terça-feira, 28 de junho de 2011

Homenagem aos combatentes do Ultramar do concelho de Penamacor



Inauguração do Monumento em homenagem aos combatentes - 01JUN2011

Homenagem combatentes no Ultramar do concelho de Penamacor



Homenagem promovida pela Câmara de Penamacor.
Discurso do general João Afonso Soares

Homenagem aos combatentes do Ultramar do concelho de Penamacor



Homenagem promovida pela Câmara de Penamacor em 01-06-2011
Discurso de Jorge Seguro Sanches
Presidente da Assembleia Geral da Câmara de Penamacor

Homenagem aos combatentes no Ultramar do concelho de Penamacor



Homenagem promovida pela Câmara de Penamacor no dia 01-06-2011
Discurso do Presidente da Câmara

JORGE SEGURO APREENSIVO

O presidente da Assembleia Municipal de Penamacor olha com algumas reservas para a decisão tomada pelo governo de não nomear novos governadores civis para os 18 distritos do pais.

Na última reunião do órgão, Jorge Seguro afirmou que "embora concorde por princípio com esta medida, temos que olhar para esta questão também como o encerramento de mais um serviço público no interior e sinceramente eu espero que o emagrecimento do estado não se faça apenas à custa destas medidas que tanto tem penalizado as populações".

Para o presidente da assembleia municipal de Penamacor "é diferente proceder à extinção deste serviço em Lisboa, onde estão sediados inúmeros organismos que podem assumir essas competências ou no interior em distritos como Castelo Branco, Guarda, Beja ou Vila Real onde a desertificação continua a ser um fenómeno muito preocupante como se pode comprovar pelos resultados provisórios dos últimos censos".

Jorge Seguro garante ainda que é contra a extinção de municípios "como todos sabem eu sou apoiante do António José Seguro e na moção que ele vai apresentar ao congresso do Partido Socialista consta a oposição do PS em relação à extinção dos municípios; como disse anteriormente em relação à questão dos governos civis o emagrecimento do estado não pode ser feito apenas à custa de encerrar serviços públicos no interior".

Autor: Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

PENAMACOR PERDE CERCA DE MIL PESSOAS

A estimativa foi adiantada pelo presidente da câmara municipal no final da última sessão da assembleia municipal. Só a criação de novos postos de trabalho pode fixar pessoa no concelho, refere Domingos Torrão.

Autores: Paulo Pinheiro, Nuno Miguel e Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Penamacor - A Escola Ribeiro Sanches em Acção Solidária

Um grupo de alunos, desenvolveu ao longo deste ano lectivo, um projecto pioneiro no concelho de Penamacor, chamado de “A Escola em Acção Solidária”, que teve como objectivo, detectar, analisar e solucionar problemas de famílias carenciadas.

A Escola Ribeiro Sanches de Penamacor, acolheu no passado dia 21 do presente mês, uma acção de sensibilização, acerca do projecto “ A Escola em Acção Solidária” coordenado por um grupo de alunos, visando este a promoção de melhores condições de vida a famílias carenciadas do Concelho de Penamacor, sendo considerado um projecto pioneiro no Distrito.

Um grupo de alunos, desenvolveu ao longo deste ano lectivo um projecto pioneiro no concelho de Penamacor, este chamado de “A Escola em Acção Solidária”, que teve como objectivo, detectar, analisar no terreno e solucionar vários problemas de famílias carenciadas do concelho, tendo sido identificadas, três famílias. À família Cardoso foi solucionado o problema que a família tinha, que residia na carência de mobiliário de quarto e electrodomésticos. Para o efeito associaram – se ao projecto a JOM, que doou o mobiliário para o quarto das jovens estudantes e um empresário de Aldeia do Bispo, “O Licas” que ofertou electrodomésticos, que satisfarão as necessidades, desta família.

Para as restantes duas famílias estão-se ainda a encontrar alternativas, sendo pedido o apoio de pessoas e empresas interessadas em colaborar, principalmente ao nível da construção civil, uma vez que é premente a realização de algumas obras nas suas residência que permitam satisfazer minimamente as condições básicas de vida.

Para culminar com uma melhor apresentação deste projecto, foi na terça-feira, 21, desenvolvida uma acção de sensibilização no auditório da Escola Ribeiro Sanches de Penamacor, com o intuito de se apresentar a toda a comunidade a objectividade deste tipo de projectos, contado com a presença do Coordenador do Núcleo de Castelo branco, Coronel José Augusto Alves, da EAPN – Rede Europeia de Anti-Pobreza, que apresentou a Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, que se centrou na sensibilização dos jovens para o problema da pobreza e da exclusão social. Este responsável identificou ainda o projecto desenvolvido por estes alunos, como muito relevante no distrito, por ser pioneiro e inovador. O referido projecto já está a dar os seus frutos e que são muito positivos, incentivando-se os jovens em concreto a uma cidadania solidária. Ficou ainda prometido um possível alargamento deste projecto, com a divulgação do mesmo pelos alunos coordenadores do mesmo, a outras escolas do distrito, como sugestão, através da sua apresentação a outros colegas de escolas vizinhas.

Para o professor Jorge Micaelo, mentor do projecto, torna-se totalmente relevante, neste período de dificuldades devido à crise em Portugal, projectos como o que os alunos de Penamacor estão a desenvolver, demonstrando muito contentamento pela aderência por parte dos estudantes.

Já Renato Silva, que não é novato nestas lides, de campanhas de solidariedade incentivou os colegas, a participarem nestas causas e transmitiu – lhes que “um dia mais tarde, talvez daqui por 2 ou 3 anos, gostava de ver alguns de vós, no lado de cá, no meu lugar, é muito importante a vossa despertância para projectos deste carisma”, frisou aos colegas.

No final da acção foram ofertados três cabazes com produtos alimentares, às três famílias representadas na acção, ficando prometida a continuidade do projecto, aquando do regresso às aulas e um acompanhamento durante o período de férias lectivas de modo a observar as possíveis alterações que se possam verificar.



Autor: Renato Silva in "Jornal Cinco Quinas"

segunda-feira, 27 de junho de 2011

4ª Feira de Energias Renováveis - Localvisão TV

PENAMACOR: NOVA OFERTA FORMATIVA

No próximo ano lectivo, a escola EB 2/3 Ribeiro Sanches, em Penamacor, não vai disponibilizar novas vagas para o primeiro ano do curso profissional de técnicos de energias renováveis. A decisão fica a dever-se à diminuição de procura por parte dos alunos.

Em 2011/2012, a escola avança para uma nova oferta formativa destinada a técnicos de turismo ambiental e rural

"É uma área em que o concelho tem que apostar. Vamos continuar a ter o 2º e 3º anos do curso de energias renováveis, mas não abrimos para o 1º ano, pensamos que o mercado está saturado", refere a directora do agrupamento de escolas Ribeiro Sanches, em Penamacor.

Helena Pinto lamenta que não tenha existido um maior cuidado, por parte do ministério da educação (ME), na distribuição de ofertas formativas pelas escolas do distrito de Castelo Branco

"O curso das energias renováveis foi aberto em várias escolas da região. Não houve a preocupação por parte do ME de tentar distribuir as ofertas pelos locais do distrito de moda a dar possibilidade a todos os estabelecimentos de ensino de funcionar com um curso. Ficaram a ganhar as escolas das zonas urbanas e a perder escolas localizadas em concelhos como o de Penamacor com pouca população", refere aquela responsável.

Autores: Paulo Pinheiro e Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

DISPONÍVEL PARA AS LISTAS DO PS EM PENAMACOR

O actual presidente da assembleia municipal de Penamacor mostra-se disponivel para integrar as lista do PS em Penamacor, nas eleições autárquicas de 2013. Embora considere prematuro falar sobre o assunto, Jorge Seguro rejeita uma eventual candidatura à presidência da câmara penamacorense.

Autores: Paulo Pinheiro, Nuno Miguel e Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

MAIS APOIOS PARA ANTÓNIO SEGURO

O presidente da mesa da assembleia municipal de Penamacor apoia a candidatura de António José Seguro nas eleições para o cargo de secretário-geral do PS.

O ex-deputado do PS na Assembleia da República considera António José Seguro (AJS)o militante melhor preparado para imprimir novamente uma dinâmica de vitória do PS

" Acho que não existem dúvidas de quem no PS está melhor colocado para levar o partido socialista de novo a um rumo de sucesso e entrar nos corações dos portugueses. António José Seguro é a pessoa ideal, tal como António Guterres em 1991, há 20 anos, levar o PS a uma vitória nas eleições autárquicas (2013) e também em 2015 nas próximas eleições legislativas", refere Jorge Seguro.

Também o presidente da câmara municipal de Penamacor apoia a candidatura do penamacorense António José Seguro. Domingos Torrão mostra-se convicto de que a eleição do actual deputado para a liderança do PS "é benéfica para o país".

Em breve, o presidente da concelhia do PS de Penamacor deve anunciar o apoio à candidatura de AJS.

Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"

PSD QUER VENCER AUTÁRQUICAS EM PENAMACOR

O objectivo traçado pelo novo coordenador da secção social democrata daquele concelho na cerimónia de tomada de posse da nova equipa dirigente.

Carlos Gaspar considera que "a governação do PS nos últimos 30 anos neste concelho conduziram-nos à actual situação; há desemprego, pouca esperança para os jovens e Penamacor está sem rumo; temos de inverter este caminho nas próximas eleições e para isso é preciso apresentar um projecto credivel para vencer as próximas eleições autárquicas e onde temos de saber dar resposta às principais necessidades das populações".

O novo oordenador da nova secção concelhia do PSD acrescenta que "temos um dos concelhos com a água mais cara de Portugal; a câmara está a contrair empréstimos para outros pagarem e é fundamental que o PSD se una, fale a uma só voz e que acabe com as suas questões internas pois nós também temos responsabilidade no facto de o PS estar a governar o concelho; temos de nos unir e não deixar que nos dividam".

Um desejo também expresso pelo presidente da comissão política distrital do PSD. Para Carlos São Martinho Gomes "chegou a hora de colocar o concelho de Penamacor no mapa do desenvolvimento e vamos todos empenhar-nos para que, nas próximas eleições autárquicas, o PSD mantenha no concelho a tendência de vitóra que já teve nas últimas eleições presidênciais e legislativas em Penamacor"

Com a tomada de posse dos novos órgãos em Penamacor, o PSD passou a ter estruturas a funcionar em todos os concelhos do distrito.Para Carlos São Martinho Gomes "está assim fica concretizado um dos principais objectivos que assumi quando me candidatei à distrital; ter a funcionar todas as estruturas concelhias; agora vamos continuar com este processo para que depois do trabalho desta equipa, que foi convidada pela distrital, se possa desencadear o processo de eleição da concelhia com o voto democrático dos militantes".

Autor: Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

quarta-feira, 22 de junho de 2011

FEIRA DAS ENERGIAS EM PENAMACOR: APOSTA GANHA

Pelo quarto ano consecutivo o agrupamento de escolas daquela vila promoveu a feira das energias renováveis. A iniciativa este ano foi complementada com a realização duma mostra de ciência, que serviu para assinalar o encerramento do ano lectivo no concelho de Penamacor.

Para Helena Pinto, directora do agrupamento de escolas de Penamacor, a realização desta feira é já uma aposta ganha "temos conseguido o nosso principal objectivo que é promover a ligação entre algumas empresas que aqui marcam presença e os alunos do curso de técnico de energias renováveis que começámos a ministrar há 4 anos e naturalmente que vamos continuar a promover esta iniciativa pois é também uma forma de mostrar à comunidade em geral o trabalho que é realizado no interior da escola".

A abertura da feira foi este ano presidida pelo presidente da assembleia municipal de Penamacor. Jorge Seguro refere que se trata "duma aposta certeira uma vez que esta é uma área de futuro e que pode contribuir para o desenvolvimento económico dum concelho como o nosso, situado no interior de Portugal; os resultados que temos até agora são muito bons uma vez que muitos dos alunos aqui formados estão empregados e agora temos que dar outro passo que é a criação de empresas deste ramo no concelho".

Mas para que esse desenvolvimento económico se concretize, o presidente da câmara de Penamacor entende que "é necessário incutir aos mais jovens uma cultura de empreendedorismo". Domingos Torrão lamenta que durante os 4 anos de existência deste curso não tenha sido criada uma única empresa no concelho de Penamacor na área das energias renováveis "é nesse caminho que temos que persistir porque a criação de novos empregos é fundamental para fixar mais pessoas no concelho e por isso espero que, para além de integrarem empresas prestadoras de serviços, os jovens aqui formados possam avançar para a criação de empresas uma vez que o município dispõe de instrumentos financeiros que podem ajudar a concretizar esse tipo de projectos".


Autor: Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

ACTUALIDADE INFORMATIVA REGIONAL

O agrupamento de escolas Ribeiro Sanches (Penamacor) promove hoje a 4ª feira de energias renováveis. O evento conta com a presença de empresas de renome no panorama nacional e internacional (18 o ano passado). A feira visa “sensibilizar a comunidade escolar e local para estas temáticas e intensificar a relação entre escola/empresa. O ano passado, o certame foi visitado por cerca de 2 mil pessoas.

- Exposição fotográfica "Sporting Clube da Covilhã - 88 anos de história", que está patente na divisão municipal de cultura e acção social da CMC, vai prolongar o seu período de visita até ao próximo dia 15 de Julho "face ao enorme afluxo de visitantes que se tem verificado", refere a equipa do site "historiascc.com" que organiza o evento. Desde que abandonou o endereço "historiascc.blogspot.com" e passou para o actual sitem o número de visitas da páginas aumento "de forma muito significativa", cifrando-se no primeiro mês de funcionamento em 1687 visitas.

- No Fundão: projecto “Arte com Cor e Diferença”. No âmbito desta acção, realiza-se hoje na escola EB 1 de Vale de Prazeres um convívio, seguido de almoço, entre os utentes da APPACDM do Fundão e os alunos da escola daquela freguesia do concelho. O projecto resultou do protocolo assinado entre o município e a APPACDM e consistiu na reciclagem, recuperação e reutilização de mobiliário da escola de Vale de Prazeres, podendo estender-se a outros estabelecimentos de ensino onde seja identificada a necessidade deste tipo de acção.

- União Desportiva de Belmonte reúne esta noite, pelas 20:00H, em assembleia-geral. A reunião tem apenas um ponto na ordem de trabalhos: eleições de novos corpos gerentes. José Robalo, actual presidente da direcção, recandidata-se ao cargo.

- "Com a banda da Covilhã até os Santos Dançam" continua esta noite no jardim público da Covilhã. Promovida pela associação recreativa musical covilhanense, a animação esta noite está a cargo da Desrtuna- tuna académica da UBI e do Dj Justice.

- Termas da freguesia de Águas (Penamacor) reabriram no passado dia 6 de JUnho, em regime experimental, para estudos médico-hidrológicos. Este novo período de funcionamento vai até 19 de Novembro.

- No ano lectivo 2010/2011, que agora termina, a universidade da Beira Intrior (UBI) ultrapassou os 7 mil alunos.


Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"

ACÇÃO CONJUNTA

Executivo penamacorense autorizou a câmara municipal de Penamacor a contratar o escritório de advogados que está a tratar do diferendo entre os municípios e a empresa Águas do Zêzere e Côa. O Objectivo é "juntar os municípios que integram o sistema multimunicipal numa acção conjunta que resolva o problema.

Em causa está o facto de as câmaras estarem a pagar a água mais cara do país

"É preciso que o assunto volte rapidamente a estar em cima da mesa. Não só em termos de discussão, mas ter em linha de conta que os preços que estão a ser praticados no sistema municipal da AZC são os mais caros do país: 63 cêntimos para água de abastecimento; 69 cêntimos para água de saneamento, acrescidos das taxas de recursos hídricos para uma e outra. Estamos envolvidos nesta discussão", refere Domingos Torrão, presidente da CMP.

O autarca de Penamacor aproveitou para esclarecer o executivo que a factura mais antiga por pagar à empresa AZC data de 9 de Junho do ano passado.

Autores: Paulo Pinheiro e Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

APOIO PARA SEGURO

O presidente da concelhia do PS da Covilhã apoia a candidatura de António José Seguro ao cargo de secretário geral do PS. Foi um dos assuntos analisados na última reunião da comissão política, a grande maioria dos elementos que integram o órgão apoiam a candidatura do militante natural de Penamacor à sucessão de José Sócrates. (OUVIR NOTÍCIA)

Autores: Paulo Pinheiro e Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

Penamacor: Festa do folclore nos 30 anos do rancho

O Rancho Folclórico de Penamacor comemora o aniversário com um encontro de música tradicional.

O Rancho Folclórico de Penamacor comemora no próximo sábado, dia 25, os seus 30 anos, com a realização da quinta edição do Encontro de Música Tradicional.
A organização junta os grupos de folclore de Estrelinhas do Sul (Paio Pires- Setúbal), Grupo de Concertinas do Reboleiro (Beira Interior Norte), Rancho Etnográfico Flores das Cortes (Semide- Pinhal Interior Norte) e o Grupo de Música Popular de São Brás de Alportel (Algarve).
O espectáculo terá lugar no ex-quartel da vila e começa pelas 20 horas, com um desfile etnográfico.

In jornal "A Reconquista"

Penamacor: Termas reabrem em período experimental

As termas voltam a receber aquistas.

As Termas de Águas reabriram este mês e vão continuar a funcionar até 13 de Novembro num novo período experimental.

In jornal "A Reconquista"

Penamacor: Turismo é nova aposta da Ribeiro Sanches

O Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches de Penamacor vai abrir no próximo ano lectivo um curso de técnico de turismo ambiental e rural.

In jornal "A Reconquista"

Penamacor: PSD unido para reconquistar o concelho


Carlos Gaspar pretende conduzir o partido a eleições internas. Vítor Gabriel é o mais recente militante do PSD.

In jornal "A Reconquista"

Penamacor: Feira das energias fecha ano

A Escola Ribeiro Sanches despede-se do ano lectivo com a organização da quarta edição da Feira das Energias Renováveis.

In jornal "A Reconquista"

terça-feira, 21 de junho de 2011

5º Encontro de Música Tradicional de Penamacor


Se se encontra por Penamacor no próximo Sábado, o 5º Encontro de Música Tradicional de Penamacor é boa opção para passar um bom bocado na companhia da boa música e dança tradicionais. O local é a aprazível Praça Nova do ex-Quartel. O desfile dos grupos participantes começa às 20:00 horas. O Rancho Folclórico de Penamacor (anfitrião e organizador do Encontro) abre o conjunto das actuações e o Cante Andarilho encerra.
Boas Músicas!

Praia Fluvial da Benquerença



Retirado daqui.

CARLOS GASPAR COORDENA SECÇÃO DO PSD DE PENAMACOR

Depois de vários anos inactiva, esta encontrada uma nova estrutura dirigente do Partido Social Democrata naquele concelho. O grande objectivo passa por realizar eleições até final do ano.

Carlos Gaspar aceitou o convite que lhe foi endereçado pela comissão política distrital, para reactivar o funcionamento da secção do PSD naquele concelho. No final da cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos, o antigo deputado na assembleia municipal de Penamacor refere que "este é o momento certo para iniciar este trabalho e estou convicto de que até final do ano vai ser possível rezliar eleições para que o trabalho que a concelhia venha a fazer seja legitimado pelos militantes e o PSD entre numa nova era no concelho de Penamacor"

Carlos Gaspar aceitou o convite para reactivar a secção do PSD de Penamacor mas garante que ainda não tomou nenhuma decisão quanto a uma eventual candidatura à liderança da concelhia "esse é um assunto que a seu tempo será equacionado; para já não há nenhuma decisão nesse sentido".


O actual líder da concelhia define como uma das grandes metas a vitória nas eleições autárquicas de 2013 no concelho de Penamacor. Em 2005 e 2009 o PSD concorreu em coligação com o CDS/PP, mas Carlos Gaspar considera que "é necessária uma reflexão profunda sobre esse assunto mas, como disse, o primeiro passo vai ser o de dar a palavra aos militantes para que se possam pronunciar sobre qual a estratégia a seguir pelo que é prematuro estar a fazer qualquer avaliação ou proposta nesse sentido".

Autor: Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Reconquista de 16 de Junho de 2011

Carlos Gaspar dirige PSD de Penamacor


Carlos Gaspar vai dirigir o PSD de Penamacor no regresso da concelhia daquele partido à actividade.

In jornal "A Reconquista"

Penamacor: São João junto à Bazágueda

O Moinho do Maneio vai celebrar a noite de São João com um arraial no dia 23 junto à ribeira da Bazágueda.

O Moinho do Maneio vai celebrar a noite de São João com um arraial no dia 23 junto à ribeira da Bazágueda. O projecto turístico situado a oito quilómetros de Penamacor, junto da estrada que liga a vila a Valverde del Fresno, junta-se ao restaurante Água Férrea para esta organização. As actividades começam pelas 18 horas com música, gastronomia e um mergulho nas águas da ribeira.

In jornal "A Reconquista"

Penamacor: Jovens embaixadores promovem terras da raia

Penamacor é um dos concelhos que faz parte do projecto.

O projecto 100 Muralhas quer tornar os jovens em divulgadores dos seus concelhos para dar continuidade ao trabalho feito nas escolas no último ano.

In jornal "A Reconquista"

MEIMOA QUER RECUPERAR ANTIGOS EDIFÍCIOS ESCOLARES

O presidente da junta daquela aldeia do concelho de Penamacor quer evitar o abandono de edifícios históricos no centro da freguesia e dotá-los com novas valências. Ideias que Joaquim Cabanas já apresentou à câmara municipal.

No inicio deste ano lectivo, devido ao número reduzido de alunos, encerrou a escola do 1º ciclo e no próximo ano, pelos mesmos motivos, vai fechar portas o jardim de infância. Embora assuma que o encerramento de estabelecimentos de ensino vem comprovar a desertificação da aldeia, Joaquim Cabanas entende que está a ser seguida a melhor opção "no caso do jardim de infância temos apenas 2 meninos e na escola tínhamos 5; não é possível dar às crianças tudo aquilo que merecem nestas condições e por isso acho que a sua integração no centro escolar de Penamacor, até pelas conversas que já tive com os pais, foi o melhor caminho".

Com o encerramento dos edifícios, a junta de freguesia não os quer ver abandonados e no actual jardim de infância o autarca quer ver a funcionar a extensão de saúde da Meimoa "actualmente está a funcionar no mesmo edifício da junta e nós precisamos desse espaço para arquivos e funcionamento da secretaria; o edifício do jardim de infância está em muito bom estado e com algumas pequenas obras poderia receber o centro de saúde, melhorando também a qualidade da assistência aos cidadãos".

Já quanto à antiga escola do primeiro ciclo, o presidente da Junta de Freguesia da Meimoa refere que já está elaborado o projecto para transformar o imóvel numa unidade de alojamento turístico "sabemos que o nosso concelho não tem muitos sítios para dormir e nós temos uma zona de lazer que é muito procurada durante o verão e a recuperação desta antiga escola poderia ser uma mais valia não só para a Meimoa mas para o concelho de Penamacor; nós já apresentámos estas ideias à câmara e esperamos que possa ser encontrada uma forma de financiar estas obras".

Autor: Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

VÍTOR GABRIEL FILIA-SE NO PSD

Líder da bancada da coligação "Todos por Penamacor" na câmara municipal é o mais recente militante da concelhia do PSD que no próximo sábado vai apresentar a sua nova equipa dirigente.

No final da última reunião pública do executivo penamacorense, Vítor Gabriel refere que esta filiação "fica a dever-se a uma convicção pessoal, também a uma questão ideológica e à proximidade de ideias que existe; entendo que neste momento o PSD precisa da ajuda de todos para que dessa forma melhor possa servir o pais agora que vai assumir responsabilidades de governação".

Embora não faça parte da nova equipa dirigente do PSD no concelho de Penamacor, Vítor Gabriel garante que a sua filiação nada tem a ver com uma eventual candidatura nas próximas eleições autárquicas "esse processo ainda está muito distante e eu já fui candidato por duas vezes com o apoio do PSD; por isso a minha filiação nada tem a ver com isso".


Autores: Nuno Miguel e Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

DOIS EMPRÉSTIMOS APROVADOS

terça-feira, 14 de junho de 2011

PSD DE PENAMACOR

Decorre no próximo sábado, 18 de Junho, no restaurante Dois Pinheiros em Penamacor, a apresentação dos novos órgãos da concelhia do PSD daquele concelho.

Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"

JOAQUIM CABANAS QUER MEIMOACOOP "COM NOVAS ÁREAS DE ACTIVIDADE"

O presidente da Junta de Freguesia da Meimoa lamenta que a cooperativa agrícola sediada naquela freguesia do concelho de Penamacor não diversifique ainda mais as suas áreas de exploração.

Embora enalteça a acção que a “Meimoacoop” tem vindo a desenvolver "sobretudo nas áreas do leite e do mel onde tem feito um trabalho espectacular" Joaquim Cabanas entende que seria benéfico que a cooperativa passasse a ter outras áreas de acção "eu penso que deveria seguir esse caminho até porque eu sou um dos sócios fundadadores da cooperativa e nunca a abandonei e acho que o nosso concelho só teria a ganhar com uma maior dinamização da parte agricola e por isso acho que se podia ir para além do leite e do mel".

Para Joaquim Cabanas "a freguesia da Meimoa apresenta várias potencialidades no sector agrícola, mas depois os produtores enfrentam muitas dificuldades na área da comercialização e au acho que essas que essas dificuldades poderiam ser menos se a cooperativa tivesse mais áreas de actividade".

Autor: Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Arraial de S. João

Enviado pelo nosso conterrâneo e amigo José Luís Caria Santo, a quem agradecemos.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Encontro Geral “Pela Raia… 100 Muralhas”


Investidos primeiros Embaixadores da Raia

O “100 Muralhas”, Projecto que tem como entidade promotora a Cáritas Diocesana da Guarda, realizou, no dia 28 de Maio, no Pavilhão Multiusos de Vilar Formoso, o Encontro Geral, durante o qual foram investidos os primeiros “Embaixadores da Raia”. Este projecto está a decorrer, no ano lectivo 2010/2011, nos Agrupamentos de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida (Escola Vilar Formoso), Sabugal e Penamacor, no âmbito da Área Curricular Não Disciplinar de Área de Projecto do 12.º Ano. Este Encontro pretendeu, essencialmente, através do convívio e partilha das cerca de 100 pessoas presentes, reforçar o grande objectivo do Projecto “100 Muralhas”, ou seja, contribuir para que os alunos e outros agentes locais, desenvolvam acções sobre a Identidade do território onde habitam e elaborem e apresentem produtos finais capazes de promover a auto-estima pessoal e social da região, em prol do desenvolvimento local.
A sessão de abertura, que contou com a presença do Governador Civil da Guarda, do Chefe de Gabinete da Governo Civil de Castelo Branco, do Presidente da Câmara Municipal de Almeida, da Vice-presidente da Câmara Municipal do Sabugal, da Vereadora da Câmara Municipal de Penamacor, de um representante da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, da Presidente da Direcção da Cáritas Diocesana da Guarda e do Pároco de Vilar Formoso, fez com que, à volta da mesma mesa, estes agentes políticos e religiosos com responsabilidades directas a nível da gestão e/ou dinamização do território raiano, apelassem ao espírito de partilha e conjugação de esforços em prol de uma região com potencial de se (re)afir-mar como estratégica para o desenvolvimento não só local mas também regional e, até, nacional.
Os alunos directamente envolvidos no Projecto tiveram oportunidade de apresentar os produtos finais dos trabalhos elaborados ao longo do ano lectivo, apresentação que primou pela diversidade, brio e qualidade que fez jus a uma região cheia de potencialidades naturais, patrimoniais, culturais e, sobretudo, humanas.
Se a manhã ficou marcada pela força do potencial humano raiano, a tarde foi preenchida com a certeza de vidas raianas que já transformaram algum desse potencial em realidade, merecendo o qualificativo de personalidades “relevantes” raianas. Telmo Ramalho e António Monteiro, de Figueira de Castelo Rodrigo; Luís Queirós e Maria José Dinis da Fonseca, de Almeida; José Ramos Pires Manso e Manuel Joaquim Rito, do Sabugal; e Manuel Lopes Marcelo e Fernando Elvas, de Penamacor, testemunharam, cada qual com as suas especificidades, o mesmo amor e apreço à terra onde nasceram e/ou onde residem, com a certeza de que é um orgulho ser raiano.
A Cerimónia de Investidura de “Embaixadores da Raia”, apesar do seu carácter simbólico, foi marcada pela emotividade, associada a uma certa nostalgia que já se sente relativamente à iminência de alguns deixarem, pelo menos temporariamente, este território onde nasceram e/ou onde residem e onde têm procurado construir a sua felicidade.
Os “Embaixadores da Raia”, as Câmaras Municipais, os Agrupamentos de Escolas e a Cáritas Diocesana da Guarda, comprometeram-se mutuamente a cultivar o espírito e orgulho de ser raiano, onde quer que estejam e para onde quer que vão.

In jornal "A Guarda"

Penamacor: São João ajuda bombeiros


Os Bombeiros Voluntários de Penamacor vão organizar o arraial de São João para angariar verbas para a compra de equipamento de mergulho, orçado em cerca de seis mil euros.
A ideia partiu de oito bombeiros que frequentaram um curso de mergulhadores, cuja formação decorreu ao longo de três fins-de-semana nas piscinas cobertas de Penamacor e em Sesimbra.
O arraial de São João acontece a 24 e 25 de Junho, com música de baile, dj´s, karaoke e queima da fogueira. Haverá também serviço de bar e restaurante.

In jornal "A Reconquista"

Penamacor: Senhora da Póvoa começa domingo


A romaria de Nossa Senhora da Póvoa realiza-se no próximo domingo e segunda-feira no concelho de Penamacor. A festa religiosa na aldeia de Vale da Senhora da Póvoa é uma das mais antigas e conhecidas da região, atraindo milhares de fiéis dos concelhos vizinhos e até de Espanha.
A Senhora da Póvoa é a última de quatro romarias anuais do concelho, depois da Senhora do Incenso, do Bom Sucesso e da Quebrada, que aconteceu no último fim-de-semana na freguesia de Benquerença.

In jornal "A Reconquista"

Penamacor: JSD apresenta propostas na câmara