sábado, 23 de junho de 2012

Tribunais: Governo insiste em fechar Oleiros e Penamacor

http://www.reconquista.pt/~media/downloads/7752.big.jpg 
Em Penamacor há faixas contra o fim do Tribunal. Foto: José Furtado/ Reconquista

 O Ministério da Justiça voltou a afirmar a intenção que é contestada pelos dois presidentes de câmara municipal.

In jornal "A Reconquista"

Penamacor: JSD preocupada com saída de alunos


 
Fotomontagem Reconquista

A JSD pede responsabilidades ao Ministério da Educação, lamentando que a tutela "não tenha em consideração o caso especifico de Penamacor".

In jornal "A Reconquista"

Penamacor: Candidatos do PS definidos até ao fim do ano





http://www.reconquista.pt/~media/downloads/7744.big.jpg     
Porfírio Saraiva dirige o PS de Penamacor na preparação das autárquicas de 2013. Arquivo Reconquista


 O candidato socialista à Câmara Municipal de Penamacor só será apresentado depois de reunidos todos os nomes para as juntas de freguesia, garante o líder da concelhia.


In jornal "A Reconquista"

sexta-feira, 22 de junho de 2012

TERAPIAS ALTERNATIVAS EM PENAMACOR

Penamacor recebe no fim de semana de 7 e 8 de Julho o terceiro encontro de terapias alternativas. A biblioteca municipal e o espaço envolvente são os locais onde se realiza o certame.
De acordo com Ilidia Cruchinho, o evento vai levar muita gente a Penamacor:

" Vão estar presentes terapeutas, artesãos e o público em geral que tem interesse neste tipo de actividades. É uma iniciativa que merece ser destacada pelo interesse  que desperta a nível regional. Foi o primeiro do tipo a ser realizado na Beira Interior e consideramos que Penamacor tem excelentes condições para organizar o encontro que tem por base a saúde e o bem-estar".

Segundo a vereadora com o pelouro da cultura na câmara de Penamacor está confirmada a presença de 25 terapeutas e 20 artesãos que vão promover em simultâneo uma feira de artesanato de material ecológico e reciclável.
 
No âmbito das terapias alternativas são várias as actividades integradas no encontro. Astrologia, leitura da aura, tarot, ioga do riso e constelações familiares são as que se mantém desde a primeira edição.

"Uma das novidades deste ano é a ioga dirigida para crianças e vários workshops de auto-massagem, bonsai, entre outros.", refere Anabela Martins, que promove o encontro com o município de Penamacor.

Biossintonia, biodanza, aromoterapia, reiki, meditação, Q-life, reflexologia e osteopatia são outras das terapias que estarão representadas no terceiro encontro de terapias alternativas em Penamacor dias 7 e 8 de Julho. Destaque ainda para o concerto com o grupo Velha Gaiteira no sábado à noite, a partir das 22h 30m.   


Autores: Paulo Pinheiro e Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

quinta-feira, 21 de junho de 2012

ENCERRAMENTO DE TRIBUNAIS: AUTARCAS CONTESTAM

Em Penamacor, o município colocou uma faixa negra à entrada do jardim público da vila "contra o encerramento do tribunal" e a exigir justiça. Em Oleiros, o presidente da autarquia garante que o tribunal local dá lucro.
"No último ano, o tribunal dá um lucro de 45 mil euros", refere à Lusa o presidente da cãmara municipal de Oleiros. José Marques revela que as receitas (custas judiciais) foram de cerca de 170 mil euros, as quais foram suficientes para pagar aos funcionários, sobrando cerca de 45 mil euros".
É a resposta do autarca oleirense, eleito pelo PSD, à intenção do Ministério da Justiça de encerrar o tribunal de Oleiros para aí instalar uma extensão do tribunal da comarca de Castelo Branco. José marques assegura que dos 54 tribunais que estão previstos encerrar, o de Oleiros é o que menos onera o Ministério da Justiça.
Em Penamacor, o protesto da câmara municipal surge depois de conhecida a segunda versão da reforma judicial que mantém o tribunal de Penamacor na lista de tribunais a encerrar. Esta nova versão do documento prevê a criação de uma secção judicial em Penamacor, o que não entusiasma o presidente da autarquia
"Deixem funcionar o tribunal como está, que se desloquem os magistrados. Mantenham tudo como está", refere o presidente da câmara municipal. Para Domingos Torrão, quem não quer ouvir estes argumentos "está surdo ou não percebe as dificuldades que isto vai trazer às gentes destes territórios do Interior".
O autarca aguarda pela nova ronda negocial prometida pela ministra da tutela a quem vai pedir que no caso de Penamacor deixe tudo como está.

Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"

terça-feira, 19 de junho de 2012

GNR: BALANÇO SEMANAL

Na freguesia de Meimão, em Penamacor, foi furtada uma viatura avaliada em seis mil euros. É um dos 38 crimes contra o património registados na última semana pela GNR do distrito.
Do relatório semanal da Guarda Nacional Republicana, destaque ainda para um assalto em Alcains de onde levaram bebidas e café no valor superior a 15.800 euros.
A GNR de Proença a Nova deteve um indivíduo de nacionalidade ucraniana de 43 anos, pelo crime de furto de metais não preciosos (cobre e ferro) e apreendeu uma viatura.
Na Zebreira e em Malpica do Tejo, no concelho de Idanha a Nova, furtaram cortiça avaliada em 3.400 euros.  
Em Vale de Prazeres foram furtados quatro balaustres em granito de valor desconhecido e em Cortes do Meio um assalto a um edifício por meio de arrombamento provocou um prejuízo de 450 euros.

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

NOVA PROPOSTA DEIXA QUASE TUDO NA MESMA


A nova proposta de organização judiciária aumenta de 47 para 54 os tribunais a encerrar e cria 27 balcões judiciais. No caso do distrito de Castelo Branco nada muda. Mantém-se o encerramento dos tribunais de Oleiros e Penamacor, sendo que no caso de Penamacor está prevista a criação de uma extensão judicial.
Trata-se de um local de atendimento ao público, prestado por oficiais de justiça com acesso integral ao sistema de informação do tribunal. Sempre que estas extensões estejam instaladas em edifícios onde anteriormente funcionava o tribunal, podem ser realizadas audiências de julgamento, desde que o juiz titular assim o entenda.
Com esta reforma, as capitais de distrito passarão a assumir um papel central já que é aí que serão tramitados e julgados os casos cíveis de maior valor e os crimes mais graves. Os restantes tribunais ficarão com os casos menos importantes não podendo por exemplo receber processos cíveis de valor superior a 50 mil euros.
A reforma sugere ainda um único tribunal judicial de primeira instância por comarca e dentro da comarca, com excepção de Lisboa e Porto.
Quanto a recursos humanos, os ajustamentos da reforma prevêem, no caso do distrito de Castelo Branco: mais 3 juizes, dos 20 actuais para 23, mais dois magistrados do ministério público, passando dos actuais 18 para 20 e mais 5 oficiais de justiça aumentando de 292 para 297.
A ministra da justiça diz que o interior fica a ganhar com esta proposta. Segundo Paula Teixeira da Cruz,  “nunca o interior do país teve uma cobertura tão completa dos serviços judiciais como até agora”.
Actualmente existem 77 tribunais especializados em funcionamento, a nova reforma prevê 200 secções especializadas.
A nova proposta está sujeita a nova discussão pública com os parceiros locais e autarcas e deverá ser levada à assembleia da república em Setembro.
Recorde-se que a ANMP convocou uma concentração nacional, para o dia 28 de Junho, às 15h frente ao ministério da justiça.

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Igreja: Novo bispo auxiliar de Braga é de Penamacor


                       
  António Moiteiro Ramos assume funções em Setembro.
Foto: Francisco Barbeira/ A Guarda
 
  
António Moiteiro Ramos nasceu em Aldeia de João Pires e vai assumir funções numa das dioceses mais importantes do país.
 
 
In jornal "A Reconquista"

Penamacor: Piscinas reabrem no sábado

A Piscina Municipal de Penamacor reabre ao público no sábado, dia 16, sem alterações na tabela de preços. Os menores de 6 anos continuam isentos e os restantes utentes pagam entre 1,27 e 2,54 euros, consoante a idade e os descontos do Cartão Jovem.
A Câmara Municipal de Penamacor está a estudar a aplicação de um bilhete parcial, para beneficiar os utentes que só podem frequentar a piscina ao final do dia, apurou o Reconquista.
No Parque de Campismo de Freixial, a cerca de 11 quilómetros da vila de Penamacor, a época balnear começou recentemente com a abertura da piscina. Os preços variam entre os 1,90 e os 3,07 euros.


Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Aldeia de João Pires: Sardinhada junta população

O Centro Social Paroquial de Aldeia de João Pires promove no sábado, dia 16, uma sardinhada aberta à população desta freguesia do concelho de Penamacor. O convívio está marcado para as 12H30 na Horta de Cima.

In jornal "A Reconquista"

Aldeia do Bispo: Xendros reúnem na Meimoa

Os nascidos em 1946 em Aldeia do Bispo vão encontrar-se a 18 de agosto, revelou a organização. Os xendros - nome pelo qual são conhecidos os naturais desta freguesia do concelho de Penamacor - reúnem-se desta vez na aldeia de Meimoa.
Os interessados podem inscrever-se através dos telefones 21 444 23 57 ou 96 446 38 41.

In jornal "A Reconquista"

Penamacor: Porfírio Saraiva candidato à concelhia do PS

Fotomontagem Reconquista

A concelhia do Partido Socialista de Penamacor vai a votos esta sexta-feira, dia 15. Porfírio Saraiva, atual líder do partido no concelho, recandidata-se ao cargo sem adversários. O ato eleitoral decorre entre as 17H00 e as 21H00.

In jornal "A Reconquista"

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Hotel de Penamacor pronto no verão



As paredes ainda não estão rebocadas, não há chão colocado, o telhado está a ser instalado e as condutas de ar condicionado estão à vista. Mas o hotel de Penamacor vai estar pronto no final deste mês e até já está reservado para um casamento. A garantia foi deixada por Gumercindo Oliveira Lourenço, o empresário que assumiu a obra em maio de 2011 após oito anos de impasse depois da constituição da sociedade para a sua construção.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Convívio de Pedroguenses











Convívio de Pedroguenses 2012











Convívio de Pedroguenses 2012











No passado Sábado, dia 9 de Junho, teve lugar mais um Convívio de Pedroguenses, desta feita em Vila Fria, concelho de Oeiras.
Da nossa terra vieram dois autocarros que se juntaram aos inúmeros conterrâneos e descendentes residentes em Lisboa e arredores, para um animado almoço e animação pela tarde fora. 
Para a posteridade, aqui fica o devido registo fotográfico. 

sexta-feira, 8 de junho de 2012



Ex-alunos do Externato de Nossa Sra. do Incenso reúnem-se em Penamacor

Antigos alunos, professores e funcionários do Externato de Nossa Sra. do Incenso, de Penamacor, vão encontrar-se no dia 16 de junho, de acordo com a tradição.
Inserida no programa está uma missa que irá recordar pessoas ligadas ao Externato já falecidas. O almoço e as festividades decorrerão no antigo colégio, encerrado há 11 anos, depois de 45 anos de atividade.

In jornal "O Interior"

Igreja: Novo bispo auxiliar de Braga é de Penamacor

O Papa Bento XVI nomeou o padre António Moiteiro Ramos para o lugar de bispo auxiliar de Braga.
O atual pároco da Sé e de São Vicente, na Diocese da Guarda, nasceu em 1956 na freguesia de Aldeia de João Pires, no concelho de Penamacor.
O prelado junta-se ao arcebispo D. Jorge Ortiga e ao bispo auxiliar D. Manuel Linda.
Segundo a Agência Ecclesia, que cita fonte da Nunciatura Apostólica em Portugal, o novo bispo vai ser ordenado a 12 de agosto, numa celebração presidida pelo cardeal português D. José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos.

In jornal "A Reconquista"

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Reivindicações no dia do concelho de Penamacor


A desertificação do território marcou os discursos da sessão solene do Dia do Concelho de Penamacor. A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional. António Almeida Henriques anunciou para breve o lançamento do programa "Valorizar". Fomentar o empreendedorismo de base local e a promoção de sinergias estão entre os objetivos da iniciativa.

Sem querer adiantar qual a dotação financeira do programa, Almeida Henriques, garantiu que o mesmo terá aplicabilidade além do período de vigência do QREN e que se destina a estimular um quadro “sinergias intermunicipais”. 
O empreendedorismo de base local em territórios de baixa densidade figura entre os objetivos do “Valorizar”. Um programa que permitirá “investir nas pessoas e na fixação de gente”, explicou o membro do Governo. Na cerimónia destaque-se o discurso reivindicativo do autarca local. Domingos Torrão lembrou o projeto de ligação de Penamacor à A23 formulando votos para que “o processo de estudo de impacto ambiental” signifique a concretização do investimento anunciado em 2008 pelo então Secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos. 
Num discurso pautado pela esperança no futuro o autarca eleito pelo PS pediu celeridade à Administração Regional de Saúde do Centro na transferência de verbas para a unidade local de cuidados continuados de saúde e destacou a necessidade de a reprogramação do QREN poder traduzir-se em apoios para o concelho. Domingos Torrão lembrou, então, o projeto de recuperação da Casa Ribeiro Sanches. O dossier encontra-se na CCDR do Centro à espera de financiamento para a dinamização de um centro de interpretação da medicina a “partir da experiência de médicos judeus portugueses”, explicou. 
O dia do concelho de Penamacor ficou marcado por uma visita às obras de construção do hotel da Vila. Um investimento de 10 milhões de euros que se iniciou em maio de 2011 e deverá ficar concluído no final deste mês de junho. O Hotel de 4 estrelas terá 60 quartos e 6 suites e deverá criar perto de 40 postos de trabalho.

GNR: 55 CRIMES EM 7 DIAS


A GNR da Zebreira, no concelho de Idanha a Nova, identificou e deteve três indivíduos, suspeitos de um furto de metais não preciosos, na Quinta das Salineiras, no valor de 83 mil euros. Foi um dos 55 crimes contra o património registados pela GNR do distrito na última semana.
Também na Zebreira, no Monte dos Amarelos, ocorreu um furto de cortiça no valor de cinco mil euros. Ainda no concelho de Idanha a Nova, em Oledo, foi assaltado um estabelecimento comercial, por arrombamento, de onde levaram dinheiro e máquinas no valor superior a mil euros.
Na Quinta do Prazo, no Teixoso, foi assaltado um estabelecimento comercial, por meio de arrombamento, de onde levaram cheques, cartões multibanco e aparelhos de medição topográfica, num prejuízo global de 3.225 euros.
Do relatório semanal da Guarda Nacional Republicana consta ainda um crime de burla com fraude bancária no valor superior a 32 mil e 800 euros em Aldeia de João Pires. Ainda no concelho de Penamacor, a GNR tomou conta da ocorrência de um furto de cortiça, no valor de mil euros, outro de material agrícola no valor de 2.250 euros e ainda de um crime de venda de material contrafeito (peças de vestuário de várias marcas) no valor próximo dos dois mil euros.Na Soalheira continua o furto de animais.
Na última semana a GNR registou mais dois: o primeiro no Monte do Laranjo, de onde levaram animais de raça ovina no valor de 3.300 euros, o segundo na Quinta da Ponte no valor de 1.700.Em Belmonte foi assaltada uma residência, por arrombamento, de onde levaram travessas e pratos decorativos em estanho no valor de 1010 euros.
A GNR deteve ainda, na última semana, 15 indivíduos: três por furto de metais não preciosos, 3 por condução sob influência de álcool, 2 por conduzirem sem habilitação legal e os restantes por mandados de detenção emanados do tribunal.


Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

PENAMACOR: HOTEL ABRE PORTAS


Hotel de Penamacor abre portas no final do mês. O anúncio feito pelo empresário no decorrer da visita realizada ao local no âmbito das comemorações do dia do concelho.
Um ano depois de ter sido estabelecida a parceria com um novo empresário, o empreendimento está em fase de conclusão. Domingos Torrão era um autarca satisfeito por ver chegar ao fim um projecto que se arrastou durante anos e em que poucos acreditavam “para a grande maioria da população, e sobretudo para a oposição, este projecto estava morto, eu desde sempre acreditei e era muito pouca gente a acreditar, nesta altura sinto-me reconfortado, valeram a pena os milhares de quilómetros que fiz à procura do investidor”. O hotel vai criar cerca de meia centena de postos de trabalho, o dobro do inicialmente previsto, uma vez que o empreendimento duplicou também a sua capacidade como explica o empresário “o projecto que aqui encontrámos, fez no dia 6 de Maio um ano, era um hotel de três estrelas com 50 quartos e duas suites, nós duplicámos o empreendimento e estamos a fazer a obra com os valores aprovados para o projecto inicial.”
Trata-se de um hotel de 4 estrelas que terá 100 quartos, 6 suites que ficarão localizadas nas torres, dois restaurantes, um de gastronomia regional e outro gourmet, 7 salas e piano bar. Questionado sobre os motivos que o levaram a investir em Penamacor, o empresário Gumercindo Oliveira, diz que o investimento é na Europa “estamos a investir na Europa, Penamacor fica a 15 quilómetros de Espanha, temos que ir buscar os espanhóis, os alemães, vender a nossa gastronomia, paisagem, bem estar e saúde” acrescenta o empresário. O complexo termal, que se chamará Termas de S. Tiago, já foi candidatado a fundos comunitários uma vez que foi encontrada água de qualidade no local. Este foi um dos projectos enumerados por Domingos Torrão ao secretário de estado adjunto do ministro da economia, que é o responsável pela coordenação dos fundos comunitários “este projecto que hoje estamos a visitar já está a ser aprovado e que pode ser uma âncora neste território”.Almeida Henriques que anunciou em Penamacor o lançamento de um novo programa, que será apresentado durante este mês. Chama-se Valorizar e pretende criar valor sobretudo em territórios de baixa densidade.


Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

sexta-feira, 1 de junho de 2012