segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Portagens começamos a pagar já em Dezembro


Foi publicado esta segunda-feira em "Diário da República" o diploma do Governo que determina a cobrança de portagens nas Auto-estradas Scut A22, A23, A24 e A25, que terá início segundo a Scutvias a 9 de Dezembro.

O decreto-lei garante a criação de “um regime de discriminação positiva para as populações e para as empresas locais, em particular das regiões mais desfavorecidas, que beneficiam de um sistema misto de isenções e de descontos nas taxas de portagem”.

Segundo o artigo 4 do decreto lei ficam isentas do pagamento de taxas, particulares e empresas, as primeiras 10 passagens entre pórticos, a partir da 11ª passagem, haverá um desconto de 15% no valor da taxa de portagem aplicável em cada transacção.

Os utilizadores para beneficiarem do regime de discriminação positiva têm que, no momento de aquisição do dispositivo de uma entidade de cobrança de portagens em dispositivo electrónico associado à matricula, comprovar a morada da sua residência ou da sede da empresa.

A comprovação de residência tem que ser feita com a periodicidade que venha a ser fixada em portaria do membro do Governo responsável pela área das infra-estruturas rodoviárias.


Autora: Cristina Valente in "Diário Digital Castelo Branco"

LIGA COVIFIL – 9ª JORNADA

Foi uma jornada que não teve surpresas substanciais. As equipas melhor posicionadas na tabela classificativa venceram os seus encontros, resultando daí que nada se alterou na geral.

A Atalaia do campo, que lidera o campeonato, recebeu e venceu a formação de Proença, por 2-0, com dois golos apontados por Cristophe.

O Vitória de Sernache, que segue na 2ª posição, deslocou-se a Alcains, consentiu um golo, aos 28 minutos, num auto-golo de Diogo Simões, mas depois deu a volta ao marcador, com golos de Rabãa, aos 47 e Diogo Simões, aos 66’, redimindo-se do golo que apontou na sua própria baliza e que valeu os três pontos à formação de Simões Gapo.

No Estreito a equipa do Águias do Moradal derrotou o Teixosense por 3-0, mas os golos só apareceram na 2ª parte. Foram autores dos remates certeiros, Daniel Fernandes, aos 53, Hélder Rodrigues, aos 76 e Carvalheiro, aos 89.

Em Pedrógão de S. Pedro o Oleiros impôs-se por claros 4-0, com Ricardo Costa e René a fazerem dois golos cada qual.

O Vilarregense venceu o Sertanense B, por 2-0, com os golos a terem a assinatura de André Cecim, aos 30 e Nelson Morais, aos 45, este de grande penalidade.

A meia surpresa aconteceu em Vila Velha de Ródão, com a vitória da equipa de Chico Lopes sobre os covilhanenses da A.D. Estação. A formação da casa chegou a 3-0, com golos de Cunha, Pedro Miguel e Pedro Amaro, registando-se tardiamente a reacção da ADE que só conseguiu o tento de honra, na parte final do encontro, por intermédio de Clemente.

A Atalaia lidera com 20 pontos seguindo-se o Sernache, com 19, Águias Moradal com 18, Oleiros 17 e Vilarregense com 15. Confira aqui a classificação.

Na próxima jornada a AD Estação recebe a Atalaia do Campo e o curioso é que a ADE ainda não sabe onde poderá realizar este seu jogo visto estar a utilizar o complexo desportivo da Covilhã onde, no próximo domingo, vai ter lugar o jogo antecipado da Liga Orangina entre o Sp.Covilhã e o Trofense. A jornada 10 da Liga Covifil vai ter como atracção o derby do concelho de Oleiros, entre a equipa da casa e do Águias do Moradal.


Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Penamacor: Madeiro finalista em concurso para a melhor tradição

O madeiro de Penamacor é um dos três finalistas do Movimento SIM, uma iniciativa da Samsung que pretende promover as tradições de Natal.
Numa primeira fase, que decorreu desde o final do Outubro, a organização pediu às pessoas para sugerirem tradições.
Depois um júri escolheu as três melhores, que passaram à final.
São elas o Madeiro de Penamacor, a saída dos Reis em Vila do Conde e a Festa dos Rapazes de Ousilhão, em Bragança.
A votação final decorre até 4 de Dezembro.
A tradição vencedora vai ser a protagonista de um filme de Manuel Pureza.
Entre os últimos trabalhos do realizador estão a série Lua Vermelha e a telenovela Rosa Fogo, exibidas actualmente na SIC.
O Madeiro de Penamacor é conhecido por ser o maior do país.

Vote aqui na melhor tradição de Natal


In jornal "A Reconquista"



LIGA COVIFIL: 9ª JORNADA

O conselho regional de arbitragem da Associação de Futebol de Castelo Branco, divulgou esta sexta-feira, os árbitros para os jogos da nona jornada, que se disputa no próximo domingo, a partir das 15:00H, da liga Covifil, distrital de futebol de Castelo Branco.

Os árbitros são:

Atalaia do Campo - Proença: Ricardo Fontes

Vila Velha de Ródão - ADE : Ricardo Alexandre

Águias do Moradal - Teixosense : Nelson Araújo

Pedrógão - Oleiros : Paulo Gato

Vilarregense - Sertanense : André Nunes

Alcains - Sernache : Hélio Tavares




Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

ARTESANATO SOLIDÁRIO

Está patente nos paços do concelho de Penamacor, até ao próximo dia 11 de Dezembro, uma exposição de cariz solidário. A mostra/venda conta com a presença de 37 artesãos de diversas localidades do país.

Júlia Côta, Júlia Ramalho, Conceição Sapateiro. Jesus Pais, Laurinda Pais, Artur Aleixo, Jorge Lourenço, Helena Almeida, Tiago Cabeça, Magda Ventura, são alguns dos artesão que mostram os seus trabalhos de madeira, cortiça, pedra, ferro, couro e material reciclado nesta exposição solidária de artesanato.

A actividade visa "ajudar duas famílias carenciadas do concelho de Penamacor, bem como fomentar a promoção do artesanato nacional", refere a CMP.


Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"

terça-feira, 22 de novembro de 2011

FESTIVAL DO BORREGO CHURRO VEIO PARA FICAR

Estão encontrados os vencedores do festival do borrego churro do campo que decorreu em Penamacor. Sete restaurantes aderiram à primeira edição do festival que distinguiu o restaurante "O caçador", pelo melhor ensopado, e o restaurante "Dois Pinheiros" pela melhor especialidade da casa com borrego churro do campo.

A iniciativa, promovida pela câmara de Penamacor com o objectivo de promover esta carne única, "foi um sucesso" e no próximo ano o festival regressa com uma outra dimensão "este ano concorreram sete restaurantes do concelho mas tivémos pedidos de restaurantes de concelhos vizinhos para participar, da Covilhã, Fundão e Idanha a Nova". Acrescenta Ilídia Cruchinho.

Para esta primeira edição a câmara municipal disponibilizou, no início do festival, dois borregos a cada restaurante do rebanho que a autarquia detém no âmbito do projecto de preservação da espécie, mas, segundo a autarca, "não foram suficientes". Durante os 13 dias do festival os restaurantes tiveram que recorrer a produtores particulares.


Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

CEMITÉRIO NO CENTRO DA POLÉMICA

Entrega da manutenção do cemitério de Penamacor a uma empresa da Covilhã gera polémica no executivo. Oposição não vê razões para a decisão tomada por Domingos Torrão e pediu esclarecimentos na última reunião pública do executivo.

O presidente da autarquia diz que é um contrato de "90 euros mensais mais 75 por cada sepultura aberta", e que permitiu ao município "libertar o funcionário da autarquia para outros serviços".

Uma opção criticada pela oposição "nao vejo razões objectivas para esta decisão" adianta Vítor Gabriel, além disso, "estamos a dar um mau sinal a Penamacor, às empresas e aos investidores".

O protocolo assinado entre a autarquia e a empresa está em vigor durante um ano, findo o qual, segundo Domingos Torrão, "será feita uma avaliação".


Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

CÂMARA DESISTE DE EMPRÉSTIMO

A maioria no executivo de Penamacor decidiu desistir do empréstimo de cerca de 900 mil euros. O anúncio foi feito pelo presidente da autarquia na última reunião pública da câmara.


Autores: Paulo Pinheiro e Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Poço da "arcolha"





Durante muitos anos, ainda antes de abrirem várias piscinas nos arredores, foi a estância balnear por excelência de várias gerações de Pedroguenses que, nos Verões da sua juventude, não tinha a possibilidade de se deslocarem ao litoral. Muitas tarde de banhos, brincadeira e pescarias ali tiveram lugar.
O nome pelo qual é conhecido é uma derivação fonética da palavra "recolha", pois dizia-se que por vezes se formava um remoinho que "recolhia" as pessoas.
Para a posteridade, aqui ficam as imagens de um dos locais históricos da nossa terra.

LIGA COVIFIL: ATALAIA CONTINUA LÍDER

Apesar de ter folgado no último fim de semana, a equipa orientada por João Trindade mantém a liderança no campeonato distrital da associação de futebol de Castelo Branco.
Resultados completos da oitava jornada:

Proença-a-Nova-4 - Vila Velha de Ródão-0

AD Estação-1 - Águias Moradal-1

Teixosense-1 - Pedrógão-0

Oleiros-4 - Vilarregense-1

Sertanense B-1 - Alcains-1

Sernache-6 - Belmonte-0



Autor: Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

AFCB: PRINCIPAIS CASTIGOS

Foram esta sexta-feira conhecidas as principais penalizações aplicadas pelo conselho de disciplina da Associação de Futebol de Castelo Branco. Destaque na Liga Covifil, para as suspensões dos treinadores do Oleiros, e do Pedrogão de S. Pedro e ainda da Associação Desportiva da Estação, da Covilhã (juniores “A”).

No Oleiros, João Paulo Natário foi castigado com 15 dias de suspensão e multado em 45 euros, enquanto que o dirigente Ramiro Roque, foi suspenso com duas semanas de castigo.

António Morais com 15, e Micas com 20 dias de suspensão, respectivamente, foram também penalizados pelos conselheiros.

No que diz respeito aos jogadores da Liga Covifil, o conselho de disciplina da AFCB, aplicou dois jogos de suspensão a Hugo Caio do Oleiros, e um jogo de castigo, a Tiago Paulo (Alcains), João Lisboa (Teixosense), Pedro Silva (Sertanense “B”), e Ruben Nunes (Belmonte).

A nível do Futebol Juvenil, a equipa de Iniciados do Penamacorense foi multada em 30 euros, enquanto que o dirigente da equipa de Juvenis do B. Valongo, João Paulo Macedo, foi multado em 22€50.

No mesmo escalão, o jogador do Belmonte, André Ramos foi castigado com 2 jogos de suspensão. Relativamente à categoria de Juniores “A”, o atleta da AD Estação, Rodrigo Jerónimo, foi suspenso com dois jogos.

Finalmente, no escalão de Infantis, a ACD Paúl foi multada em 75 euros, enquanto o jogador da UD Belmonte, André Gonçalves, foi castigado com dois jogos.

Relativamente aos castigos aplicados pelo conselho de disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, o Sertanense Futebol Clube, da 2ª divisão nacional, zona sul, foi multado em mil euros, no jogo frente ao Oriental de Lisboa.

Quanto ao jogador sertanense António Carvalho, o castigo é de um jogo de suspensão.

No Futsal, os jogadores Carlos Bernardino e João Pereira, do Sporting da Covilhã, foram também castigados com uma partida de suspensão, no jogo do campeonato da 3ª divisão, frente à União Desportiva de Leiria.



Autores: Paulo Pinheiro e Miguel Malaca in "Rádio Cova da Beira"

AFCB: CONHECIDAS AS ESCOLHAS

Luís Cruz, árbitro da Associação de Futebol de Castelo Branco, e de terceira categoria nacional, foi nomeado pelo orgão presidido por Jorge Nunes, para dirigir no próximo domingo, o jogo mais importante da 8ª jornada da Liga Covifil, entre a Associação Desportiva da Estação e o Grupo Desportivo Águias do Moradal.

O conselho regional de arbitragem da AFCB, escolheu ainda, Paulo Avô para arbitrar o Vitória de Sernache – UD Belmonte, Nuno Barroso, para o GD Teixosense – Pedrogão de S. Pedro, e Flávio Antunes, para o Sertanense “B” – CD Alcains.

Carlos Silva e Tiago Gonçalves, foram também nomeados para os jogos, Proença-à-Nova – Vila Velha de Rodão, e Oleiros – Vilarregense, respectivamente.

Folga nesta jornada, o líder Atalaia do Campo.

Os encontros estão todos marcados para as 15 horas de domingo.

Relativamente à Taça AFCB de Juniores “A”, realiza-se este sábado, às 15 horas, mais uma jornada, e os conselheiros nomearam o árbitro Nelson Araújo para o jogo, Sporting da Covilhã – Clube Académico do Fundão.

Luís Máximo, vai estar no Belmonte – AD Estação, e Helder Ferreira, no Penamacorense – Vitória de Sernache.

Começa, entretanto este sábado, o campeonato distrital de Séniores de Futsal Masculino.

O árbitro de 3ª categoria nacional, Rui Vitório Pedro, vai dirigir o derby concelhio, Casa do Benfica em Belmonte – UD Cariense, às 16 horas.

Às 17h e às 18 horas, respectivamente, os juízes, Teodoro Domingos e Paulo Antunes, vão estar, entretanto, nos encontros, Retaxo – Carvalhal Formoso, e Casa do Benfica em Oleiros – N.J.C. Proença-à-Nova.

Folga nesta primeira jornada, a Casa do Povo do Ferro.


Autor: Miguel Malaca in "Rádio Cova da Beira"

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Mostra Solidária de Artesanato de Selecção

De 4 de Novembro a 11 de Dezembro, estará presente nos Paços do Concelho de Penamacor, uma exposição de artesanato de cariz solidário. Esta mostra venda contará com a presença de 37 artesãos de diversas localidades do país.

9ec702467089d5cc66386956b52292b6.jpg
Esta iniciativa visa, sobretudo, ajudar duas famílias carenciadas do concelho, bem como fomentar a promoção do artesanato nacional.
De Barcelos a Évora, da Covilhã aos Açores vão estar presentes trabalhos em olaria, madeira, cortiça, pedra, metal, ferro, couro e material reciclado.
Júlia Côta, Júlia Ramalho, Conceição Sapateiro, Jesus Pias, Laurinda Pias, Artur Aleixo, Jorge Lourenço, Helena Almeida, Tiago Cabeça, Magda Ventura e Maria Clara Santos são alguns dos artesãos que vão estar presentes na Mostra Solidária de Artesanato de Selecção.
A exposição está aberta ao público de segunda a sexta, das 9 às 12h30 e das 14 às 17h30, nos Paços do Concelho.


In jornal "Cinco Quinas"

Ano de boa castanha. Pelo menos os castanheiros estão bem carregados.





A ribeira, junto ao pontão da "Feijarda"






quarta-feira, 9 de novembro de 2011

terça-feira, 8 de novembro de 2011

AUMENTAM OS FURTOS E ROUBOS NO DISTRITO

Têm vindo a aumentar os crimes contra o património no distrito de Castelo Branco. Nos primeiros nove meses do ano registaram-se 1.493 crimes, um aumento de 116 em relação a igual período do ano passado. Uma situação que preocupa o comandante do grupo territorial da GNR do distrito e que, segundo Oliveira Gonçalves, é fruto do contexto de crise que o país atravessa.

Outra das preocupações do comandante distrital da GNR vai para o "homejacking" um novo tipo de crime que tem vindo a aumentar também na região e que consiste no furto a residências com recurso a violência "as vítimas são sobretudo idosos e por isso nunca é demais alertar para não confiarem em desconhecidos e deixarem as portas trancadas".

Em tempos de dificuldades, também há quem roube para comer "era um tipo de crime que já alguns anos não acontecia mas que ultimamente tem-se registado é o caso de furtos a residências em que levam apenas comida e também a hortas".

Só na última semana a GNR do distrito registou 30 crimes de roubo e furto dos quais se destacam 3 crimes de furto de 1.500 metros de fio de cobre com danos em 37 postos da PT em Castelo Branco, no valor de 17.500 euros.

Em Oleiros, um furto a uma residência rendeu 3 mil euros aos larápios que levaram artigos em ouro como anéis, brincos, fios e pulseiras.

Está ainda por apurar o montante do prejuízo de um outro furto a residência, desta vez no Fundão: para além de artigos em ouro e eléctricos foi ainda levado material informático. Ainda no Fundão, a GNR registou um crime de furto numa garagem colectiva de onde foram levados vários artigos no valor de 1.200 euros. Em Silvares, um furto num barracão agrícola causou um prejuízo de 1.550 euros, o valor do motoserra e do gerador furtados.

Em Penamacor, levaram de uma propriedade agrícola 200 litros de gasóleo no valor de 300 euros. A GNR de Penamacor registou ainda, na última semana, um crime de furto de madeira e eucalipto , já cortada, no valor de 1.800 euros.


Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Moinho da Feiteira
















No último fim de semana de Outubro tivemos a oportunidade de passar uns dias na nossa terra, onde aproveitámos para dar um pequeno passeio de bicicleta pelos arredores.
Das fotografias captadas, começamos por deixar aqui algumas do Moinho da Feiteira e dos seus arredores.

ATALAIA VENCE EM RÓDÃO

A Atalaia do Campo continua a somar a pontos no campeonato distrital da associação de futebol de Castelo Branco (AFCB). Este domingo foi a Vila Velha de Ródão vencer por 3-0 e desta forma está isolada no topo da tabela classificativa.

Foi a 7ª jornada:

V.V. Ródão – 0 Atalaia do Campo -3

Águias do Moradal 1 – Proença -0

Pedrógão – 2 ADE – 3

Vilarregense 2 Teixosense – 0

Alcains – 1 Oleiros – 1

Belmonte 2 Sertanense B – 0

Folgou o V. Sernache


Na tabela classificativa:

Atalaia do Campo-17

Águias do Moradal-14

V. Sernache e U.D.Belmonte – 13

Vilarregense 12

Oleiros e ADE – 11

Alcains-10

Proença- 4

V.V. Ródão-3

Teixosense e Sertanense B -2

Pedrógão 1


Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"

Penamacor tem novo Centro Escolar - Localvisão TV