quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Reabertura do Centro Hospitalar da Beira Interior

O presidente da Câmara Municipal de Belmonte escreveu ao Ministro da Saúde para solicitar a reabertura do processo de constituição do CHBI que envolva todas as unidades de saúde no eixo entre Castelo Branco e a Guarda.

«A constituição desta nova unidade é a melhor forma de dar resposta às necessidades das populações» refere Amândio Melo.
O autarca acrescenta que «a população continua a ter que ir para Lisboa, Porto ou Coimbra quando aqui dispomos de condições em termos de acessibilidades e também com uma faculdade de ciências da saúde para concretizar esse objectivo».
Amândio Melo deixou um apelo ao bom senso para «evitar que alguns agentes da região, que no passado travaram esta iniciativa, percebam as vantagens de constituição deste centro hospitalar» e espera que o ministro da Saúde possa «voltar a reapreciar todo o processo».
Uma ideia apoiada pela oposição na autarquia de Belmonte, mas o vereador Jorge Amaro, classifica a pretensão como sendo um projecto “utópico”, concorda com os argumentos do presidente da autarquia no entanto mostra-se muito céptico quanto à constituição do CHBI que envolva todas as unidades de saúde no eixo entre Castelo Branco e a Guarda.
O presidente da Câmara Municipal de Penamacor está de acordo com a ideia transmitida pelo seu colega de Belmonte. Domingos Torrão acredita que a constituição de um Centro Hospitalar para toda a Beira Interior «é a melhor forma de conseguir melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados às populações». O presidente da Câmara de Penamacor promete juntar a sua voz à do autarca de Belmonte no sentido de o Ministro da Saúde, Paulo Macedo, reabrir o processo de criação do CHBI, «o interesse das populações tem de ficar acima de tudo e a discussão deste processo não pode ser feita à volta das valências que podem ficar sediadas em cada hospital». Declarações tornadas públicas por Domingos Torrão no final da última reunião da Assembleia Municipal de Penamacor, onde a reorganização dos cuidados de saúde foi um dos temas em destaque, depois de conhecida a intenção da ARS do Centro em encerrar o Serviço de Atendimento Permanente (SAP) no Centro de Saúde de Penamacor.

Rádio Caria
28-09-2011 14:26


In Guarda.pt

Sem comentários: