quarta-feira, 31 de agosto de 2011

TORRÃO DESVALORIZA RUPTURA FINANCEIRA DO MUNICÍPIO

Domingos Torrão, presidente da câmara municipal de Penamacor, desdramatiza a notícia do Jornal de Noticias que coloca Penamacor na lista das 24 autarquias do país à beira da ruptura financeira. A dívida do município está, segundo o autarca, "sob controle".

Referindo-se ao final do ano passado, o jornal diz que o município de Penamacor registava uma taxa de endividametno de 101% das receitas de 2010 que foram de 9,7 milhões de euros. O presidente da câmara de Penamacor justifica o 1% acima dos limites de endividamento com o corte nas transferências do orçamento de Estado "o que está em causa são 200 mil euros, que são o reflexo dos cortes feitos em 2010 nas transferências do Estado para as autarquias".

O autarca garante que Penamacor "continua a honrar os seus compromissos" e estranha que outras câmaras do distrito não constem da lista "sinceramente estranho que algumas autarquias da região não façam parte do mapa". Domingos Torrão recorda que Penamacor não tem empresas municipais e a dívida do município "está devidamente controlada como já tinha vindo a anunciar há algum tempo".

Segundo o autarca, "desde que continuem a ser feitas as transferências do Orçamento de Estado e a chegar atempadamente os fundos comunitários, vamos rapidamente ultrapassar isto".

Domingos Torrão recorda que "dentro do mal", isto é, das 24 autarquias publicadas pelo jornal, Penamacor "é a que está em melhor situação" e que o problema estará sanado durante este ano.



Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: