sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Penamacor – Abertura do novo Centro Educativo

No dia 15 de Setembro, o novo Centro Escolar de Penamacor abriu as portas aos 150 alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo. As crianças vêm não só da freguesia de Penamacor, mas também das freguesias circundantes, onde as escolas encerraram.

A Câmara Municipal de Penamacor (CMP) ofereceu a todos os alunos, os livros escolares para o novo ano lectivo. A CMP suporta ainda os encargos com os transportes, as refeições, e dá apoio às famílias.
O novo Centro Educativo está equipado com salas de aula, cozinha, refeitório, ginásio, balneários, biblioteca, parque infantil e polidesportivo.

No primeiro dia de aulas os pais fizeram questão de marcar presença, cabendo a apresentação à coordenadora do equipamento, Professora Isilda, e à vereadora Ilídia Cruchinho, como representante da Câmara.

No dia anterior, 14 de Setembro, foi realizada a recepção ao corpo docente, promovida pela Direcção do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches a que também a CMP se associou. Depois das apresentações, seguiu-se uma visita guiada a alguns dos monumentos mais emblemáticos da vila e um convívio no pátio da Casa do Castelo.



In jornal "Cinco Quinas"

LIGA COVIFIL: 3ª JORNADA

O conselho regional de arbitragem da associação de futebol de Castelo Branco nomeou os seguintes árbitros para os jogos da terceira jornada da liga Covifil, do próximo domingo, às 15:00H.


Nelson Araújo dirige o Sertanense B - Teixosense

Ricardo Alexandre o V. Sernache - ADE

Márcio Lopes o Pedrógão de São Pedro - Águias do Moradal

Carlos Silva o Alcains - Atalaia do Campo

Luís Máximo o Vilarregense - Vila Velha de Ródão

Hélio Tavares o U.D. Belmonte - Proença-a-Nova.



Nesta jornada folga o Oleiros.



Autores: Paulo Pinheiro e Miguel Malaca in "Rádio Cova da Beira"

“MUNICÍPIO JOVEM”

É um programa que vai ser dinamizado pela câmara e pela assembleia municipal de Penamacor e que pretende; à semelhança do programa nacional “Parlamento dos Jovens”, envolver de uma forma mais activa os alunos do agrupamento de escolas Ribeiro Sanches nas opções seguidas para o futuro do concelho.

A ideia foi deixada pelo presidente da assembleia municipal à directora daquele estabelecimento de ensino que foi convidada, na última reunião do órgão, a apresentar a todos os deputados o trabalho desenvolvido pelo agrupamento. Jorge Seguro refere que "com este programa os jovens podem escolher a composição duma câmara e duma assembleia, apresentarem temas que consideram importantes para o futuro do concelho; é no fundo uma ideia que quer apelar ao seu envolvimento na vida pública e também dar-lhes a oportunidade de exprimirem a sua opinião".

Uma ideia que também agradou à directora do agrupamento de escolas Ribeiro Sanches. Helena Pinto sublinha que "cada vez mais os jovens estão afastados da política e acredito que esta pode ser uma boa forma de contrariar essa tendência; nós temos participado no programa parlamento jovem mas acredito que esta ideia pode ser mais um estimulo para os nossos alunos".


Autor: Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Autarquia de Penamacor à beira da falência




A Câmara Municipal de Penamacor faz parte do "grupo dos 24". Apesar dessa situação, que o autarca desdramatiza, existem projetos de requalificação da zona histórica que vão avançar.

SCUT: Comissão de Utentes das A23, A24 e A25 apela a protestos contra introdução de portagens a 15 de outubro

A comissão de utentes das autoestradas A23, A24 e A25 mostrou-se hoje descontente com a possibilidade da cobrança nas portagens ter início a 15 de outubro e apelou à desobediência e ao protesto nas ruas.

O Jornal de Negócios noticia hoje que o Governo está a tentar que a introdução de portagens nas quatro SCUT (autoestradas sem custos para o utilizadores) que ainda não são pagas possam começar a sê-lo a 15 de outubro, o mesmo dia em que no ano passado as três concessões do Norte iniciaram a cobrança.

Em declarações à agência Lusa, Zulmiro Almeida, da comissão de utentes da A23 (Guarda-Torres Novas), A24 (Viseu-Chaves) e A25 (Aveiro-Vilar Formoso) apelou mais uma vez à união e ao protesto dos portugueses, principalmente os que vão ser diretamente afetados pelas portagens, salientando que o “país está muito manso”.

“Duvidamos que seja no dia 15 de outubro, mas mesmo que avance, em nosso entender, temos duas vitórias porque disseram que seriam taxadas em abril, depois em setembro e na verdade isso não aconteceu”, disse.

Zulmiro Almeida salientou que as pessoas do interior não podem ser esquecidas, não podem continuar a ser espezinhadas e castigadas como têm sido até agora.

“Na semana passada, tivemos uma reunião da comissão em Viseu e decidimos fazer um passeio de protesto em autocarro, seguido de camiões de Viseu até Aveiro pela Estrada Nacional para mostrar aos senhores do Governo, aos que estão no Terreiro do Paço, que têm de vir ao local para ver o que têm para nos oferecer em termos de alternativas”, adiantou.

Zulmiro Almeida lembrou ainda que as estradas ditas alternativas não têm condições e são perigosas e, por outro lado, as SCUT foram pagas com dinheiro de fundos comunitários.

“Uma vez que surgiu esta nova notícia com nova data de início de cobrança nas SCUT vamos marcar uma reunião para decidir o que fazer a seguir”, disse.

A cobrança de portagens será hoje discutida em Conselho de Ministros, que tem de aprovar o decreto-lei que determina os troços a portajar e as isenções e descontos a conceder.

O diploma terá depois de ser promulgado por Cavaco Silva e publicado em Diário da República.


In "
Diário Digital Castelo Branco"

PENAMACOR: ULS PONDERA ENCERRAMENTO DE SERVIÇOS

A unidade local de saúde (ULS) de Castelo Branco está a equacionar a hipótese de terminar com os serviços médicos prestados às populações no centro de saúde de Penamacor entre as 20:00 e as 00:00. O tema esteve em destaque na última reunião da assembleia municipal.

Uma reunião onde o presidente do órgão manifestou a sua apreensão com o tema. Jorge Seguro refere que foi contactado pela directora do centro de saúde de Penamacor e ficou muito preocupado com a situação "não podemos aceitar esta situação pois as nossas populações tem este conforto, que em muitos casos permite fazer uma primeira triagem antes do encaminhamento dos doentes para outra unidade de saúde, e devemos por isso estar unidos em defesa deste serviço".

Um tema que também preocupa o presidente da autarquia. Domingos Torrão refere que "este serviço só ainda não encerrou uma vez que continua em vigor o acordo celebrado entre a câmara, o lar D. Bárbara Tavares da Silva e o ministério da tutela, que garante o funcionamento do centro de saúde entre a meia noite e as oito da manhã; naturalmente que vamos estar atentos e empenhados na manutenção deste serviço pois foi uma luta de muitos anos das nossas populações".

Domingos Torrão garante que enquanto estiver no exercício do cargo "esse acordo vai manter-se e a câmara vai continuar a comparticipar o funcionamento nocturno" e considera que a intenção da ULS de Castelo Branco, a confirmar-se, será "mais uma machadada no interior".


Autor: Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

CONCELHOS PERDEM FREGUESIAS


Os concelhos de Fundão, Covilhã, Belmonte e Penamacor vão perder 24 freguesias no total com base nos critérios definidos no primeiro documento verde da reforma da administração local que está em discussão pública até Março do próximo ano.


Autores: Paulo Pinheiro e Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

"PARECE SER UMA BOA REFORMA"

É a opinião do vice-presidente da câmara municipal de Penamacor acerca da reforma da adinistração local cuja discussão se prolonga até Março de 2012. António Cabanas mostra-se surpreendido com a possibilidade do concelho perder a freguesia de Águas.


Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"

Reabertura do Centro Hospitalar da Beira Interior

O presidente da Câmara Municipal de Belmonte escreveu ao Ministro da Saúde para solicitar a reabertura do processo de constituição do CHBI que envolva todas as unidades de saúde no eixo entre Castelo Branco e a Guarda.

«A constituição desta nova unidade é a melhor forma de dar resposta às necessidades das populações» refere Amândio Melo.
O autarca acrescenta que «a população continua a ter que ir para Lisboa, Porto ou Coimbra quando aqui dispomos de condições em termos de acessibilidades e também com uma faculdade de ciências da saúde para concretizar esse objectivo».
Amândio Melo deixou um apelo ao bom senso para «evitar que alguns agentes da região, que no passado travaram esta iniciativa, percebam as vantagens de constituição deste centro hospitalar» e espera que o ministro da Saúde possa «voltar a reapreciar todo o processo».
Uma ideia apoiada pela oposição na autarquia de Belmonte, mas o vereador Jorge Amaro, classifica a pretensão como sendo um projecto “utópico”, concorda com os argumentos do presidente da autarquia no entanto mostra-se muito céptico quanto à constituição do CHBI que envolva todas as unidades de saúde no eixo entre Castelo Branco e a Guarda.
O presidente da Câmara Municipal de Penamacor está de acordo com a ideia transmitida pelo seu colega de Belmonte. Domingos Torrão acredita que a constituição de um Centro Hospitalar para toda a Beira Interior «é a melhor forma de conseguir melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados às populações». O presidente da Câmara de Penamacor promete juntar a sua voz à do autarca de Belmonte no sentido de o Ministro da Saúde, Paulo Macedo, reabrir o processo de criação do CHBI, «o interesse das populações tem de ficar acima de tudo e a discussão deste processo não pode ser feita à volta das valências que podem ficar sediadas em cada hospital». Declarações tornadas públicas por Domingos Torrão no final da última reunião da Assembleia Municipal de Penamacor, onde a reorganização dos cuidados de saúde foi um dos temas em destaque, depois de conhecida a intenção da ARS do Centro em encerrar o Serviço de Atendimento Permanente (SAP) no Centro de Saúde de Penamacor.

Rádio Caria
28-09-2011 14:26


In Guarda.pt

Casa dos Beirões no Ribatejo celebra 11 anos de vida

O almoço comemorativo do XI aniversário da Casa dos Beirões no Ribatejo, que se realiza domingo, 2 de Outubro, está marcado para o restaurante Gato Preto, em Rio Maior, e o programa conta ainda com animação musical a cargo da acordeonista Eugénia Lima, de Tino Costa e ainda do grupo “Os Alegres da Encosta de Montemuro”. Do programa do aniversário fazem também parte uma mostra gastronómica, a cargo de Henrique Santiago, e uma missa na Igreja de Santa Clara, em Santarém, pelas 10h30.

Fundada em 3 de Outubro de 2000, a Casa dos Beirões no Ribatejo promove o convívio dos naturais das Beiras que migraram para o Ribatejo e de todos os que tenham raízes nessa zona do país, directamente ou por afinidade.

Partindo de uma ideia simples, o actual presidente da Direcção, Abreu Campos, nascido em Penamacor e a viver há quarenta anos em Santarém, criou com a ajuda de outros entusiastas a associação que é hoje porta-voz e representante dos muitos beirões que demandaram ao Ribatejo.

A falta de uma sede onde os seus associados se possam reunir é o principal problema com que se confronta a agremiação, esperando que a Câmara de Santarém possa disponibilizar um espaço condigno que já terá sido prometido.

Entre as actividades que organiza anualmente estão uma excursão ao estrangeiro, intercâmbio com outros municípios das Beiras, idas ao teatro e revista e as comemorações do dia do aniversário.


In semanário "O Mirante"

terça-feira, 27 de setembro de 2011

DISTRITAL: ATALAIA SOBE À LIDERANÇA

Segunda jornada na Liga Covifil, destaque para segunda vitória do Atalaia do Campo e consequente subida à liderança. Depois de ter ganho em Sernache por uma bola a zero no último fim-de-semana, hoje, frente ao União de Belmonte em casa, somou mais um triunfo mas desta vez por 2-0.

Conheça os resultados:

Águias do Moradal 1-1 Vilarregense

Vila Velha de Rodão 0-2 Alcains

Teixosense 0-3 Oleiros

Proença-a-nova 0-3 Vitória Sernache

Estação 1-0 Sertanense

Atalaia 2-0 Belmonte

Nesta jornada, folgou o Pedrogão S. Pedro.


Autor: Afonso Canavilhas in "Rádio Cova da Beira"

PENAMACOR: OPOSIÇÃO DISPONÍVEL PARA SANEAR DÍVIDA

Oposição na câmara municipal de Penamacor disponível para fazer parte da solução do problema financeiro da autarquia. Na última reunião pública do executivo Vítor Gabriel mostrou-se de novo preocupado com a situação que na sua opinião precisa de uma intervenção urgente.

Para Vítor Gabriel "é necessário tomar algumas decisões que introduzam mais rigor na gestão da autarquia e no combate ao desperdício, estou disponível para encontrarmos soluções para sanear financeiramente a autarquia, apesar de ter estado contra as políticas que nos conduziram a este problema".

A situação é preocupante mas "não é nenhuma tragédia" responde António Cabanas o vice presidente da autarquia recorda que o excesso de 1% do endividamento da autarquia corresponde aos cortes feitos em 2010 pelo governo às autarquias e que grande parte da dívida diz respeito à empresa Águas do Zêzere e Côa. O autarca alerta para o futuro "as coisas vão piorar, só de aumento de energia em 2012 a autarquia vai sofrer um aumento de 62.500 euros".

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

TORRÃO APOIA CRIAÇÃO DO CHBI

O presidente da câmara municipal de Penamacor acredita que a constituição do centro hospitalar da Beira Interior (CHBI) é a melhor forma de melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados às populações.

Autores: Paulo Pinheiro e Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

Cova da Beira: Abertura do regadio vai aumentar produtividade da fruticultura e áreas plantadas

A abertura do Regadio da Cova da Beira vai aumentar a produtividade da fruticultura e as áreas plantadas na região, contrariando a desertificação rural, destacou hoje à Agência Lusa o presidente da Associação Distrital de Agricultores de Castelo Branco (ADACB), Mesquita Milheiro.

Aquele responsável falava à margem de um seminário organizado pela associação, no Fundão, sobre “Os Reflexos Produtivos e Económicos da Fruticultura da Cova da Beira”, região que abrange os concelhos da Covilhã, Fundão e Belmonte.

O recenseamento agrícola divulgado este ano pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostra que, na última década, Portugal perdeu um quarto das explorações agrícolas: em 2009 existiam 305 mil explorações agrícolas, menos 111 mil do que em 1999.

Na Cova da Beira, a conclusão das obras de regadio “contraria a tendência de desertificação”, ao permitir que a água chegue a partir do próximo ano aos concelhos da Covilhã e Fundão “onde as propriedades têm mais dimensão e há agricultores mais jovens com novos projetos”, destaca Mesquita Milheiro.

O presidente da ADACB garante que “o regadio vai surtir mais efeitos” nestes concelhos do que “em Penamacor e parte do Fundão, onde a propriedade é muito pequena”.

Naquela zona do regadio, chega a haver proprietários “com 40 a 50 parcelas de terreno espalhadas por vários locais e com uma área média inferior a um hectare”, lamenta aquele responsável.

A pulverização da terra trava projetos de maior rentabilidade e limita a competitividade da fruticultura da região, pelo que Mesquita Milheiro apela ao Governo para que volte a impulsionar iniciativas de emparcelamento das terras.

A Cova da Beira é rica “em maçã, pêssego e cereja”, destaca, sendo que, tal como no resto do país, a maçã e a pêra foram as frutas a registar maior crescimento nos últimos anos”.

Apesar de não haver números, “constatamos que as áreas plantadas têm estado a crescer”, sublinha.

Para o presidente da ADACB, o impacto positivo do regadio será notório, sobretudo, “dentro de quatro a cinco anos”, depois de as atuais plantações ganharem corpo.

Apesar dos sinais positivos no setor na Cova da Beira, Mesquita Milheiro considera urgente criar entidades que regulem os preços da fruta.

Segundo refere, “os agricultores são o elo mais fraco da estrutura produtiva e as grandes superfícies ditam os preços ao setor, o que não pode continuar”.

O presidente da ADACB defende o avanço de iniciativas europeias para “criação de uma entidade reguladora em cada país, que sirva de mediador, de maneira a que os preços sejam mais equilibrados e evitar que haja até preços impostos que estão abaixo do custo de produção”, concluiu.

@Lusa

In Notícias Sapo

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

LIGA COVIFIL: ÁRBITROS CONHECIDOS


Conhecidas as nomeações dos árbitros para a segunda jornada da Liga Covifil 2011/2012, o conselho regional de arbitragem da Associação de Futebol de Castelo Branco designou Márcio Lopes para o jogo em destaque, Atalaia do Campo - U.D.Belmonte. Duas equipas que, recorde-se, venceram na primeira ronda, Vitória de Sernache, por 1-0, e Vila Velha de Rodão por 3-1, respectivamente.

Entretanto os árbitros Luís Cruz e Nuno Barroso, por esta ordem, vão dirigir os jogos de estreia no campeonato distrital da AFCB do Sertanense B, na Covilhã frente à AD Estação, e do Teixosense em casa com o Oleiros.

Os conselheiros nomearam ainda Carlos Silva para dirigir o Proença-à-Nova(outra estreia) – Vitória de Sernache, Nelson Araújo para o Vila Velha de Rodão –CD Alcains, e Hélio Tavares para o Estreito, onde vai arbitrar o Águias do Moradal – Vilarregense.

Folga nesta jornada a equipa de Pedrogão de S. Pedro.

Os jogos estão marcados para este domingo, às 15 horas.


Autor: Miguel Malaca in "Rádio Cova da Beira"

CÂMARA NÃO ABDICA


À semelhança de anos anteriores, a câmara municipal de Penamacor decidiu não abdicar dos 5% do IRS dos munícipes.


Autores: Paulo Pinheiro e Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE PENAMACOR REÚNE ESTA NOITE

A partir das 20:30H sessão temática sobre "Educação no concelho de Penamacor", com a presença da directora do agrupamento de escolas Ribeiro Sanches de Penamacor, Helena Pinto.

Após o período antes da ordem do dia, os membros do órgão analisam as propostas da câmara municipal, nomeadamente o valor do IMI.


Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"

GNR investiga furtos de gasóleo e alfaias agrícolas


A GNR anunciou que está a investigar um furto de alfaias agrícolas ocorrido na localidade de Monsanto, no concelho de Idanha-a-Nova.

De acordo com a queixa apresentada na quarta-feira, o valor do furto está avaliado em cerca de 1.200 euros.

Já em Penamacor, a GNR recebeu uma queixa por furto de gasóleo de máquinas industriais. O combustível furtado está avaliado em aproximadamente 1.400 euros.


In "Diário As Beiras"

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

PENAMACOR: EMPRÉSTIMO APROVADO


Direcção do lar D. Bárbara Tavares da Silva, em Penamacor, tem luz verde da assembleia-geral para a contracção de um empréstimo até um milhão de euros para a unidade de cuidados continuados de saúde que deve estar concluída em Maio de 2012.

Autores: Paulo Pinheiro e Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

terça-feira, 20 de setembro de 2011

FUTEBOL: DISTRITAL COMEÇOU

A 1ª jornada da liga Covifil 2011/2012 fica marcada pela goleada do Águias do Moradal em Alcains e pela vitória da Atalaia do Campo em casa do V.Sernache.

Resultados:

Vilarregense - Pedrógão 2:0
Alcains - Ág.Moradal 0:4
Belmonte - V.V.Ródão 3:1
V.Sernache - Atalaia do Campo 0:1
SertanenseB - Proença -:-
Oleiros - AD Estação 1:1


Folgou o Teixosense

Próxima jornada (2ª):25 de Setembro 2011, às 15:00H

Ág.Moradal - Vilarregense -:-
V.V.Ródão - Alcains -:-
Atalaia do Campo - Belmonte -:-
Proença - V.Sernache -:-
AD Estação - SertanenseB -:-
Teixosense - Oleiros

-
Folga - Pedrógão

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Penamacor: Bombeiros abrem curso de formação


A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penamacor vai abrir um curso inicial de bombeiros a partir de 15 de outubro, anunciou a instituição.

O curso tem a duração de um ano e ao longo da formação vão ser abordados módulos como técnicas de socorro, equipamentos, manobras e veículos, salvamento e operações de extinção de incêndios florestais, urbanos e industriais.

O curso é dirigido a jovens a partir dos 17 anos e com o 9.º ano de escolaridade.


In "Diário Digital Castelo Branco"

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Penamacor: Liga Contra o Cancro convoca mulheres para mamografia


A unidade móvel de mamografia do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro está a realizar exames em Penamacor até ao início do mês de outubro.

Segundo a organização, as mulheres entre os 45 e os 69 anos, inscritas no Centro de Saúde de Penamacor, estão a ser convocadas por carta para comparecerem no rastreio, que é gratuito e está disponível nos dias úteis.

As que não forem convocadas por carta podem inscrever-se junto do centro de saúde, onde ficará estacionada a unidade móvel de rastreio.

De acordo com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, o exame mamográfico deve ser repetido a cada dois anos.


In "Diário Digital Castelo Branco"

Penamacor: Câmara promove visita guiada aos monumentos


A Câmara Municipal de Penamacor vai celebrar, no dia 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo, com a realização de visitas ao património desta vila do distrito de Castelo Branco.

Os percursos serão guiados e a visita é gratuita, estando apenas dependente do número mínimo de dez participantes.

As inscrições decorrem até ao dia 20 junto dos serviços da autarquia.


In "Diário Digital Castelo Branco"

Penamacor: Novo centro escolar, orçado de 1,7 ME, abre na próxima semana - autarquia

O novo centro escolar de Penamacor, que representou um investimento de 1,7 milhões de euros, vai abrir no próximo dia 15, acolhendo crianças do primeiro ciclo e pré-escolar de dez freguesias do concelho, informou hoje a autarquia.

O novo centro escolar resultou da requalificação e ampliação da escola do primeiro ciclo da sede de concelho, construída na década de 1980.

O espaço vai receber 105 crianças do primeiro ciclo e outras 27 no pré-escolar, estando dotado com uma biblioteca, refeitório, ginásio e um auditório.

As obras permitiram ainda a instalação de equipamentos que não existiam, como climatização, elevador ou casas de banho para deficientes.

“Este centro escolar foi pensado para toda a população escolar do concelho, quer em idade de pré-escolar como de primeiro ciclo”, explicou Ilídia Cruchinho, a vereadora com o pelouro da educação.

Fora da sede de concelho a única escola que ficará aberta é a da freguesia de Aldeia do Bispo, que também acolhe os alunos da freguesia vizinha de Aldeia de João Pires.

A ameaça de encerramento levou os pais a apresentarem um abaixo-assinado pela manutenção da escola, um pedido apoiado pela autarquia.

A conclusão das obras do novo centro escolar levou ao encerramento das escolas nas freguesias de Salvador, Águas, Pedrógão de São Pedro e Benquerença, que nos últimos anos funcionavam como salas de estudo.

“Foi a construção deste centro escolar que adiou o encerramento dos espaços escolares”, justifica Ilídia Cruchinho.


Aldeia do Bispo: Convívio junta xendros de 1946


Os nascidos em 1946 em Aldeia do Bispo, cujos naturais são conhecidos como xendros, encontraram-se recentemente nesta freguesia do concelho de Penamacor.

O primeiro convívio deste grupo juntou cerca de vinte pessoas, que se juntaram no Centro de Dia de São Bartolomeu e homenagearam os que já faleceram.

A próxima edição está marcada para 18 de Agosto de 2012 e poderá acontecer na Senhora do Incenso.


In jornal "A Reconquista"

Penamacor: Regresso às aulas com escola nova

As salas antigas foram renovadas e outras foram feitas de raiz.

Mais de uma centena de crianças de 10 freguesias de Penamacor vão estrear o novo centro escolar na sede de concelho. As refeições e os transportes são outras preocupações da autarquia.


In jornal "A Reconquista"

Reconquista de 8 de Setembro de 2011

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Penamacor: Novo centro escolar, orçado de 1,7 ME, abre na próxima semana


O novo centro escolar de Penamacor, que representou um investimento de 1,7 milhões de euros, vai abrir no próximo dia 15, acolhendo crianças do primeiro ciclo e pré-escolar de dez freguesias do concelho, informou hoje a autarquia.

O novo centro escolar resultou da requalificação e ampliação da escola do primeiro ciclo da sede de concelho, construída na década de 1980.O espaço vai receber 105 crianças do primeiro ciclo e outras 27 no pré-escolar, estando dotado com uma biblioteca, refeitório, ginásio e um auditório.

As obras permitiram ainda a instalação de equipamentos que não existiam, como climatização, elevador ou casas de banho para deficientes.

“Este centro escolar foi pensado para toda a população escolar do concelho, quer em idade de pré-escolar como de primeiro ciclo”, explicou Ilídia Cruchinho, a vereadora com o pelouro da educação.

Fora da sede de concelho a única escola que ficará aberta é a da freguesia de Aldeia do Bispo, que também acolhe os alunos da freguesia vizinha de Aldeia de João Pires.

A ameaça de encerramento levou os pais a apresentarem um abaixo-assinado pela manutenção da escola, um pedido apoiado pela autarquia.

A conclusão das obras do novo centro escolar levou ao encerramento das escolas nas freguesias de Salvador, Águas, Pedrógão de São Pedro e Benquerença, que nos últimos anos funcionavam como salas de estudo.

“Foi a construção deste centro escolar que adiou o encerramento dos espaços escolares”, justifica Ilídia Cruchinho.

@Lusa

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Castelo Branco: Novo comandante da GNR no distrito


O tenente-coronel Oliveira Gonçalves é o novo comandante territorial de Castelo Branco da GNR, anunciou aquela força de segurança.

O militar ocupava até agora o cargo de segundo comandante e ascende à liderança da GNR no distrito, substituindo no cargo Hélder Almeida, que desde 01 de setembro assumiu o lugar de subinspetor no Comando-geral.

O comando da GNR de Castelo Branco compreende cinco destacamentos (Covilhã, Fundão, Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Sertã) e uma unidade de trânsito, 31 postos territoriais e 690 efetivos.


In "Diário Digital Castelo Branco"

Penamacor: Bazar do Fundo do Baú e Exposição de Trabalhos do Curso EFA de Geriatria


A 8ª Edição do Bazar do Fundo do Baú aconteceu, como as anteriores, no Jardim da Republica, no passado dia 28 de Agosto, entre objectos saídos do fundo dos baús e das Oficinas das “Artes e saberes - Horas a Fio”. O Bazar fé organizado pelo grupo das Tertúlias, um grupo promovido pelo Pólo Raiano da ADRACES.

As vendas destinam-se à angariação de fundos para contribuir para ajuda a Instituições de Solidariedade Social e pessoas do concelho que necessitem de algum apoio.

Em simultâneo e no mesmo espaço, decorreu uma Exposição dos trabalhos do Curso EFA de Geriatria, da responsabilidade da ADRACES e ministrado em Penamacor.

Nesta Exposição estiveram patentes vários trabalhos que os formandos realizaram ao logo do Curso, entre os quais se destacam "O Livro da Vida - Marcas que o Tempo deixou..." e o "Jogo - Saber Geriatria" - dois produtos que os formandos realizaram como "Temas de Vida". Durante a Exposição, os formandos apresentaram uma pequena peça de teatro, com “fantocheiro” e fantoches, feitos pelos próprios. A apresentação teatral serviu para animar os muitos passeantes que circularam pelo recinto.


In "Diário Digital Castelo Branco"

Penamacor – Visita guiada à vila

No dia 27 de Setembro, Dia Mundial do Turismo, pelas 10 horas, a Câmara Municipal de Penamacor, irá realizar uma visita guiada, de cariz gratuito, ao património monumental e museológico que a vila oferece.

A visita está restrita a dez participantes e as inscrições estão abertas até 20 de Setembro, e podem ser efectuadas através do número 277 394 996, ou pelo email: gab.info@cm-penamacor.pt.

Penamacor, terra com passado histórico, está repleta de monumentos que nos encaminham inevitavelmente ao denominado “Cimo de Vila”. É aí que podemos descobrir a Torre de Menagem e vislumbrar a imensa e magnífica paisagem que surge espontaneamente diante os nossos olhos. Ainda no “Cimo de Vila”, na antiga Casa da Câmara, conserva-se a antiga porta da vila e a imponente Torre do Relógio amuralhada.

Já no exterior das muralhas, sobressai o seu Pelourinho, datado de 1565 e considerado peça única no distrito de Castelo Branco, uma vez que ainda mantém as argolas nos seus ganchos de ferro forjado. As igrejas despertam curiosidade pela sua beleza, de salientar a da Misericórdia, pelo seu belo portal gótico de sabor manuelino, o Convento de Santo António, fundado em 1571 e a igreja de São Tiago, a matriz de Penamacor.

No ex – Quartel militar está situado o Museu, criado em 1949, onde se podem ver diversas colecções, com especial destaque para a arqueologia e etnografia.

A exposição “Quadros da Fauna Local”, presente no Museu, tem sido motivo de interesse para quem visita o concelho de Penamacor, pelo seu conjunto de numerosos espécimes taxidermizados pré-existentes e com uma especial chamada de atenção para o problema da regressão da biodiversidade. Aí são reproduzidos os habitats reais das espécies representadas, com um cenário detalhadamente construído a propósito da exposição.

Por tudo isto e não só, visite e conheça Penamacor, uma terra cheia de história para contar.


In jornal "Cinco Quinas"

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

GNR reforça vigilância por causa de roubo de cobre

Só esta quinta-feira, a Portugal Telecom apresentou quatro queixas



A GNR está a reforçar as ações vigilância e investigação nos concelhos do Fundão e Penamacor, por causa do aumento dos furtos de fio de cobre de telecomunicações e eletricidade. A garantia é deixada pelo comando distrital de Castelo Branco da GNR, em declarações, esta sexta-feira, em declarações à Lusa.

De acordo com a mesma fonte, depois de «um abrandamento» neste tipo de ocorrências, os furtos intensificaram-se «nas últimas semanas». Só na quinta-feira, a Portugal Telecom apresentou em Castelo Branco quatro queixas relativas a furtos no valor total de 24.750 euros, registados em Alcaide (Fundão), Pedrogão, Medelim e Benquerença (Penamacor).

Estas quatro queixas sucedem a, pelo menos, uma no valor de 4.080 euros apresentada no dia 11 de Agosto e outras três, com prejuízos por calcular, apresentadas no dia 30 de Agosto, relativa a furto de dois quilómetros de linhas de comunicações.

De acordo com a fonte do comando distrital da GNR de Castelo Branco contactada pela agência Lusa, «a área do destacamento do Fundão tem sido a mais fustigada», mas os autores dos furtos «quando são pressionados numa zona passam para outra», no caso, para o concelho vizinho de Penamacor, «que é muito extenso».

No distrito, a GNR «já fez detenções este ano por furto de cobre» e tem processos de investigação «em fase adiantada».


In "TVI24"

GNR reforça ação no Fundão e Penamacor devido a aumento de furtos de fio de cobre


A GNR está a reforçar as ações vigilância e investigação nos concelhos do Fundão e Penamacor devido ao aumento dos furtos de fio de cobre de telecomunicações e eletricidade, disse hoje fonte do comando distrital de Castelo Branco.

Segundo a mesma fonte, depois de “um abrandamento” neste tipo de ocorrências, os furtos intensificaram-se “nas últimas semanas”.

Só na quinta-feira, a Portugal Telecom apresentou em Castelo Branco quatro queixas relativas a furtos no valor total de 24.750 euros, registados em Alcaide (Fundão), Pedrogão, Medelim e Benquerença (Penamacor).

Estas quatro queixas sucedem a, pelo menos, uma no valor de 4.080 euros apresentada no dia 11 de agosto e outras três, com prejuízos por calcular, apresentadas no dia 30 de agosto, relativa a furto de dois quilómetros de linhas de comunicações.

De acordo com a fonte do comando distrital da GNR de Castelo Branco contactada pela agência Lusa, “a área do destacamento do Fundão tem sido a mais fustigada”, mas os autores dos furtos “quando são pressionados numa zona passam para outra”, no caso, para o concelho vizinho de Penamacor, “que é muito extenso”.

No distrito, a GNR “já fez detenções este ano por furto de cobre” e tem processos de investigação “em fase adiantada”, sublinhou.

Segundo a mesma fonte, “está a ser reforçado o efetivo dos postos onde tem havido mais furtos, nomeadamente nas valências de investigação e vigilância em período noturno”.

A valorização do preço de metais como o cobre nos mercados internacionais é apontada como uma das causas para o aumento dos furtos registado pela GNR em vários distritos e que incide também sobre as redes de energia elétrica e maquinaria agrícola.


In "Diário Digital Castelo Branco"

Penamacor: Dois quilómetros de fio de cobre furtado

Dois quilómetros de fio de cobre da rede de comunicações da Portugal Telecom foram furtados no concelho de Penamacor, informou hoje fonte da GNR.

De acordo com as queixas apresentadas, a extensão de fio de cobre resulta de três crimes distintos no concelho e o valor do prejuízo está ainda por calcular.

A GNR da região está ainda a investigar dois furtos em residência registados na terça-feira.

Na Borralheira do Teixoso, Covilhã, desapareceram 1.050 euros em ouro de uma habitação, enquanto no Tortosendo, no mesmo concelho, foram furtados relógios, telemóveis e dinheiro no valor total de 920 euros.


In "Diário Digital Castelo Branco"

Penamacor: Troika de olho nas contas da câmara