhá
11' 2-0 João Xina
78' 3-0 Alan Santolini

Campeonato Nacional da 2ª divisão zona centro - 21ª jornada

Benfica C. Branco 2-1 S. João de Ver
70' 1-0 Telmo
90+3 1-1 Num canto a bola bateu nas costas do guardião do Benfica e anichou-se na sua baliza
90+4 2-1 Graça de grande penalidade

Campeonato Nacional da 2ª divisão zona sul - 21ª jornada

Futebol Benfica 2-5 Sertanense
17' 0-1  Abel
43' 0-2 Alex
45' 1-2 Alcides de grande penalidade
54' 1-3 Abel
57 1- 4 António. Converteu uma grande prenalidade que Mustafá cometeu sobre Alex e que resultou na expusão do defesa do F.Benfica.
82' 1-5 António
85' 2-5 Fitas

Liga de Honra - 30ª jornada

Freamunde 1-1 Sp. Covilhã
54 1-0 Coelho - trabalho do veterano Bock e finalização de Coelho
90' 1-1 Tarcisio - grande penalidade