terça-feira, 31 de janeiro de 2012

AUTARCA DE PENAMACOR CONTRA ENCERRAMENTO DE TRIBUNAL

Domingos Torrão está frontalmente contra o encerramento do tribunal. Penamacor e Oleiros são os dois concelhos do distrito que vão perder os tribunais de primeira instância no âmbito da nova reorganização judiciária que prevê o encerramento de 47 tribunais em todo o país.

Para o presidente da câmara de Penamacor esta reforma, a par de outras, tem que ter em consideração as diferentes realidades de um território urbano e rural e deixa um exemplo “não há transportes públicos com regularidade e os poucos que há são comparticipados pelas câmaras municipais” uma situação que deixa as populações distantes da justiça e que é mais “uma machadada no interior do país”.
Domingos Torrão vai levar o tema à próxima reunião do executivo, esta quarta-feira, de onde sairá uma posição que o executivo fará chegar aos órgãos próprios “a minha opinião é frontalmente contra”.

O autarca espera que “esta visão economicista que está a acabar com os territórios de baixa densidade como o nosso, seja repensada”.

Recorde-se que, dos critérios apontados pelo Ministério da Justiça constam: o número de processos expectável após a reforma ser inferior a 250 processos, a distância percorrida até ao tribunal de acolhimento ser inferior a uma hora, as condições do tribunal e o facto das instalações serem arrendadas ou propriedade do ministério.

No caso de Penamacor o tribunal funciona nas instalações do antigo quartel, e a confirmar-se o encerramento, está ainda por esclarecer se a alternativa passa por Castelo Branco ou Covilhã.


Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

SE MAOMÉ NÃO VAI À MONTANHA...

Se o presidente da câmara de Penamacor não vai até à freguesia de Águas, a população de Águas vai até Penamacor. A possibilidade do protesto avançar para a vila ficou em cima da mesa durante a reunião promovida pela junta de freguesia com a população, no passado fim de semana.

A reunião, que juntou cerca de uma centena de populares, foi convocada pelo autarca para esclarecer o processo das termas, mas os esclarecimentos ficaram prejudicados pela ausência da câmara municipal que é quem detém a concessão, e que apesar de convidada, não esteve presente. Uma ausência que surpreendeu Francisco Barreto "não acreditava que o senhor presidente faltasse a esta reunião, ficou-lhe muito mal não estar presente, e se não pudesse poderia ter-se feito representar por um dos dois vereadores que tem a tempo inteiro".

Para já o presidente da junta de freguesia de Águas aguarda pela reunião marcada para o próximo dia 1 de Fevereiro com a câmara municipal para preparar a abertura da nova época balnear do complexo termal "espero que a reunião venha esclarecer de uma vez por todas este processo, caso contrário vou dar a voz ao povo".

Em causa, segundo Francisco Barreto, pode estar o projecto das termas de Águas, uma vez que, se os compromissos assinados no contrato de concessão entre a autarquia penamacorense e a direcção geral de geologia e minas não forem cumpridos, "a freguesia pode perder uma classificação que demorou anos a obter".

Uma das clausulas do contrato aponta para apresentação de um projecto de construção de um novo estabelecimento termal, no prazo de 18 meses, e para a entrada em funcionamento de um novo balneário no prazo de 36 meses a contar da data da assinatura do contrato (16 de Março de 2011). Por isso Francisco Barreto não entende os motivos que levaram a autarquia a não candidatar esse balneário a fundos comunitários na mesma altura em que apresentou uma candidatura para o complexo termal junto ao hotel de Penamacor "eu só conheço umas águas termais legalizadas em Penamacor que são as nossas". A candidatura, na opinião do autarca, facilitaria ainda o aparecimento de um investidor privado "assim, com umas termas despidas de tudo quem é que vai querer investir?" questiona Francisco Barreto.

O presidente da junta de Águas informou ainda a população da intenção da autarquia bombear a água termal da freguesia para Penamacor. Uma opção que não agrada ao autarca, nem é bem acolhida do ponto de vista técnico uma vez que "com esta deslocação a água perderia qualidade". Perante a falta de resposta aos esclarecimentos pedidos pela junta, o assunto ficou-se pela intenção.

Francisco Barreto recordou ainda os 31 mil euros que, segundo Domingos Torrão, foram entregues no último ano à junta de freguesia da exploração das termas. O autarca recorda que desse valor sobraram 5 mil euros uma vez que as despesas da junta com o complexo termal ultrapassaram os 26 mil euros.


Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Natal 2011










Mais algumas imagens da noite de Natal na nossa terra.

RESULTADOS FINAIS

Resultados e marcadores da Liga Covifil e das equipas do distrito nos nacionais.


Liga Covifil: jornada 16.

Águias do Moradal 3-1 Pedrógão

14' 0-1 Mata de penalti, 30' 1-1 Quinzinho, 45' 2-1 Helder Rodrigues, 49' 3-1 Helder Rodrigues,

Vila Velha Ródão 0-1 Vilarregense

81' 0-1 Nuno Alves

Atalaia do Campo 3-1 Alcains

12' 0-1 Rui Reis, 63' 1-1 Bruno Correia, 65' 2-1 Carlitos, 83' 3-1 Hugo Brito g/p

Proença 5-1 Belmonte

18' 0-1 Gilmar, 30' 1-1 Rodrigo, 33' 2-1 Bruno Rodrigues, 42' 3-1 Rafael, 45+3 4-1 Fábio, 75' 5-1 Fábio

AD Estação 0-0 V. Sernache

Teixosense 5-0 Sertanense B

5' 1-0 João Matos, 27' 2-0 Helder Morais, 30' 3-0 João Santos, 45' 4-0 Tomás, 60' João Matos



2ª divisão - zona sul - 17ª jornada

Sertanense 1-0 Atlético Reguengos

75' 1-0 Júlio

3ª divisão série D - 16ª jornada

Tocha 3-1 Benfica C. Branco

15' 1-0 ?, 42' 1-1 Luís Graça, 53' 2-1 ? e 67' 3-1 ?


Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

FREGUESIAS EM CONCERTO

"Freguesias em concerto" é a iniciativa que a Academia de música e dança do Fundão vai promover durante este ano para assinalar, também no pólo de Penamacor, as comemorações do décimo quinto aniversário.

Segundo a vereadora com o pelouro da cultura "haverá um concerto por mês numa freguesia do concelho, o que equivale a 12 concertos durante este ano, nas 12 freguesias do nosso concelho".

Segundo Ilídia Cruchinho, o primeiro concerto é no próximo dia 28 de Janeiro "um ensemble de acordeãos" em Vale da Senhora da Póvoa.

Em Fevereiro, no dia 18, a freguesia de Aranhas recebe o ensemble de Clarinetes e em Março é a vila de Penamacor que recebe o tradicional concerto da Primavera.


Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Pão no forno de lenha










Há alguns anos atrás, era habitual fazer-se o pão em casa nos fornos a lenha que quase toda a gente tinha. Com o passar do tempo, essa tradição perdendo expressão. No entanto, de vez em quando ainda se vão recordando os tempos passados e retomando as tradições.

LIGA COVIFIL - JORNADA 15

Resultados finais

resultados finais

Vilarregrense 1-2 Águias Moradal 44' 0-1 Helder Rodrigues, 46' 1-1 Nelson Morais, 60' 1-2 Edmilson g/p

Alcains 4-0 Vila Velha de Ródão 8' 1-0 Ricardo Morais, 49' 2-0 Miguel Rebelo, 63' 3-0 Batista, 87' 4-0 Bruno Sousa

Belmonte 1-2 Atalaia do Campo 6' 0-1 Hugo Brito, 82' Hugo Brito g/p, 89' 1-2 auto golo Gonçalo

V.Sernache 3-2 Proença 11' 1-0 Tiago Farinha, 26' 2-0 Rabaâ, 47 2-1 Zé Tó, 53' 2-2 Filipe, 78' 3-2 Rabãa

Sertanense B 0-2 AD Estação 26' 0-1 Neves, 34' 0-2 Pedro Ferreira ( 49' Tomás falhou uma g/p para o Sertanense), 89 0-3 Marco

Oleiros 1-1 Teixosense 40' 0-1 Gigante, 90' 1-1 Hugo Caio

Folga: Pedrógão

2ª divisão zona sul

Louletano 2-1 Sertanense

1' 1-0 , 73' 1-1 Nuno Ribeiro, 87 2-1 Leandro g/p

3ª divisão série D

Beneditense 1-0 Benfica C. Branco

87' 1-0

Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio cova da Beira"

"REAL THAW 2012" NA BEIRA INTERIOR

Desde ontem e até ao próximo dia 3 de Fevereiro, a força aérea portuguesa (FAP) está a realizar a quinta edição do exercício "Real Thawn" (RT12) cujo objetivo é "facultar treino ao nível tático às forças participantes para testar o seu nível de aprontamento e performance num teatro de operações dinâmico e actual".

De acordo com a FAP, além das forças nacionais (Força Aérea, Marinha e Exército) irão participar no RT12 forças dos Estados Unidos da América, da Holanda, da Espanha e da NATO para se obter um ambiente idêntico ao das actuais operações militares internacionais, como também para proporcionar interoperabilidade entre países e respectivos meios.

O RT12 é coordenado a partir da Base Aérea Nº5, em Monte Real, local onde estarão sediadas algumas forças participantes, e irá desenrola-se, na sua maioria, na região de Penamacor, Seia, Monfortinho, Pinhel e Aguiar da Beira.


Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"

domingo, 22 de janeiro de 2012

PENAMACOR: ANTÓNIO CABANAS NÃO ENTRA NA CORRIDA À CÂMARA

O vice-presidente da autarquia de Penamacor deixa a porta aberta à participação nas próximas eleições autárquicas, mas não à câmara municipal.

O autarca assume que não vai integrar qualquer lista à câmara municipal de Penamacor, mas não exclui a participação noutros órgãos como é o caso da assembleia de freguesia de Meimoa, aldeia de onde é natural

"As pessoas não se devem furtar de dar o seu contributo para o desenvolvimento do concelho. Ao nível autárquico tomei a decisão de não integrar nenhuma lista à câmara mas isto não quer dizer que não possa participar a outro nível, até na minha freguesia", refere António Cabanas.

A cumprir o último mandato no executivo de Penamacor, António Cabanas sai de consciência tranquila

"Saio com a consciência de dever cumprido e de ter dado um contributo para o eniquecimento do concelho. Fizemos aquilo que estava ao nosso alcance", diz o autarca de Penamacor.

O balanço sobre a actividade da maioria socialista na CMP será feito na próxima sessão da assembleia municipal.


Autores: Paulo Pinheiro e Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

REFORMA ADMINISTRATIVA EM DISCUSSÃO

Em Penamacor, o executivo discutiu a reforma da administração local. Com o objectivo de elaborar um documento para enviar ao governo, maioria e oposição pronunciaram-se sobre uma reforma que pode colocar em causa três freguesias no concelho.

António Cabanas que presidiu à reunião, introduziu o tema “eu penso que vai ser difícil segurar Meimão e Aldeia de João Pires, quanto Meimão e Vale da Senhora da Póvoa depende se o critério da distância for por estrada ou por raio como diz o documento, depois há ainda Águas com 299 habitantes”.

Para o vice presidente da câmara de Penamacor, há alguns critérios que devem ser acrescentados ao documento, é o caso do passado histórico das aldeias em causa “não podemos tratar da mesma maneira uma freguesia criada há uns anos e uma freguesia quase milenar como é o caso da Bemposta que até já foi sede de concelho”.

Para Jorge Corucho, da Coligação Todos por Penamacor, há outros critérios importantes que não são contemplados no livro verde e que no caso de Penamacor fazem toda a diferença “no concelho mais envelhecido do país” o índice de envelhecimento da população e a mobilidade devem ser argumentos a utilizar.

A grande preocupação de Vítor Gabriel vai para o desconhecimento sobre o futuro das freguesias que vão ser extintas “o que me preocupa é a falta de alternativas”.

Ilídia Cruchinho, vereadora da maioria socialista na câmara de Penamacor, considera esta reforma um erro “penso que extinguir freguesias, por mais pequenas que sejam, será um erro”.

As várias opiniões sobre a reforma da administração local vão dar origem a um documento que depois de aprovado por todos será enviado ao governo dentro dos prazos previstos para a discussão do livro verde da administração local.


Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

PRISÃO PREVENTIVA PARA ALEGADO INCENDIÁRIO

Ficou em prisão preventiva o homem detido pela Policia Judiciária em Penamacor por ser o presumível autor da prática de quatro crimes de incêndio.

O detido, funcionário num posto de abastecimento de combustível, está fortemente indiciado de, entre finais de Outubro do ano passado e 15 de Janeiro do corrente ano, ter ateado cinco focos de incêndio em partes diversas da residência, situada na vila de Penamacor, de que resultaram elevados prejuízos patrimoniais, tornando-a inabitável.

O suspeito, de 28 anos de idade, foi presente a um primeiro interrogatório judicial e fica a aguardar julgamento em prisão preventiva.


Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

JSD DE PENAMACOR FAZ BALANÇO

A JSD de Penamacor avalia 10 anos da gestão de Domingos Torrão à frente da câmara municipal e acusa o autarca de ter "gasto demais e onde não devia".

Em comunicado, a JSD acusa o autarca de ser o responsável pelo estado em que o concelho se encontra "a começar pelas dívidas". O juventude social democrata adianta ainda que as obras executadas pela maioria socialista "não trouxeram crescimento ao concelho e isso está expresso nos últimos censos".

Segundo a JSD de Penamacor, o concelho tem, nos últimos 10 anos, sido assolado por uma "epidemia que destrói tudo por onde passa". Os jotas acusarm o PS de ser o causador desta epidemia "apesar de ter por hábito ficar escondido atrás da cortinas e só se mostrar quando lhe convém".

A JSD espera que em breve haja no concelho "uma reviravolta" e promete ser sempre uma oposição "firme e construtiva" independentemente de quem esteja no poder.



Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Penamacor: PJ detém homem que incendiou casa dos pais porque queria ser bombeiro

Penamacor, 18 jan (Lusa) -- Um homem foi detido pelas autoridades depois de ter incendiado por cinco vezes a casa dos pais, em Penamacor, para provar que podia ser bombeiro, disse hoje fonte da Polícia Judiciária.

O suspeito de 28 anos, trabalhador num posto de combustível, acabou por deixar inabitável a casa de família e deverá ainda hoje ser ouvido em tribunal para aplicação de eventuais medidas de coação, depois de ter sido detido no final da tarde de terça-feira.

Fonte policial explicou à Agência Lusa que o jovem confessou que queria ingressar nos bombeiros, "mas nunca lhe deram grandes esperanças. Por isso, diz que ateava o fogo para demonstrar que o conseguia apagar".



In jornal "Expresso"

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Natal 2011








Natal 2011











A véspera de Natal é também o dia da volta das adegas, onde se prova o vinho novo e se reconforta o estômago com vários doces e petiscos.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Penamacor: Francisco Abreu quer facturação mais clara na água

Francisco Abreu quer que a Câmara Municipal de Penamacor adopte uma facturação mais transparente para a cobrança da água, esgotos e resíduos sólidos urbanos.


In jornal "A Reconquista"

Penamacor: Minipreço quer abrir supermercado

Penamacor é o único concelho do distrito onde o Minipreço ainda não está presente.


O grupo de supermercados confirmou ao Reconquista que pretende desenvolver o projecto ainda este ano mas já há vozes contra.


In jornal "A Reconquista"

RESULTADOS DA LIGA COVIFIL

RESULTADOS FINAIS

Pedrógão

0-0

Vilarregense

Águias Moradal

13' Daniel Fernandes, 80' Helder Rodrigues, 82 Quinzinho

3-1

Alcains

44' Ricardo Morais g/p

Vila Velha Ródão

1-0 Adilson, 2-1 Carlos Eduardo

2-3

Belmonte

1-1 Flávio Cruz, 2-2 Flávio Cruz, 2-3 Rubén

Atalaia do Campo

35' Fábio Brito 1-0

1-2

Vitória Sernache

64' Marco Farinha 1-1, 85' Marco Farinha 1-2

Proença

1-2 ?

2-1

Sertanense B

2' Suisso 0-1, 38 Bruno Rodrigues 0-2

A.D.Estação

Adiado p/5 Fev Oleiros

Folga

Teixosense

2ª Divisão - zona sul

Fátima 3-2 Sertanense 9' 1-0 a/golo Gil Barros, 24' 2-0 Ari, 60' 2-1 Júlio, 61' 2-2 ? , 66 3-2 Laranjeiro

3ª divisão - série D

Benfica C. Branco 0-0 Peniche

Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"

14ª JORNADA DA LIGA COVIFIL

Disputa-se no próximo domingo (15 de Janeiro 2012) a décima quarta jornada da liga Covifil, a primeira da segunda volta. Conheça os árbitros nomeados para os respectivos jogos.
Jogos e árbitros:

Águias do Moradal - Alcains - Hélio Tavares

Sertanense B - Proença-a-Nova - André Nunes

Pedrógão de São Pedro - Vilarregense - João Silva

Vila Velha de Ródão - UD Belmonte - Nuno Barroso

Atalaia do Campo - Vitória de Sernache - Luís Cruz

Nesta jornada folga o Teixosense

Por motivo da realização do jogo Sporting da Covilhã - Moreirense, da 15ª jornada da Liga Orangina, marcado para o próximo domingo, dia 15, às 11h15, no Complexo Desportivo da Covilhã, o encontro da 1ª jornada da 2ª volta (14ª) da Liga Covifil, AD Estação-Oleiros, foi adiado para o dia 5 de Fevereiro, às 15 horas. O Sertanense B - Proença-a-Nova, entretanto, joga-se no Municipal da Sertã, dia 15.


Autores: Paulo Pinheiro e Miguel Malaca in "Rádio Cova da Beira"

GNR: 26 FURTOS NA ÚLTIMA SEMANA NO DISTRITO

De semana para semana aumenta o número de furtos registados pela GNR do distrito. Na última semana foram 26.

O roubo de fio de cobre continua, foram 3 os furtos registados aos postes da PT na Sertã, em Oleiros e em Vila de Rei.

Na última semana continuaram os furtos em armazéns, barracões e propriedades agrícolas. Para além de máquinas e ferramentas o combustível começa a ser um dos produtos mais apetecidos pelos larápios: em Idanha a Nova o roubo de gasóleo rendeu 550 euros, em Cebolais o furto de gasóleo de uma propriedade vedada provocou um prejuízo de 2.800 euros.

Os furtos em residências e do interior de veículos também se registaram na última semana com destaque para o furto de uma arma de caça do interior de uma viatura no Fundão e para o assalto a duas residências no concelho de Proença a nova de onde levaram máquinas e objectos eléctricos.

Destacar ainda o furto de um veículo em Penamacor, no valor de 1.200 euros.


Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Natal 2011


Algo que nunca pode faltar no Natal são as filhós, de preferências feitas ao lume pela avó à maneira antiga.
Não há nada melhor que prová-las ainda quentes e bem polvilhadas de açúcar.

LIGA COVIFIL: RESULTADOS DA 13ª JORNADA


Vinte e oito golos marcados nesta décima terceira jornada da liga Covifil. Destaque para as goleadas impostas pela Atalaia do Campo ao Sertanense B e o pelo Vitória de Sernache em casa do Vila Velha de Ródão.

ADE - 4 Teixosense - 0

Proença-a-Nova - 4 - Oleiros - 0

Atalaia do Campo - 9 Sertanense B - 0

Vila Velha de Ródão- 0 V. Sernache - 7

Águias do Moradal - 2 Belmonte - 0

Pedrógão - 0 Alcains -2

Folgou o Vilarregense


Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"

PENAMACOR: FACTURAS DA ÁGUA SÃO UMA TRAPALHADA


A acusação é feita por Francisco Abreu que vai durante este mês enviar um ofício ao presidente da câmara municipal a pedir esclarecimentos sobre a facturação da água.


Autores: Paulo Pinheiro e Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

ALDEIA DE JOÃO PIRES CONTRA REFORMA


O presidente da junta de freguesia de Aldeia de joão Pires (Penamacor) está contra a proposta da reforma administrativa apresentada pelo Governo. "Não é com agregações que os problemas se resolvem" refere José Ribeiro Duarte.


Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"

Natal 2011








Como já é tradição, no dia 24 de Dezembro realizou-se mais um almoço convívio na nossa terra, juntando um vasto grupo de amigos de longa data que aproveita a ocasião para uma tarde de confraternização.
Para a posteridade, aqui ficam algumas imagens do acontecimento.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

JORGE SEGURO PEDE DIFERENCIAÇÃO PARA O INTERIOR

O interior tem sido muito discriminado nos últimos anos. As palavras de Jorge Seguro na última assembleia municipal onde deixou um apelo aos penamacorenses em particular e aos beirões em geral para que não se conformem com o preço praticado nas portagens das ex-Scuts.

Segundo o presidente da assembleia municipal de Penamacor, o interior, além de estar a pagar mais dois cêntimos por quilómetro do que na A1, está a pagar a autoestrada mais cara da Europa "o país precisa de tratar igual o que é igual e diferente aquilo que é diferente e o interior, face aos últimos anos, tem sido muito discriminado. Temos de ter a capacidade de demonstrar que é preciso fazer coisas diferentes no interior".

Jorge Seguro manifestou-se ainda contra a reforma da administração local que está em discussão, "não faz sentido" diz Jorge Seguro que defende outras formas de gestão e organização que não impliquem o encerramento de mais portas públicas nas aldeias do interior "se é preciso mudar em termos da administração nós devemos estar disponíveis, e a assembleia municipal de Penamacor deve estar disponível, para esse debate, mas isso não pode implicar o encerramento de mais portas públicas".

Jorge Seguro, presidente da assembleia municipal de Penamacor que é também secretário nacional do PS considera que o interior deve ser tratado de forma diferente uma vez que já foi muito penalizado nos últimos anos.


Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

MEIA CENTENA DE PROCESSOS EM 3 MESES

Nos últimos três meses a loja social de Penamacor recebeu 49 processos: 30 estão em acompanhamento e 19 pendentes.

O balanço feito pela responsável da associação solidariedade sem fronteiras que é também membro da bancada do PS na assembleia municipal de Penamacor. Andreia Martins aproveitou a oportunidade para deixar um repto aos presidentes de junta do concelho “estes processos dizem respeito a famílias de todo o concelho daí que o envolvimento das juntas de freguesia é muito importante não só do ponto de vista da sinalização de casos como da recolha de produtos para a loja social”.

A loja social abriu no dia 12 de Outubro de 2011 e resulta de uma parceria entre a Associação Solidariedade sem Fronteiras e câmara de Penamacor. A loja nasceu para dar resposta às necessidades das famílias mais carenciadas do concelho e segundo a responsável pela associação está a cumprir os objectivos para que foi criada “estimamos que para um agregado familiar de apenas uma pessoa resulte numa poupança de 50 euros por mês, se estivermos a falar de um agregado familiar de 4 pessoas que é o que predomina no concelho estamos a falar de uma poupança de 175 euros por mês em alimentos e roupa”.

Sob o lema “lutar contra o desperdício, recolher onde sobra para distribuir onde falta”, a loja social de Penamacor já está a prestar apoio a 30 famílias e analisar mais 19 pedidos de ajuda.


Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

PENAMACOR: TERMAS DE ÁGUAS GERA DISCUSSÃO

O presidente da junta de freguesia de Águas (Penamacor) quer saber quais são os planos da autarquia para o complexo termal da sua freguesia.


Autores: Paulo Pinheiro e Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

DESCALABRO PARA O CONCELHO

A instalação de uma grande superfície comercial em Penamacor vai acabar com o comércio tradicional. A preocupação foi deixada na última sessão da assembleia municipal de Penamacor por Francisco Barreto.


Autores: Paulo Pinheiro e Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

ACUSAÇÕES E AMEAÇAS EM PENAMACOR

Francisco Abreu, da coligação Todos por Penamacor, acusou o presidente da câmara municipal de estar a utilizar o cargo em benefício pessoal, neste caso familiar.

Na última assembleia municipal o eleito da Coligação foi directo ao assunto "ninguém sabe que o senhor presidente colocou a sua filha a trabalhar no lar? vão dizer-me que o lar tem os seus órgãos próprios, mas não é obrigação da câmara sustentar o lar? é para isto que servem as instituições do concelho?"

O deputado da Coligação Todos por Penamacor deixou ainda a ameaça "outros assuntos, em próximas reuniões de câmara, virão à baila, com provas, com provas fotográficas até".

Insinuações que Domingos Torrão desvaloriza lembrando que há um ano outras insinuações foram proferidas a propósito da busca domiciliária feita pela polícia judiciária à câmara de Penamacor e que não chegou a lado nenhum. O processo, segundo o autarca, foi arquivado "está na minha secretária, tal como o computador que levaram já está no local, este tipo de insinuações não me afecta, cá estaremos para o que der e vier".

Preparado para o que der e vier Domingos Torrão desvaloriza as ameaças de Francisco Abreu e deixa sem resposta o deputado em relação à acusação de estar a utilizar o cargo para beneficio de familiares.


Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Panela de ferro


Na nossa terra, não há casa que não tenha uma destas à lareira.

Madeiro 2011



Para a posteridade, aqui fica um pequeno vídeo que fizemos na última noite de Natal, à beira do madeiro no adro da igreja.

Pedrogão de S.Pedro Portugal (HD)



Vídeo retirado daqui, com a devida vénia ao seu autor.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Madeiro 2011