quinta-feira, 29 de setembro de 2011

PENAMACOR: ULS PONDERA ENCERRAMENTO DE SERVIÇOS

A unidade local de saúde (ULS) de Castelo Branco está a equacionar a hipótese de terminar com os serviços médicos prestados às populações no centro de saúde de Penamacor entre as 20:00 e as 00:00. O tema esteve em destaque na última reunião da assembleia municipal.

Uma reunião onde o presidente do órgão manifestou a sua apreensão com o tema. Jorge Seguro refere que foi contactado pela directora do centro de saúde de Penamacor e ficou muito preocupado com a situação "não podemos aceitar esta situação pois as nossas populações tem este conforto, que em muitos casos permite fazer uma primeira triagem antes do encaminhamento dos doentes para outra unidade de saúde, e devemos por isso estar unidos em defesa deste serviço".

Um tema que também preocupa o presidente da autarquia. Domingos Torrão refere que "este serviço só ainda não encerrou uma vez que continua em vigor o acordo celebrado entre a câmara, o lar D. Bárbara Tavares da Silva e o ministério da tutela, que garante o funcionamento do centro de saúde entre a meia noite e as oito da manhã; naturalmente que vamos estar atentos e empenhados na manutenção deste serviço pois foi uma luta de muitos anos das nossas populações".

Domingos Torrão garante que enquanto estiver no exercício do cargo "esse acordo vai manter-se e a câmara vai continuar a comparticipar o funcionamento nocturno" e considera que a intenção da ULS de Castelo Branco, a confirmar-se, será "mais uma machadada no interior".


Autor: Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: